4 de abr. de 2011

Atividades Lúdicas (Vivências) para o Ensino Fundamental II

 Esta postagem é especialmente  dedicada à  Professora Marioneida, que trabalha com alunos maiores.

BASEADO NAS SUGESTÕES DE 
 DANIELLE ANDRADE DE CASTRO
 ( Monografia de Pós-Graduação, Universidade Veiga de Almeida, Curso de Especialização de Língua Portuguesa-Rio de Janeiro 2005)

1- Debate e Produção de Texto- O professor  escolhe um texto com assunto familiar ao universo do adolescente :  
  •  Fazer a leitura do texto em voz alta .
  •   Criar um debate sobre o texto.  
  •   Fazer, em grupos, com que os alunos pensem em uma frase que consiga resumir, sintetizar, o que está escrito no texto, ou que remeta a idéia principal.    
  • Solicitar aos alunos que escrevam através de um acróstico, um poema, utilizando a frase criada. O professor orienta o trabalho no momento em que estiver sendo confeccionado, exemplificando e dando sugestões. 
  •  Por fim, todos poderão ler seus poemas, dando a oportunidade ao professor de avaliar, dentre outras habilidades, criatividade, descontração, possíveis dificuldades em resumir, sintetizar e desenvolver idéias. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e leitura.
2 -  Novela  ou Seriado (dirigido aos jovens) -Escolha a sinopse de um episódio:
  • · Debater sobre o que representa a televisão atualmente como veículo de informação, tal como as características das telenovelas, a diversidades de linguagens; o público alvo a ser atingido..
  •  Dividir a turma em grupos para debaterem o tema (se assistem, se gostam ou não...)
  • · Escrever em conjunto um diálogo, tendo por base o episódio exposto

 3-Esporte- Escolha  um texto referente à  alguma modalidade esportiva, com assunto familiar ao universo dos alunos: 
  • Solicitar aos alunos que façam a leitura em voz alta.
  • Debater o texto com questões do tipo: Ter liberdade é fazer tudo o que se quer?  Qual a importância das regras na sociedade? dentre outras.
  •  Solicitar a um aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: "O que o texto me diz:.."
  • Depois pedir a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: "O que eu digo ao texto:.."
  • E a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: " O que eu digo aos meus colegas:.".
  •  A Dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases.
  • Depois professor e alunos podem comentar experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

4- Letra de Música-Partindo da letra da música escolhida, com espaços em branco, para que os alunos completem: 
  •   Perguntar à turma quem sabe e pode cantar.
  •  Pedir que preencham adequadamente os espaços em branco. 
  •  Fazer a correção (fica a critério do professor se ele próprio o fará no quadro ou solicitará a alunos que o façam). 
  •  Promover discursos que envolvam os seguintes temas: Para que serve a ortografia, a importância do escrever bem para o padrão culto da Língua, a adequação da escrita, e principais dúvidas de ortografia tais como X ou CH?, S ou Z?, Dentre outras.
  • Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, leitura e produção de texto.

5- Quebra-Cabeça de Palavras- A partir de um quebra-cabeça criado pelo próprio professor, as palavras deverão ser aquelas em que os erros de ortografia são incidentes e que mais dúvidas geram:
  • · Dividir a turma em grupos.· Entregar aos grupos uma série de palavras recortadas ao meio, com traçados de recortes diferentes, de modo a formarem um Quebra-Cabeça. Todos os grupos recebem cópias das mesmas palavras.
  •  Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente. 
  •  Leitura das palavras em voz alta. 
  • Solicitar que os alunos procurem no dicionário o significado das palavras montadas. 
  •  Vence a segunda e última etapa quem conseguir primeiro realizar a tarefa corretamente. 
  • Explanações sobre a importância da Ortografia na escrita. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática.

6- Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico-  apresentação de uma palavra atípica, porém existente dentro da língua portuguesa, e um texto explicativo a título de curiosidade  ( Neste caso,  o texto é "Você lê um palavrão de 46 letras?" Esta palavra foi  registrada no novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tendo por definição “estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas”)"     
  •  Fazer em voz alta a leitura do texto. 
  • Perguntar se há alguém na turma que consegue ler rapidamente a palavra sem errar. 
  •  Fazer a decodificação da palavra através de seus morfemas e fonemas (pneumonia, ultramar, microscópio, vulcão, cone, ouvido, sulfúrico). Explicando o significado de cada uma delas.  
  • Solicitar aos alunos que se dividam em grupos.   Propor aos alunos que, dentro de um tempo estipulado pelo professor, pensem no seguinte tema: Quantas palavras poderão ser formadas a partir das letras que compõem o" palavrão".   
  •  Pedir que pensem rapidamente, pois ganhará o grupo que conseguir formar o número maior de palavras. 
  •  Ao final, todos deverão ler suas listagens. 
  •  O professor, a partir do jogo, pode iniciar debates sobre: A importância das palavras, estrangeirismos, empréstimos, dentre outros. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia e produção de texto.

7- Gírias e Expressões Familiares- apresentação de um diálogo  com gírias e expressões familiares ao universo do jovem:. 
  •  Solicitar que dois alunos leiam o diálogo emotizando, vivenciando os personagens. 
  •  Pedir que toda a turma identifique sete erros gramaticais. 
  • Fazer a correção e a releitura. 
  •  Suscitar debates sobre gírias, expressões populares, além de esclarecer os erros que foram postos em questão. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia, produção de texto e leitura.

8-Gírias e Expressões Atuais e Antigas- escolha de dois textos (um atual e outro de muitos anos atrás),  ambos de assunto familiar ao universo do adolescente. 
  •  Solicitar aos alunos a leitura dos dois textos (primeiro em silêncio e depois em voz alta). 
  • Se o professor achar oportuno, pode pedir aos alunos que emotizem, ou seja, teatralizem o texto dois. 
  • Pedir aos alunos que se dividam em grupo. 
  •  Propor a seguinte atividade: cada grupo terá que montar um pequeno dicionário com as principais gírias da roda de amizades dos próprios alunos, ou de outras. 
  •  O grupo que tiver com maior número de palavras e significados agrupados “vence”. 
  •  No final, todos farão a leitura para os demais grupos. 
  •  O principal tema que pode ser desenvolvido depois dessa atividade lúdica é o da Adequação e Inadequação de palavras.
  • Observação: Mesmo que o aluno invente, na hora de listar, algumas gírias, a criatividade ao estabelecer sentido a estas palavras é algo que pode ser levado, como um fator positivo em consideração.
  •  Quando couber o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia, produção de texto e leitura.
9-Desenho Animado-escolha de um texto que resume um episódio do desenho animado com assunto familiar ao universo do adolescente:

  • Solicitar a um aluno que diga um argumento a favor do texto;
  • Solicitar a um segundo aluno que diga um argumento contra o texto;
  • Solicitar a um terceiro aluno que diga com qual dos dois colegas concorda e por quê? 
  • Dinâmica poderá ter continuidade com a solicitação de novos argumentos.
  • O Professor poderá comentar os argumentos apresentados, e, ao final, todos participam trocando experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais
  • .Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e produção de texto.

10-Poema sobre Desigualdade Social- escolha um poema sobre este assunto ou outro , compreensível à realidade do indivíduo nesta etapa do conhecimento em estudo:
  • Solicitar a um aluno que destaque, no texto, uma passagem que julgou importante e fale a turma;
  • Solicitar a um segundo aluno que explique por que, na sua opinião, o acontecimento destacado pelo colega é importante;
  • O professor solicita ao primeiro aluno que diga se a explicação do colega correspondeu, ou não, à importância que ele atribuiu à informação, e por quê?
  • Levar os alunos a refletirem sobre os seguintes temas: Desigualdade e Injustiça Social, Exclusão, Autoritarismos, Poder Político, dentre outros.
  •  A dinâmica poderá ter continuidade, com o destaque de uma nova informação. Professores e alunos poderão comentar experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e produção de texto

 Se quiser usar os textos propostos pela autora,
acesse a monografia completa em:

6 comentários:

  1. Adorei as dicas, principalmente a Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico!! rsrs Amanhã vou escrever esta frase no quadro, vai ser hilário!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. As atividades serão bastante proveitosa para min e para minha turma de letramento. gostei demais e vou usar todas com certeza, vai ser muito legal... obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Ótimas atividades vai contribuir muito para min e os meus alunos na disciplina de letramento...Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Show!
    Muito bom mesmo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Excelente contribuição. Muito Obrigada"

    ResponderExcluir
  6. Excelente material...estrei utilizando a maioria. agradeço de coração! e parabéns!

    ResponderExcluir