29 de mar. de 2011

O que Significa a Dobradura para a Criança?

Fazer e criar dobradura é arte tátil que mobiliza a capacidade criadora, mas também um exercício intelectual para desenvolver raciocínios lógicos, noções de espacialização visual, ou ainda, exercitar a coordenação motora.

  1. Conheça bem a dobradura que irá ensinar.
  2.  Faça testes antes de passá-la para a turma.
  3. Dê ao aluno liberdade para criar.
  4. Depois que a dobradura estiver pronta, deixe-o criar o rosto do animal livremente.
  5. A dobradura que o um adulto vê como de um cachorro, pode ser vista pela criança como de um coelho.
  6. Se deseja realmente um coelho por ser época de Páscoa, mostre fotos ou desenhos de coelhos diferentes e  deixe o aluno criar o "seu" coelho.
  7. A experiência criadora dela é, para o seu desenvolvimento, mais importante que o resultado final.
  8. Elogie e aprecie o esforço e a criatividade.
  9. Não julgue o trabalho pelo padrão dos adultos.
  10.  Não fique apontando e consertando "erros"
Você encontra muitas sugestões de dobraduras no nosso

Um comentário:

  1. Adoro fazer dobraduras e incentivar as crianças a fazê-las! Afinal dobradura desenvolve a coordenação motora e a atenção!

    Abraços!

    ResponderExcluir