Desenvolvi e apliquei este jogo com os alunos de 8 e 9 anos, eles gostaram bastante.
UPA
U=última P= penúltima A=antepenúltima
Cada círculo colorido corresponde a uma posição da sílaba na palavra.
Usei tampas de garrafas coloridas e por dentro colei as sílabas.

Formamos pequenos grupos de alunos e para cada grupo entreguei um saquinho com as tampinhas.Eles manusearam e inventaram sua possibilidade de formar palavras.
Num segundo momento propus que formassem palavras, mas que prestassem bem atenção: cada cor da tampinha corresponde a uma posição da sílaba na palavra.
Em forma de jogo:
Distribuir as tampinhas entre os colega do grupo.
Cada jogador escolhe uma tampinha de cada cor, desvira a tampinha, ordena, e vê se conseguiu formar uma palavra.


Depois do jogo, conversamos sobre o que puderam perceber sobre as sílabas acentuadas.
Assim, de forma interativa, a primeira regra de acentuação que trabalhamos foi:
Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
Sabe que eu encontrei esse jogo outro dia e ia perguntar como se joga..! Valeu! Vou aplicar na sala de aula.
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