24 de dez. de 2008

Jesus não nasceu em 25 de dezembro!

Os romanos "cristianizaram" a festa pagã "nascimento do sol invencível", realizada por volta do dia 25 de dezembro,passando a comemorar o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354.Veja em Mundo Estranho


A data real ainda é incerta devido a falhas do calendário, o que se sabe é que o nascimento de Jesus ocorreu quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento. Dentre as suposições, baseadas em fatos históricos,temos:

1-Exatamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C., os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos. Nas terras judaicas este aconteceu no ano 7 a.C. e em Belém ocorreu no oitavo mês.

2-A apresentação dos bebês no templo teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11.
Logo Jesus nasceu provavelmente depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..
Confira em wikipedia


Em nossos dias tudo está direcionado para o dia 25 de dezembro e as pessoas ficam mais sensibilizadas nesta data, mas não há razão para santificar este dia.
Porém não há mal algum em aproveitar o feriado, juntar a família e comemorar o nascimento de Jesus.
Sem esquecer que mais importante do que presentes, comes e bebes, é demonstrar o que Jesus veio resgatar na humanidade: o verdadeiro amor.

FELIZ NATAL!

2 comentários:

  1. Oi !

    Passei para te desejar um ótimo final de semana.

    Muitos beijos para você!

    Feliz 2009 !

    Claudinha

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Claudinha, Feliz 2009 prá você também!

    ResponderExcluir