Esta postagem é especialmente dedicada à Professora Marioneida, que trabalha com alunos maiores.
BASEADO NAS SUGESTÕES DE
DANIELLE ANDRADE DE CASTRO
( Monografia de Pós-Graduação, Universidade Veiga de Almeida, Curso de Especialização de Língua Portuguesa-Rio de Janeiro 2005)
1- Debate e Produção de Texto- O professor escolhe um texto com assunto familiar ao universo do adolescente :
- Fazer a leitura do texto em voz alta .
- Criar um debate sobre o texto.
- Fazer, em grupos, com que os alunos pensem em uma frase que consiga resumir, sintetizar, o que está escrito no texto, ou que remeta a idéia principal.
- Solicitar aos alunos que escrevam através de um acróstico, um poema, utilizando a frase criada. O professor orienta o trabalho no momento em que estiver sendo confeccionado, exemplificando e dando sugestões.
- Por fim, todos poderão ler seus poemas, dando a oportunidade ao professor de avaliar, dentre outras habilidades, criatividade, descontração, possíveis dificuldades em resumir, sintetizar e desenvolver idéias.
- Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e leitura.
2 - Novela ou Seriado (dirigido aos jovens) -Escolha a sinopse de um episódio:
- · Debater sobre o que representa a televisão atualmente como veículo de informação, tal como as características das telenovelas, a diversidades de linguagens; o público alvo a ser atingido..
- Dividir a turma em grupos para debaterem o tema (se assistem, se gostam ou não...)
- · Escrever em conjunto um diálogo, tendo por base o episódio exposto
3-Esporte- Escolha um texto referente à alguma modalidade esportiva, com assunto familiar ao universo dos alunos:
- Solicitar aos alunos que façam a leitura em voz alta.
- Debater o texto com questões do tipo: Ter liberdade é fazer tudo o que se quer? Qual a importância das regras na sociedade? dentre outras.
- Solicitar a um aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: "O que o texto me diz:.."
- Depois pedir a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: "O que eu digo ao texto:.."
- E a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: " O que eu digo aos meus colegas:.".
- A Dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases.
- Depois professor e alunos podem comentar experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
4- Letra de Música-Partindo da letra da música escolhida, com espaços em branco, para que os alunos completem:
- Perguntar à turma quem sabe e pode cantar.
- Pedir que preencham adequadamente os espaços em branco.
- Fazer a correção (fica a critério do professor se ele próprio o fará no quadro ou solicitará a alunos que o façam).
- Promover discursos que envolvam os seguintes temas: Para que serve a ortografia, a importância do escrever bem para o padrão culto da Língua, a adequação da escrita, e principais dúvidas de ortografia tais como X ou CH?, S ou Z?, Dentre outras.
- Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, leitura e produção de texto.
5- Quebra-Cabeça de Palavras- A partir de um quebra-cabeça criado pelo próprio professor, as palavras deverão ser aquelas em que os erros de ortografia são incidentes e que mais dúvidas geram:
- · Dividir a turma em grupos.· Entregar aos grupos uma série de palavras recortadas ao meio, com traçados de recortes diferentes, de modo a formarem um Quebra-Cabeça. Todos os grupos recebem cópias das mesmas palavras.
- Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente.
- Leitura das palavras em voz alta.
- Solicitar que os alunos procurem no dicionário o significado das palavras montadas.
- Vence a segunda e última etapa quem conseguir primeiro realizar a tarefa corretamente.
- Explanações sobre a importância da Ortografia na escrita.
- Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática.
6- Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico- apresentação de uma palavra atípica, porém existente dentro da língua portuguesa, e um texto explicativo a título de curiosidade ( Neste caso, o texto é "Você lê um palavrão de 46 letras?" Esta palavra foi registrada no novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tendo por definição “estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas”)"
- Fazer em voz alta a leitura do texto.
- Perguntar se há alguém na turma que consegue ler rapidamente a palavra sem errar.
- Fazer a decodificação da palavra através de seus morfemas e fonemas (pneumonia, ultramar, microscópio, vulcão, cone, ouvido, sulfúrico). Explicando o significado de cada uma delas.
- Solicitar aos alunos que se dividam em grupos. Propor aos alunos que, dentro de um tempo estipulado pelo professor, pensem no seguinte tema: Quantas palavras poderão ser formadas a partir das letras que compõem o" palavrão".
- Pedir que pensem rapidamente, pois ganhará o grupo que conseguir formar o número maior de palavras.
- Ao final, todos deverão ler suas listagens.
- O professor, a partir do jogo, pode iniciar debates sobre: A importância das palavras, estrangeirismos, empréstimos, dentre outros.
- Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia e produção de texto.
7- Gírias e Expressões Familiares- apresentação de um diálogo com gírias e expressões familiares ao universo do jovem:.
- Solicitar que dois alunos leiam o diálogo emotizando, vivenciando os personagens.
- Pedir que toda a turma identifique sete erros gramaticais.
- Fazer a correção e a releitura.
- Suscitar debates sobre gírias, expressões populares, além de esclarecer os erros que foram postos em questão.
- Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia, produção de texto e leitura.
8-Gírias e Expressões Atuais e Antigas- escolha de dois textos (um atual e outro de muitos anos atrás), ambos de assunto familiar ao universo do adolescente.
- Solicitar aos alunos a leitura dos dois textos (primeiro em silêncio e depois em voz alta).
- Se o professor achar oportuno, pode pedir aos alunos que emotizem, ou seja, teatralizem o texto dois.
- Pedir aos alunos que se dividam em grupo.
- Propor a seguinte atividade: cada grupo terá que montar um pequeno dicionário com as principais gírias da roda de amizades dos próprios alunos, ou de outras.
- O grupo que tiver com maior número de palavras e significados agrupados “vence”.
- No final, todos farão a leitura para os demais grupos.
- O principal tema que pode ser desenvolvido depois dessa atividade lúdica é o da Adequação e Inadequação de palavras.
- Observação: Mesmo que o aluno invente, na hora de listar, algumas gírias, a criatividade ao estabelecer sentido a estas palavras é algo que pode ser levado, como um fator positivo em consideração.
- Quando couber o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia, produção de texto e leitura.
- Solicitar a um aluno que diga um argumento a favor do texto;
- Solicitar a um segundo aluno que diga um argumento contra o texto;
- Solicitar a um terceiro aluno que diga com qual dos dois colegas concorda e por quê?
- Dinâmica poderá ter continuidade com a solicitação de novos argumentos.
- O Professor poderá comentar os argumentos apresentados, e, ao final, todos participam trocando experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais
- .Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e produção de texto.
10-Poema sobre Desigualdade Social- escolha um poema sobre este assunto ou outro , compreensível à realidade do indivíduo nesta etapa do conhecimento em estudo:
- Solicitar a um aluno que destaque, no texto, uma passagem que julgou importante e fale a turma;
- Solicitar a um segundo aluno que explique por que, na sua opinião, o acontecimento destacado pelo colega é importante;
- O professor solicita ao primeiro aluno que diga se a explicação do colega correspondeu, ou não, à importância que ele atribuiu à informação, e por quê?
- Levar os alunos a refletirem sobre os seguintes temas: Desigualdade e Injustiça Social, Exclusão, Autoritarismos, Poder Político, dentre outros.
- A dinâmica poderá ter continuidade, com o destaque de uma nova informação. Professores e alunos poderão comentar experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
- Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e produção de texto
Se quiser usar os textos propostos pela autora,
acesse a monografia completa em:
Adorei as dicas, principalmente a Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico!! rsrs Amanhã vou escrever esta frase no quadro, vai ser hilário!!
ResponderExcluirAbraços!
As atividades serão bastante proveitosa para min e para minha turma de letramento. gostei demais e vou usar todas com certeza, vai ser muito legal... obrigada!
ResponderExcluirÓtimas atividades vai contribuir muito para min e os meus alunos na disciplina de letramento...Obrigada!
ResponderExcluirShow!
ResponderExcluirMuito bom mesmo!
Parabéns!
Excelente contribuição. Muito Obrigada"
ResponderExcluirExcelente material...estrei utilizando a maioria. agradeço de coração! e parabéns!
ResponderExcluir