Sugestão do manual para o professor do livro didático:
CONSTRUINDO A ESCRITA- AUTORA CARMEM S CARVALHO
É uma atividade dinâmica e agradável
que os alunos gostam bastante!
que os alunos gostam bastante!
Objetivo- Saber que determinadas palavras encontradas no texto, não estão daquela mesma forma no dicionário. (Através deste jogo são trabalhados: gênero, número e grau das palavras e também formas nominais de maneira assistemática)
Faixa etária- Pode ser aplicado desde as séries iniciais
Preparo-
- O professor faz uma lista de palavras. Por exemplo, se for trabalhar verbos, faz uma lista de verbos conjugados nos mais variados tempos e pessoas.
- Organiza a classe em equipes, entrega vários cartões em branco e explica como será o jogo
- O professor fala uma palavra da lista.
- Determina um tempo para a resposta
- Cada equipe conversa entre si e um aluno escreve no cartão a resposta (como é o verbo na forma nominal)
- Ao sinal do professor, ou a primeira equipe a responder, levanta o cartão com a resposta.
- Exemplo: o professor fala: 'vivemos', a resposta é 'vive'
- Cada equipe que acertar a resposta ou a primeira a acertar ganha um ponto.
- Prosseguir o jogo até que o professor termine de ler as palavras listadas.
- Desfaça o agrupamento em equipes
- Escreva a lista de verbos usados e proponha que observem o que têm em comum : Por que será que os verbos estão listados desta forma?
- Demonstre como se conjugam alguns verbos com a mesma terminação.(Os verbos estão listados em conjugações para facilitar ao falante).
- Desafiar: quem consegue se lembrar de todas as palavras ditadas?
- Fazer um ditado (mostrar figura que lembre a palavra ou oralmente, para que escrevam)
- Pedir que escolham algumas delas e criem frases
- Façam recorte e colagem
- Pesquisem outras com a mesma terminação
- Procurem no diciónário e registrem no caderno
Observação:
- O exemplo dado foi com verbos, mas O JOGO PODE SER UTILIZADO COM QUAL CLASSE GRAMATICAL.
- Quando se trabalha com jogos, os alunos precisam ser previamente preparados: exigir ordem, não prosseguir se não houver cooperação.
- Podemos dividir as atividades relacionadas em várias aulas, não precisa ser feito tudo no mesmo dia.
Jogos podem ser mais trabalhosos, porém
os resultados para a aprendizagem são muito melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário