25 de set. de 2009

Jogos de relaxamento para Crianças

-Repetir seis vezes:
  1. Inspirar ar lentamente, enchendo os pulmões ao máximo durante quatro a oito segundos. Na primeira inspiração será permitido aspirar ar pelas fossas nasais, mas nas seguintes deverão alternar a entrada de ar por cada um dos orificios de cada vez, tapando o outro com o dedo.
  2. - Soprar um apito, sem emitir nenhum som; assim conseguiremos que expirem o lentamente
  3. -Soprar sobre um catavento, movimentando-o rapidamente e lentamente
  4. -Sentar numa cadeira e fechar os olhos imaginando que é um rei ou uma rainha sentados no trono: O rei e a rainha adotam uma postura majestuosa, e portanto estão bem erguidos, as mãos pousadas nas coxas, ligeiramente separadas, sem se tocarem. Os pés colocam-se com a planta e o calcanhar em contato com o solo.

-
Deitar-se com a barriga para cima, as pernas esticadas e abertas, de forma a que os pés fiquem voltados para os lados em posição de repouso. Os braços também devem estar separados do corpo, mas perto do tronco com as mãos tocando o solo com a palma ou as costas da mão.


-
Dividir as crianças ( A partir dos 4 anos) em dois grupos iguais , sentadas umas em frente das outras na postura do rei com os olhos abertos. Uma das crianças não tem cadeira e fica parada no meio, apresenta-se ao resto dos jogadores, e diz: um, dois, três, quatro... Mudar de lugar!
Nesse momento todas as crianças devem deixar o seu lugar e procurar uma cadeira da outro grupo; a criança do centro também tratará de encontrar uma cadeira, e a criança que ficar sem cadeira passará a ocupar o centro.

- Vejo uma cor que você não vê: ( A partir dos 5 anos) Formar um círculo com as cadeiras e as crianças sentam-se na postura do rei. No centro colocam-se 10 ou 12 objetos selecionados pelas crianças Primeiro observam-se os objetos e a seguir cobrem-se com um lenço (os objetos). O diretor do jogo diz: "Vejo uma cor que você não vê, e é o vermelho...Feche os olhos e imagine os objetos debaixo do lenço, com tempo..."
Seguidamente as crianças podem voltar a abrir os olhos. O que souber a resposta revela a solução, e levanta-se o lenço para comprovar se a resposta é correta. E recomeça o jogo.


-
Cada ovelha com o seu par: (A partir dos 8 anos) Preparam-se uns cartões com desenhos de animais ou figuras, tendo em conta que cada animal ou figura deve estar repetido em dois cartões. Ao compasso de um ritmo as crianças devem dar voltas, andando e saltando em volta do quarto e trocando os seus cartões umas com as outras, continuamente. Quando o ritmo ou a música parar, cada criança olhará para o seu cartão e imitará o som do animal que tem no seu cartão, devendo juntar-se com o seu par correspondente.



FONTE :
Reportagem elaborada por Carlos Jordi Anzano, Psicólogo Infantil da Imaginarium.
http://www.imaginarium.pt/contenidos/contenido?metodoAction=detalleContenido&idContenido=559

Nenhum comentário:

Postar um comentário