30 de jan. de 2007

Incentivando a Auto-Estima

Apresentar uma caixa com tampa, decorada e atraente dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
Propor, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo ·
Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
Ficar atento a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
Após todos terem visto, abrir a conversa informal.
"O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?"
Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem. A conversa deve fluir até o ponto em que os alunos percebam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.

Fizemos esta dinâmica no nosso 1º dia de aula deste ano e depois cantamos Milagre da vida, foi muito bom!

2 comentários:

  1. as crianças não contam umas às outras antes do desfecho da dinâmica? vc tem o cd desta música, eu só tenho em fita K7...

    ResponderExcluir
  2. Não, elas não contam, vai ficando aquele ar de mistério. A gente combina que a brincadeira só dá certo se todos mantiverem segredo.
    Eles sabem brincar e ficam mt surpresos com a descoberta do tesouro. Nossa música tbem está em fita k7,e emprestada ainda!

    ResponderExcluir