11 de nov. de 2008

Há tempo para o jogos pedagógicos durante a aula?

Quando nos "obrigam" a correr para cumprir os conteúdos do plano anual, deixamos de realizar muitas atividades interessantes para a aprendizagem dos alunos.
Por exemplo, os jogos em grupos são estímulos aos alunos, mas exigem tempo para realizarmos.
Como eu não me conformo em deixar de oferecer aos alunos estas oportunidades, sempre que possível, nos minutos finais da aula, ou para os que terminam as atividades antes dos demais, dou um jeitinho para que possam jogar, às vezes em grupos, as vezes individualmente.
Deixo numa caixa os jogos e, para garantir que as atividades tenham sejam sido realizadas, peço para ver e conferir um colega com outro.
É muito legal quando voltam discordando:
- Mas, prô, nossas respostas estão diferentes!
- Então voltem e descubram qual de vocês acertou!

Só depois das atividades realizadas eles têm direito ao jogo, num cantinho da sala, no corredor,em algum lugar onde minhas vistas os alcancem.

2 comentários:

  1. Perfeito, o jogo além de estimular os alunos a fazerem alição, assim funcionando como um reforço positivo, através do jogo você poderá ensinar a sua matéria, seja ela qual for... você está de parabéns e continue "jogando" com seus alunos sempre.
    Abraços

    Tio Bill
    www.tiobill.com.br
    tiobill@tiobill.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, é de extrema importância utilizar jogos em sala de aula. Estimula as inteligências múltiplas e facilita a aprendizagem. Já reforcei sobre isso em meu blog. Mas existe o momento em que todos jogam, eu divido a turma para ficar mais fácil, enquanto uns folheiam revistas, gibis ou livros de literatura, a outra metade estará jogando com a minha orientação. Assim observo as crianças e auxilio nas suas dificuldades. Quando estiverem acostumados com os jogos, poderão jogar sozinhos ou com os colegas. Comecei com esta prática esta semana com a minha nova turminha, está funcionando.

    ResponderExcluir