6 de jul. de 2009

Sugestão de atividades- Formação Pessoal e Social- para crianças de 4 a 5 anos

Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP


FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
  1. Rodinha (relatos cotidianos)
  2. Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc
  3. Combinados
  4. Bingo
  5. Quebra- cabeças
  6. Propor atividades em pequenos grupos, nos quais as crianças tomem decisões que afetem o conjunto
  7. Disputa de material com os colegas: aprender a compartilhar
  8. Atividade em dupla um aluno com os olhos vendado apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui.
  9. Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo
  10. Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva
  11. Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora
  12. Massagem: um colega massageia o outro sob o olhar do professor.
  13. Dramatizações
  14. Brincadeiras em grupo
  15. Troca de brinquedos
  16. Jogos com bola
  17. Simulação do cotidiano doméstico
  18. Pular corda com um pé só, duas ou mais pessoas ao mesmo tempo
  19. Atividades em grupo
  20. Distribuição de lanche
  21. Ajudar o colega menor em atividades que ele ainda não consiga realizar sozinho.
  22. Trabalhar com painéis ilustrativos
  23. Vídeos
  24. Dar banho em bonecos explicando a importância da higiene corporal
  25. Trabalhar faz-de-conta na hora do banho
  26. Conversar sobre os cheiros
  27. Visita a museus
  28. Atividades com representação de bairros e cultura local
  29. Painéis
  30. Pesquisa na comunidade
  31. Levar as crianças para lavar as mãos antes das refeições estimulando a autonomia
  32. Fazer um painel com gravuras referentes ao tema
  33. Vídeo educativo
  34. Brincar de “salão de cabeleireiro” para incentivar a manter os cabelos sempre limpos e penteados.
  35. Fazer, com os alunos, uma lista dos objetos indispensáveis no banheiro
  36. Utilizando os órgãos do sentido, descobrindo pelo cheiro, ou pelo tato, sem olhar os materiais que geralmente achamos no banheiro
  37. Fazer vários questionamentos a respeito do uso do vaso sanitário, como: “O que fazer antes de usar o vaso?”, “Por que não se deve sentar em qualquer vaso sanitário?” etc.
  38. Construir com os alunos regras para mantermos o sanitário sempre limpo

2 comentários: