Fonte:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP
- Brincadeira de roda e outras que as crianças conheçam na área da escola;
- Atividades no cantinho da história;
- Utilizar fantoches e músicas relacionadas às tradições culturais;
- Teatro.
- Trabalhar com as manifestações culturais da comunidade.
- Investigar qual o morador mais antigo do bairro;
- Entrevista com as pessoas mais velhas do bairro para saber as modificações ocorridas com o tempo;
- Organizar uma exposição com fotos da comunidade;
- Propor às crianças que procurem nas suas casas e com vizinhos, fotos que retratem a construção de algum prédio da comunidade( escola, igreja, etc), comparar as fotos com o que eles vêem hoje.;
- Fazer um passeio pela comunidade.
- Investigar se existe alguma associação de bairro na comunidade em que vive;
- Pesquisar as profissões das pessoas da família, da escola e algumas pessoas importantes da comunidade, identificando o papel que cada uma exerce;
- Propor que as crianças tragam de casa recorte de jornal e revistas com personalidades como: prefeito, governador, vereador, etc;
- Visitar locais onde se desenvolve a cultura no seu bairro( teatro, praças,etc);
- Fazer um cartão postal com desenho de locais e monumentos do bairro que ele ache importante;
- Fazer cartazes com gravuras do patrimônio cultural da cidade em que vive;
- Construir uma maquete do local eleito pela turma como o mais importante patrimônio cultural, utilizando materiais diversos.
- Idas ao teatro;
- Vídeos com apresentação de grupos culturais das diversas regiões do país;
- Propor pesquisa em jornal e revistas de diferentes tipos de manifestação cultural;
- Visitar os centros culturais da cidade.
OS LUGARES E SUAS PAISAGENS
- Levar as crianças para área externa pedindo que observem e identifiquem a vegetação local;
- Fazer um passeio com os alunos na própria comunidade para ser observadas a vegetação, construções e demais paisagens presentes no local;
- Em sala discutir o que foi observado e pedir que as crianças façam um registro através de desenhos;
- Trabalhar com a confecção de maquetes simples, explorando os itens citados na habilidade;
- Fazer algumas perguntas estimulando a criticidade dos educandos como: Como será a vida das crianças que moram perto da praia, perto de um grande rio ou floresta? Como é viver em uma cidade muito grande ou muito pequena?
- Conversar com as crianças utilizando fotos, cartões postais e outros tipos de imagens que retratem as mudanças ocorridas nas paisagens ao longo do tempo;
- Convidar, para falar com os alunos, um morador antigo da comunidade que testemunhou as transformações pelas quais as paisagens do lugar já passaram;
- Visitar museus;
- Conversar com os alunos sobre a ida ao museu.
- Solicitar que os alunos ajudem na limpeza da sala após as realizações das atividades;
- Ensinar as crianças a jogarem pedaços de papéis, restos de alimentos e outros materiais sem utilidades no lixo para manter o ambiente limpo;
- Ensinar aos educandos a usarem o banheiro;
- Arrumar o parque depois que utilizá-lo
OBJETOS E PROCESSOS DE TRANSFORMAÇÃO
- Fazer atividades com dobraduras;
- Confeccionar instrumentos musicais com materiais de sucatas com os alunos;
- Confecção de painéis com as crianças;
- Fazer massa de modelar com os alunos com farinha de trigo, anilina, sal e óleo;
- Confecção de fantoches e dedoches com as crianças.
- Exposição de materiais antigos para o educador fazer as mediações pertinentes;
- Pesquisar em revistas objetos antigos para confecção de painéis para serem trabalhadas as suas características;
- Produzir com materiais de sucatas algum objeto antigo;
- Conhecer locais que guardam informações, como: biblioteca, museus etc.
- Trabalhar com a observação direta para obtenção de dados e informações;
- Com o auxílio de um espelho mostrar para as crianças um objeto refletido;
- Construir com as crianças um Rádio utilizando materiais de sucatas para trabalhar o som;
- Utilizando um aparelho de som mostrar para as crianças o seu funcionamento.
- Cuidar dos objetos utilizados no cotidiano, adotando atitude de segurança e preservação de acidentes e a sua conservação.
- Ensinar aos alunos como utilizar os objetos com segurança, através de conversas;
- Trabalhar com combinados;
- Solicitar que os alunos sempre guardem os objetos, depois de utilizá-los, pois assim, estão contribuindo para sua conservação;
- Construção de uma historinha;
SERES VIVOS
- Oferecer oportunidades para que as crianças possam expor o que sabem sobre os animais que têm em casa;
- Levar duas gravuras de seres vivos distintos para os alunos analisarem suas semelhanças e diferenças;
- O professor deve fazer alguns questionamentos, como: “Os animais compartilham os mesmos espaços que a gente”?, “Quais são esses animais”?
- A professora pode solicitar aos alunos que durante o trajeto da escola para casa observem na natureza os animais encontrados no caminho.
- No dia seguinte fazer a socialização.
- Cultivo de plantas em pequenos vasos na sala ou uma horta no espaço externo da escola;
- Diariamente fazer a manutenção desse cultivo: molhando e retirando as folhagens secas;
- Na rodinha perguntar aos educandos quem têm animal em casa e como cuidam para que eles não fiquem doentes. A professora depois das falas deverá fazer as devidas interferências.
- Passar para os alunos a importância em cuidarmos dos vegetais e animais utilizando como recursos: histórias, teatrinho etc.
- Solicitar para os alunos gravuras sobre a fauna e a flora. Fazer a socialização; Construção de um mural coletivo;
- Escolher alguma espécie da fauna e flora brasileira e mundial. Fazer o levantamento prévio e depois fazer mediações condizentes com a idade das crianças.
- Falar com as crianças sobre a importância da preservação da vida e do ambiente;
- Elaborar um teatro ca participação das crianças sobre a preservação da vida e do ambiente;
- Mostrar gravuras para as crianças de como ficam o nosso ambiente quando não cuidamos dele.
- Conversar com as crianças a importâncias dos hábitos de higiene: banho, escovação de dentes e lavar as mãos;
- Com o uso de uma bacia, água filtrada e copos individuais familiarizar as crianças e favorecer a autonomia delas em relação à higiene bucal.
- A professora coloca creme dental na sua escova, enquanto as crianças tentam fazer o mesmo com suas, depois é só fazer a escovação.
- Na hora do banho estimular as crianças a se ensaboarem;
- Dar banhos em bonecos, utilizando água e sabonete.
FENÔMENOS DA NATUREZA
- A professora deve fazer questionamentos adequados à idade do grupo sobre tais fenômenos ampliando os conhecimentos das crianças;
- Sair para um passeio na região próxima a escola após uma pancada de chuva, para observar os efeitos causados na paisagem;
- Em sala trabalhar a interferência dos efeitos da chuva na vida das pessoas;
- Trazer, para os conhecimentos dos alunos, fotos de diversos fenômenos ocorridos em outras regiões e suas conseqüências, como, por exemplo, a neve, os furacões, os vulcões etc.
- Experimentar os deslocamentos pela atuação de forças fazendo cabo-de-guerra;
- Trabalhar com as diferentes fontes de luz (lâmpada, sol, lanternas, vela);
- Levar os alunos para área externa para que observem os fenômenos da natureza;
- Jogos que envolvem luz e sombra. Por meio de diferentes materiais – desde a luz natural do dia ou proveniente de lanternas ou abajures.
Nenhum comentário:
Postar um comentário