19 de ago. de 2010

Atividades sobre o tema: Corpo Humano

Atendendo ao pedido de Linda Sol, aqui estão sugestões de atividades sobre o corpo humano, para crianças até 10 anos.

DINÂMICAS
(Apresentadas pela Prefeitura de Caxias do Sul- Secretaria Municipal da Educação Grupos de Estudo de Educação Matemática e Científica- Anos Iniciais – 17/06/2008)
  1. Jogo dos crachás: Cada participante recebe um crachá e completa seus dados: nome, cor do cabelo, cor dos olhos, número do sapato, massa e altura (em centímetros). O coordenador pede que os participantes se organizem em grupos de acordo com a ordem dada: mesma cor do cabelo, cor de olhos igual, massa (determinar intervalos), altura (determinar intervalos), número do sapato (mesmo número, seriar em ordem crescente, ordem decrescente, classificar em pares e ímpares). A cada organização o professor questiona em que grupo tem mais e qual tem menos participantes, qual é a diferença entre grupos, quantos elementos têm em determinado grupo, quantas pessoas têm determinada cor de olhos ou cabelos.
  2. Variação: Todos os alunos formam um círculo e alguém é convidado para organizar grupos conforme critério determinado: chamar ao centro do círculo as pessoas loiras; pessoas com nº de sapato maior que um determinado nº., pessoas com altura menor que um valor determinado.
  3. Jogo do detetive: Uma pessoa (detetive) sai da sala e o grupo escolhe outra pessoa (escolhido). Ao retornar, o detetive fará perguntas referentes às informações dos crachás para descobrir quem foi o escolhido, usando o processo de tentativa acerto/erro/eliminatória. Toda vez em que acertar uma pista a respeito do escolhido, as pessoas que não são suspeitas são eliminadas do jogo. O grupo só pode responder sim ou não. O jogo prossegue até que o detetive descubra quem é o escolhido.

LINKS COM ÓTIMAS SUGESTÕES E ATIVIDADES PARA IMPRIMIR



2 comentários: