Prefeitura Municipal de Salvador
Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC
Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico – CENAP
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
- Contar com as crianças o número de alunos presentes na aula;
- Agrupar meninos e meninas em cantos opostos da sala;
- Brincadeira de amarelinha;
- Criar situações onde as crianças utilizem a contagem em pequenas compras na sala;
- Utilizar o calendário da sala.
- Trabalhar com Bingo;
- Atividades utilizando o Dado, calendário, etc.;
- Atividade com amarelinha;
- Trabalhar com quebra-cabeça;
- Utilização de tampinhas de garrafas
- Trabalhar com músicas que esteja presente a noção de quantidade;
- Pedir à criança que distribua atividades e materiais para os colegas e no final conferir se houve sobras ou a falta dos mesmos;
- A dança da cadeira..
- Trabalhar como o número é utilizado na sociedade, em diferentes contextos (telefone, relógio, etiquetas de camisas, etc.)
- Marcar o tempo utilizando o calendário;
- Trabalhar com os alunos a importância do numeral na localização de um endereço;
- Registro das datas de aniversários mensal dos alunos para ser exposto na sala.
- Ler os números, compará-los e ordená-los;
- Pesquisar os diferentes lugares em que encontramos números;
- Investigar em situações cotidianas como os números estão ordenados e para que servem;
- Ao ler histórias para os alunos, incluir a leitura do índice e da numeraçãode páginas, organizando a situação de tal maneira que todos possamparticipar;
- Pesquisar informações numéricas dos colegas da sala (idade, altura,número do sapato, etc.).
- Dominó de números e gravuras;
- Distribuir em vários saquinhos quantidades diferentes de materiais diversos, fazer fichas com numerais e distribuí-las para os alunos, solicitar que os alunos peguem o saquinho com o número correspondente de objetos de acordo com a ficha;
- Brincadeiras e cantigas que incluem diferentes formas de contagem. Ex: a galinha do vizinho bota ovo amarelinho, bota um bota dois...
GRANDEZAS E MEDIDAS
- Comparar de dois em dois objetos de comprimentos diferentes;
- Atividades de despejar, utilizando recipientes de capacidades diversas
- Atividade com elástico: suspender dois objetos em elásticos do mesmo comprimento preso em madeira, o maior ou menor estiramento dos elásticos indicará seu peso;
- Ordenar objetos de mesmo tamanho, mas de pesos diferentes;
- Encher recipientes de diferentes tamanhos para que se estabeleça diferença de capacidade entre eles.
- Jogos de esconder ou de pega, nos quais um dos participantes deve contar enquanto espera os outros se posicionarem.
- Fazer cartaz com o calendário e pedir para as crianças identificarem o dia do aniversário dos colegas;
- Identificar o dia da semana e o mês (atividade diária);
- Solicitar que os alunos identifiquem datas passadas de fatos reais ou fictícios narrados pela professora;
- Explorar o calendário solicitando dos alunos que identifiquem em que coluna está o dia de Domingo;
- Contar no calendário os dias da semana, do mês.
- Simular ida às compras;
- Confeccionar dinheiro de brincadeira com os alunos;
- Jogos
ESPAÇO E FORMA
- Brincadeira de esconder e achar. A professora esconde um objeto paraas crianças localizarem enquanto as crianças procuram à educadoramedia a brincadeira usando os termos quente (perto) e frio (distante);
- Uma criança com os olhos vendados tem que localizar um objeto escondido seguindo as referências dadas pela professora;
- Com os alunos sentados em círculo pedir que as crianças indiquem aposição que um coleguinha está sentado;
- Trabalhar com blocos lógicos;
- Construção de cata-vento com as crianças;
- Trabalhar a forma geométrica com o próprio mobiliário da sala.
- Construção de um dado com as crianças.
- Trabalhar com pontos de referências do próprio bairro;
- Desenhar o caminho de casa até a escola, da sala de aula até a cozinha, etc;
- Circuito;
- Desenhar o local do bairro onde a escola está localizada
cata vento
Parabéns!
ResponderExcluirGostei muito das postagens.
matematicaaaaaaaaaaaaaa fazer no computadorrrrrrrrrr
ResponderExcluir
ResponderExcluirBoas dicas para trabalhar com a criançada, legal!