Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
- Rodinha (relatos cotidianos)
- Faz-de-conta com a utilização de fantoches, dedoches e etc
- Combinados
- Bingo
- Quebra- cabeças
- Propor atividades em pequenos grupos, nos quais as crianças tomem decisões que afetem o conjunto
- Disputa de material com os colegas: aprender a compartilhar
- Atividade em dupla um aluno com os olhos vendado apalpa o colega devendo reconhecê-lo pelo toque por alguma singularidade que este possui.
- Andar ao mesmo ritmo do colega trabalhando o respeito mútuo
- Atividade do trenzinho: Os demais alunos do trem imitam os movimentos da criança a frente da locomotiva
- Ajudar o colega em determinados exercícios físicos com o auxílio da professora
- Massagem: um colega massageia o outro sob o olhar do professor.
- Dramatizações
- Brincadeiras em grupo
- Troca de brinquedos
- Jogos com bola
- Simulação do cotidiano doméstico
- Pular corda com um pé só, duas ou mais pessoas ao mesmo tempo
- Atividades em grupo
- Distribuição de lanche
- Ajudar o colega menor em atividades que ele ainda não consiga realizar sozinho.
- Trabalhar com painéis ilustrativos
- Vídeos
- Dar banho em bonecos explicando a importância da higiene corporal
- Trabalhar faz-de-conta na hora do banho
- Conversar sobre os cheiros
- Visita a museus
- Atividades com representação de bairros e cultura local
- Painéis
- Pesquisa na comunidade
- Levar as crianças para lavar as mãos antes das refeições estimulando a autonomia
- Fazer um painel com gravuras referentes ao tema
- Vídeo educativo
- Brincar de “salão de cabeleireiro” para incentivar a manter os cabelos sempre limpos e penteados.
- Fazer, com os alunos, uma lista dos objetos indispensáveis no banheiro
- Utilizando os órgãos do sentido, descobrindo pelo cheiro, ou pelo tato, sem olhar os materiais que geralmente achamos no banheiro
- Fazer vários questionamentos a respeito do uso do vaso sanitário, como: “O que fazer antes de usar o vaso?”, “Por que não se deve sentar em qualquer vaso sanitário?” etc.
- Construir com os alunos regras para mantermos o sanitário sempre limpo
amei você é muito especial, beijos!
ResponderExcluirmuito bem
ResponderExcluir