MOVIMENTO
- O jogo dramático: neste jogo a criança deixa de ser ela mesma para se tornar um personagem, um animal, um objeto;
- Imitação de expressões faciais: triste, alegre, zangado, etc.
- Brincadeira livre em pequenos grupos, com a observação do professor, que poderá fazer algumas interferências quando necessário.
- Jogo da Marionete: simula que em cada segmento tem um fio que ao ser esticado o move. Uma criança move os fios e o outro tente mover-se em função da ação do colega.
- Participação em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se, movimentar-se, dançar, etc.
- Brincadeiras que utilizem habilidades como força, velocidade, resistência e flexibilidade nos jogos que participa como: correr com um pé, pular corda, etc.
- Pedir que os alunos façam algumas representações corporais como: derreter como um sorvete, balançar como as folhas de uma árvore, etc.
- Brincadeira do siga o mestre: o professor realiza gestos para os alunos imitar.
- Trabalhar com cantigas de roda;
- Ao som de músicas instrumentais realizar movimentos suaves;
- Fazer movimentos seguindo o ritmo de toques de tambor;
- Trabalhar com as crianças diferentes modalidades musicais explorando movimentos variados.
- Utilizar alguns materiais, em contato com o corpo da criança para proporcionar atividades sensíveis interessantes como: gelo, areia, água, etc.
- Banho de mangueira;
- Atividades com objetos de pesos variados;
- Utilizando o piso da sala de aula e da área externa fazer com que os educandos percebam a diferença de temperatura entre ambos;
- Trabalhar o reconhecimento dos sinais vitais e de suas alterações, como a respiração, os batimentos cardíacos.
- Participa de brincadeiras e jogos que envolvem correr, subir, descer, escorregar, pendurar-se e dançar.
- Atividade livre na área da escola;
- Atividade de comando com música;
- Atividades de transpor obstáculos;
- Circuito – atividade de percurso de acordo com a turma- obstáculos para subir, descer, pular, rolar, etc.
- Atividades com raquetes: equilibrar bolas nelas, lançar bola no ar e amortecer a queda com a raquete;
- Lançar aros pequenos no ar;
- Pescar os aros com os pés, as mãos e com uma vara;
- Bater no balão com diferentes partes do corpo
MÚSICA
- Entoar sons e canções em diferentes alturas;
- Sentadas em circulo uma criança caminha, pela parte externa da roda, segurando uma bola. O educador segue o tempo da criança com um instrumento de percussão e cantando. Quando pára de cantar, a criança dá a bola à outra do círculo e senta no lugar que esta deixa;
- Caminhar, batendo dois bastõezinhos. Ao ouvir o som do apito, bater no chão com rapidez;
- Cantar uma canção escolhida, enquanto o educador permanece em pé, Parar de cantar quando ele se senta;
- Fazer rolar uma bola pequena com a ponta do pé enquanto soa a melodia. Pôr o pé sobre a bola toda vez que a melodia se interromper.
- Jogos musicais;
- Criação de pequenas canções;
- Solicitar que os alunos cantem a música que mais apreciam;
- A educadora canta uma música, escolhida de acordo com a idade da criança, depois pára e pede para a turma continuar a melodia.
- Ouvir músicas variadas, com ritmos variados; brincar de dança das cadeiras com diferentes ritmos, a criança tem que seguir o ritmo musical;
- Dançar e cantar em dupla em sincronia com o colega;
- Brincar de mímica tendo como tema uma música;
- Dançar interpretando a letra de uma música.
- Construção de instrumentos musicais de sucatas com os educandos;
- O educador depois de ter trabalhado, separadamente, as construções dos instrumentos poderá formar uma bandinha com as crianças;
- Utilizando garrafas cheias e vazias trabalhar a diferença de sons produzidos por eles;
- Fazer uma comparação do som dos instrumentos feitos com materiais recicláveis com o som dos instrumentos originais;
- Escuta obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outr os povos e países.
- Apreciar músicas de repertórios variados (clássica, MPB, folclóricas, etc.).
- Busca informações sobre as obras ouvidas e seus compositores
- O educador sempre que trabalhar uma música com os educandos deverá comentar sobre o compositor e o que ele quis transmitir com a letra da mesma.
ARTES VISUAIS
- Desenhar livremente sem a intervenção direta do professor;
- Pintar um lado da folha de jornal com tinta guache e dobrar, para ver o que acontece;
- Usar a técnica da pintura a sopro – guache no papel, em cores variadas, ir soprando e formando o desenho. Perguntar as crianças: Como e por que isso acontece?
- Propor as crianças que façam desenhos a partir da observação das mais diversas situações, cenas, pessoas e objetos;
- Oferecer diversas atividades simultâneas, como desenhar, pintar, modelar e fazer construções e colagens para que as crianças possam fazer suas escolhas;
- Desenhar auto-retrato;
- Rasgar ou dobrar papéis com texturas variadas.
- Passear pelos espaços da Unidade Escolar procurando objetos de cores e formas variadas e texturas do ambiente;
- Trabalhar com barro, levando as crianças a perceberem sua textura, cheiro, cor, temperatura, criando formas e figuras, que depois de secas podem ser pintadas com tinta guache e envernizada com cola plástica.
- Montagem de painéis que contenham ampliações dos desenhos de figuras humanas elaborados pelas crianças do grupo;
- Ornamentar um bolo de aniversário ou uma mesa de festa;
- Ilustrar um livro.
- Exploração de diversos materiais (massa, tinta, argila, giz, areia, plástico, sementes, sucatas, etc.);
- Brincar de desenhar numa caixa de areia grande;
- Trabalhar com “óculos’ feitos de cartolina e papel celofane coloridos, para que notem que as cores se alteram, quando vistas de “óculos”. “Lentes” azuis para olhar objetos amarelos fazem com que se tornem verdes.
- Fazer maquetes de cidades ou brinquedos que envolvem a composição de volumes, proporcionalidades, equilíbrios, etc.
- Conversa informal, nas rodas interativas, sobre a organização e cuidado que elas devem ter em relação aos materiais e espaço físico da sala;
- Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula;
- Guardar e organizar a sala.
- Conversa informal, nas rodas interativas, sobre o respeito e cuidado que elas devem ter em relação aos objetos produzidos;
- Estabelecer combinados com as crianças, expondo-os na sala de aula.
- Exposição dos trabalhos das crianças na sala de aula e em área externa da escola;
- Organizar uma exposição aberta à comunidade sobre algo que esteja sendo trabalhado;
- Decoração de festas (juninas, natalinas, aniversários, etc.) utilizando as próprias produções das crianças.
- Entrar em contato com diversas produções artísticas para que as crianças possam diferenciá-las;
- Criar com as crianças um álbum de fotografias, um álbum de desenhos, etc. para apreciação;
- Apresentar as crianças diversas esculturas.
- Elaborar perguntas que instiguem a observação, a descoberta e o interesse das crianças, como: “O que você mais gostou?”Como o artista consegue estas cores? “Que instrumentos e meios ele usou? O que você acha que foi mais difícil para ele fazer?
- Criar espaços para a construção de uma observação mais apurada, instigando a descrição daquilo que está sendo observado;
- Permitir que as crianças falem sobre suas criações e escutem as observações dos colegas sobre os seus trabalhos
- Comentar sobre os resultados dos trabalhos.
- Observação de figuras humanas nas imagens da arte;
- Observação de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vídeos, em fotos;
- Observar o próprio corpo diante do espelho.
- Apresentação de obras de arte de alguns artistas famosos (Miró, Portinari, Monet, etc.) ou imagens para que as crianças narrem, descrevam e interpretem;
- Reconstruir “outros quadros” a partir de obras de arte (quadros famosos) que retratem o cotidiano (ex; Ciranda, de Portinari).
- Apresentação de quadros de artistas plásticos famosos ou imagens para que as crianças possam conversar sobre ele e sobre suas experiências pessoais.
maravilhoso
ResponderExcluir