9 de abr. de 2009

Para Refletir: "Equívocos dos eventos escolares"

Fonte: Nova Escola Online

Tem de ter festa!

MAS... CONSIDERE:

1. O desnecessário vínculo com efemérides (datas comemorativas)- para haver aprendizagem, é preciso muita pesquisa e mais do que um dia festivo.

2. O desrespeito à liberdade religiosa- há muitas datas exclusivamente religiosas

3. A confusão entre o currículo e o tema da festa- ensino eficiente requer planejamento, avaliação inicial e contínua e uma seqüência lógica que leve à construção do conhecimento.

4. O mau uso das horas dedicadas às aulas de Arte- converter a disciplina em oficina de enfeites e não propor atividades que favoreçam o percurso criador.


5. A estereotipação dos personagens-
representações que não correspondem à realidade.

6. A obrigatoriedade da participação- os alunos não são obrigados a participar de momentos não relacionados ao aprendizado.

7. A finalidade incerta dos recursos arrecadados-divulgar o objetivo da iniciativa e prestar contas quando o bem for adquirido

8. O objetivo principal ser apenas atrair os pais-reuniões marcadas com antecedência e planejadas para compartilhar o processo de aprendizagem e a produção intelectual, artística e esportiva das crianças dão melhores resultados.

9. A única maneira de socializar a aprendizagem- exibir a produção intelectual e artística do aluno nas mais variadas ocasiões, geralmente, o caráter de recreação costuma dificultar a apresentação dos saberes.

10. O precioso tempo jogado fora- Se a festa não é uma maneira de contextualizar os conteúdos aprendidos, deve ser organizada sempre em horários alternativos aos das aulas, envolver todos e ser muito divertidas.

2 comentários: