27 de jan. de 2008

UTILIZAÇÃO DE JOGOS

Por quê? – Além do aspecto lúdico, o jogo propicia situações que, podendo ser comparadas a problemas, exigem soluções vivas, originais, rápidas.

Quando? - Uma vez por semana, pelo menos durante um mês, para que os alunos se apropriem do jogo, de suas regras e dos conhecimentos matemáticos nele envolvidos.

Como aplicar? Opções:

  • Dividir a classe em dois grandes grupos.
  • Formar um pequeno grupo para jogar com o professor e depois cada um dos componentes será responsável para ensinar outro grupo de colegas.
  • Dar as instruções para o grupo ler.

E depois? “volta à calma

  • Conversa sobre o jogo -Como foi jogar? Quem gostou e por quê? Quem não gostou? Todos jogaram adequadamente? O que poderia ser melhor?
  • Reforçar valores (cooperação, vencedor, perdedor, seguir as regras combinadas).
  • Relatórios escritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário