06/07/2009

Sugestões de Atividades- Matemática- 4 e 5 anos

Fonte:
Prefeitura Municipal de Salvador
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP


NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
  1. Contar com as crianças o número de alunos presentes na aula;
  2. Agrupar meninos e meninas em cantos opostos da sala;
  3. Brincadeira de amarelinha;
  4. Criar situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;
  5. Utilizar o calendário da sala.
  6. Trabalhar com Bingo;
  7. Atividades utilizando o Dado, calendário, etc.;
  8. Atividade com amarelinha;
  9. Trabalhar com quebra-cabeça;
  10. Utilização de tampinhas de garrafas
  11. Trabalhar com músicas que esteja presente a noção de quantidade;
  12. Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;
  13. A dança da cadeira..
  14. Trabalhar como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, etc.)
  15. Marcar o tempo utilizando o calendário;
  16. Trabalhar com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;
  17. Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.
  18. Ler os números, compará-los e ordená-los;
  19. Pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números;
  20. Investigar em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;
  21. Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeraçãode páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possamparticipar;
  22. Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura,número do sapato, etc.).
  23. Dominó de números e gravuras;
  24. Distribuir em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;
  25. Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois...


GRANDEZAS E MEDIDAS
  1. Comparar de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;
  2. Atividades de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas
  3. Atividade com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;
  4. Ordenar objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;
  5. Encher recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de capacidade entre eles.
  6. Jogos de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto espera os outros se posicionarem.
  7. Fazer cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas;
  8. Identificar o dia da semana e o mês (atividade diária);
  9. Solicitar que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados pela professora;
  10. Explorar o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo;
  11. Contar no calendário os dias da semana, do mês.
  12. Simular ida às compras;
  13. Confeccionar dinheiro de brincadeira com os alunos;
  14. Jogos


ESPAÇO E FORMA
  1. Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto paraas crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadoramedia a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante);
  2. Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;
  3. Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um coleguinha está sentado;
  4. Trabalhar com blocos lógicos;
  5. Construção de cata-vento com as crianças;
  6. Trabalhar a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.
  7. Construção de um dado com as crianças.
  8. Trabalhar com pontos de referências do próprio bairro;
  9. Desenhar o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;
  10. Circuito;
  11. Desenhar o local do bairro onde a escola está localizada
cata vento


3 comentários:

  1. Parabéns!
    Gostei muito das postagens.

    ResponderExcluir
  2. matematicaaaaaaaaaaaaaa fazer no computadorrrrrrrrrr

    ResponderExcluir

  3. Boas dicas para trabalhar com a criançada, legal!

    ResponderExcluir