27 de ago. de 2008

O que fazer com a papelada



-Reúna todos os papéis espalhados
-Selecione-os rapidamente em categorias.
- Ponha todos em caixas, com exceção dos mais importantes.

Escolha uma pilha qualquer e faça uma lista das categorias que encontrar.



Separe os papéis diários em arquivos ativos:
-contas a pagar,
-documentos a xerocar,
-dados para relatórios,
-papéis a arquivar etc.

Abra pastas para esses arquivos ativos e coloque-os numa caixa ou gaveta.



Libere espaço em seus arquivos eliminando papéis e pastas dos quais já não precisa.

-Trabalhe em uma gaveta de cada vez
-Comece pelas pastas da frente
-Quando interromper a limpeza, marque a pasta em que parou para saber em que ponto recomeçar.



Use fichários para arquivar recortes de jornais e revistas,
-Um fichário para cada categoria.
-Proteja os recortes em envelopes de plástico transparente.
-Separe as seções com folhas etiquetadas.



Fonte: “Organize-se num Minuto: 500 dicas para por ordem em sua vida”, de DonnaSmallin. 2005.
Portal do Professor

24 de ago. de 2008

De onde vem o choro?


Produção e função das lágrimas
Expressão de emoções

20 de ago. de 2008

Desenhos para ilustrar trabalhos


Cliparts variados na Biblioteca Virtual: veja aqui

Atividades Educativas Online

http://www.atividadeseducativas.com.br

Site de Neri Santos- Chapecó SC
"Facilitando a inclusão da informática na Educação, Site educativo para aprender brincando "

São 2 261 atividades, desde alfabetização até ensino Médio, é só escolher!

18 de ago. de 2008

O poder das emoções


http://www.opoderdasemocoes.com.br
Não podemos negar nossas emoçóes ou ignorá-las, quando o fazemos sofremos as conseqüências.
Precisamos aprender a reconhecê-las, lidar com elas e também desenvolver esta capacidade em nossas crianças.

Este site contribui para realizarmos este trabalho de forma bem agradável:
jogos, tirinhas, personagens, testes, sugestões aos pais e professores...

Dia Mundial da Alegria!


Ampliando:


Após o estudo dos mandamentos divinos (Bíblia:Êxodo 20), cada aluno prepara um cartaz, para se lembrar do sábado como um dia especial de nosso encontro com Deus.
O relógio, com ponteiros móveis, marcará semanalmente o horário do pôr-do-sol na sexta-feira, indicando o início do sábado.

Será ótimo se toda a família puder estar reunida neste horário para louvar a Deus: cantando, meditando e orando juntos.
Haverá mais união na família, fortalecimento da fé em Deus e renovação da esperança.

Este cartaz foi feito por minha filha, e o exponho com carinho em nossa sala.
Em meio à agitação, ele nos faz lembrar que no final da semana haverá o "Dia Mundial da Alegria"!

Pombinha Branca




http://origami.island-three.net/dove.html

14 de ago. de 2008

Saci



http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/

PROJETO - FOLCLORE

OBJETIVO– Conhecer manifestações folclóricas, valorizando e respeitando a cultura popular.
ABRANGÊNCIA
1.Educação Artística – cantigas, expressão corporal, representação através de ilustrações
2.Português - Leitura silenciosa e oral de diferentes portadores de texto,
Interpretação oral e escrita de textos e apresentação oral.
3.História e Geografia- Origem das manifestações folclóricas.
4.Matemática - Vivência da Geometria através das dobraduras.
RECURSOS-
•Textos verbais e não verbais (escritos e imagens)
•Fita de vídeo
•Cd de cantigas folclóricas
•Aparelho de som com pilha (para usar na quadra)
•papel de dobradura
METODOLOGIA- DESENVOLVIMENTO-
1. Assistir vídeos
2. Ouvir CD de cantigas folclóricas infantis
3.Ler e ouvir para conhecer lendas, provérbios, parlendas e outras manifestações folclóricas.
4.Pesquisar variações de acordo com as regiões brasileiras, cada grupo pesquisa uma região.
5.Ilustrar individualmente algumas das manifestações folclóricas, conforme sua escolha.
6.Treinar e recitar uma parlenda. Observar que o interessante é falar rapidamente sem tropeços.
7.Dobraduras representativas de Lendas
•Reproduzir dobraduras, através da leitura de diagramas e observação de modelos, em grupo ou individualmente.(Matemática- explorar formas geométricas das dobraduras)
8.Brincadeiras -Pesquisar, em grupo, com pessoas ou em material escrito uma brincadeira para fazer com os colegas.
9.Brinquedos -Pesquisar e trazer para apresentar aos colegas um brinquedo folclórico.
10.Lanche coletivo folclórico- cada grupo traz um prato típico
CRONOGRAMA- distribuir as atividades durante o 3º bimestre, realizando atividades em classe e algumas para casa, conforme o desenvolvimento da turma de alunos.
AVALIAÇÃO- através de:
•Produção textual
•Interpretações das leituras
•Apresentação oral
•Realização das atividades, obedecendo as instruções
AUTO-AVALIAÇÃO
•Relatório escrito ou oral: O que aprendi? No grupo: falei, ouvi, agi? O que gostei? O que gostaria que fosse diferente?
BIBLIOGRAFIA
http://www.qdivertido.com.br/folclore.php

13 de ago. de 2008

Até onde vai meu direito?

CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR MELHOR

Copyright ©2002-2008 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados
http://www.meninomaluquinho.com.br
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
1-Apresentar esta tirinha para os alunos
2- Dar um tempo para que em duplas conversem sobre o que entenderam
3- Sortear alguns alunos e pedir que expliquem o que entenderam
4- Perguntar para a classe: Alguém entendeu diferente?
5- Porque o Maluquinho se sentou naquele lugar?
6- O que você teria feito, se fosse a professora?
7- O que é autoridade para você?
8- Desenhem uma tirinha com o mesmo tema que discutimos.
9- Pedir que mostrem uns aos outros sua criação
10- Quem conhece o Ziraldo, criador desta tirinha?
Falar sobre ele ou pedir que pesquisem sua biografia e livros de sua autoria.

Estas sugestões podem ser distribuidas em 3 ou 4 aulas.

11 de ago. de 2008

Regras de ortografia

O melhor que fazemos é esperar...
Quando as editoras começarem a publicar os novos livros de Gramática, vamos adquirir e estudar.
Afinal o professor é um eterno estudante!

7 de ago. de 2008

Novas Regras Ortográficas

O trema desaparece (exceção para nomes estrangeiros e seus derivados)

Deixam de levar o acento agudo:
-paroxítonas com ditongos abertos "ei" e "oi" como "idéia", "heróico" e "assembléia"
-"i" e o "u" precedidos de ditongos abertos, como em "feiúra".

Deixa de existir o acento circunflexo: nas paroxítonas com duplos "e" ou "o"
em formas verbais como "vôo", "dêem" e "vêem".

O alfabeto passa a ter 26 letras, com a inclusão de "k", "y" e "w"
(utilizadas somente para palavras de origem estrangeira e seus derivados)

Hífen
-abolido em palavras compostas em que o prefixo termina em vogal e o segundo elemento também começa com outra vogal. (Ex. como em aeroespacial (aero + espacial) e extraescolar (extra + escolar)).
-deverá ser utilizado quando o primeiro elemento finalizar com uma vogal igual à do segundo elemento (Ex. "micro-ondas" e "anti-inflamatório").
- usado quando a primeira palavra terminar em vogal e a segunda começar por "r" ou "s", essas letras deverão ser duplicadas, como na conjunção "anti" + "semita": "antissemita".
A exceção é quando o primeiro elemento terminar e "r" e o segundo elemento começar com a mesma letra. Nesse caso, a palavra deverá ser grafada com hífen, como em "hiper-requintado" e "inter-racial".

01/07/2008
DEH OLIVEIRA
colaboração para a Folha Online

Nova ortografia da língua portuguesa entra em vigor em 2009

A implementação definitiva depende apenas de um decreto do presidente Lula, ainda sem data para ocorrer.

Entre 2010 e 2012 é o período de transição estipulado para a nova ortografia passar a ser obrigatória nos livros didáticos para todas as séries.
Mesmo assim, o MEC (Ministério da Educação) já iniciou o processo de adoção da nova ortografia.

As regras ortográficas serão obrigatórias inicialmente em documentos dos governos.
Nas escolas, o prazo será maior, devido ao cronograma de compras de livros didáticos pelo Ministério da Educação.



01/07/2008
DEH OLIVEIRA
colaboração para a Folha Online

28 de jul. de 2008

Lembrança - Dia dos Pais


Edilene, no blog "IDÉIAS&MOLDES", nos dá esta prática sugestão:

"Macacão de eva, vc pode por chave de fenda,pente lenço, etc....esta idéia não é minha mas me perdoe não me lembro do nome bjus..."

Se quiser maior participação do aluno, pode-se fazer o macacão em cartolina e deixar o aluno colorir e ainda colocar um bilhetinho de sua própria autoria.
O papai vai ficar muito feliz por não ter sido esquecido!

26 de jul. de 2008

Os Vários Tipos de Pai


Agradecido= reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Autocrata = em casa, quem decide, sou eu
Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo

Democrata= dialoga para chegar a um consenso
Desligado= ignora tudo o que diz respeito ao filho
Disponível = reserva um tempo precioso para o filho
Esperançoso= acena para a luz, que está sempre no fim do túnel
Educador= ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa

Irresponsável = resolva isto com sua mãe
Libertador= alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista
Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser
Previdente =prepara o filho para aprender com os fracassos porvir
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho
Realista =prepara o filho para viver muito além dos limites da família
Religioso= revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.

Adaptado de:
http://www.mensagensepoemas.com.br/dia-dos-pais/os-varios-tipos-de-pai.html

17 de jul. de 2008

ESTANTE PRÁTICA

Veja esta prateleira-estante - tão simples e prática!!
Pode ser útil na sala de aula, para expor, ao mesmo tempo guardar, os livros da biblioteca da classe.
A prateleira é de uma loja que fica numa simpática ruazinha do Oeste de Londres. Você encontra esta informação no blog Superziper.

Palco de Caixa de Papelão


1-Escolha uma caixa grande de formato retangular, por exemplo uma caixa de papelão que veio embalando uma geladeira.

2-Corte algumas dobras, deixando somente 4 lados.

3-Destaque uma das laterais menores, e a posicione de forma que o lado maior do retângulo fique na horizontal.

4-Risque e recorte as torres, trace e recorte um "sulco'. Faça um traço(formando um triângulo) nos cantos inferiores e os elimine. Encaixe, esta parte solta, sobre a parte central.


Nesta parte central, também são riscadas e cortadas as torres e a janela.

5. Empapele com jornal e pinte (como descrito no teatro de caixa de sapato), prenda uma cortinha e divirta-se!


Fonte:www.escoladominical.net

16 de jul. de 2008

Teatrinho de Fantoches














MATERIAL:
2 caixas de sapato
Caixas de pasta de dente
Papel jornal
Pedaços de pano
Régua
Alfinetes
Espetos de churrasco
Cola branca
Tesoura (sem ponta!)
Pincel
Tintas (branca e de outras cores)

MODO DE FAZER
1. Pegue uma caixa vazia de sapato, risque uma margem de 3 cm de cada lado no fundo da caixa e corte ao redor.

2. Retire a parte cortada e guarde o pedaço para ser reaproveitado.

3. Coloque a tampa na caixa para marcar uma nova margem de 3 cm de cada lado, a partir dela, em uma das laterais.

4. Corte ao redor, como na fase anterior.
É por esse espaço que você vai depois movimentar os personagens.
Cole a tampa na caixa, passando cola nas laterais.
Essa tampa vai servir de fundo para o cenário.

5. Pegue a outra caixa e despreze a tampa (se tiver tampa grudada, corte-a fora).
Coloque a caixa anterior sobre esta segunda e risque com lápis pelo espaço já cortado da primeira, para poder fazer o mesmo corte na segunda caixa.

6. Recorte a parte marcada

7. A caixa com tampa deve ficar em cima

8. Cole uma caixa de pasta de dente na parte superior, onde depois você irá montar o letreiro do teatro.

9. Agora vamos empapelar a caixa para dar uniformidade e textura ao trabalho.Corte tiras de jornal e dilua a cola num pires com um pouquinho de água. Vá aplicando as tiras de jornal com o pincel úmido com cola, até envolver toda a peça.

10. Agora aplique tinta branca sobre a peça.

11. Enfeite a caixa do teatro como desejar.Você pode fazer bandeirinhas para serem coladas nos espetos de churrasco.Passe tinta branca antes e depois decore a peça. Em seguida, faça um furinho na caixa, espete o palito e coloque cola para fixá-lo na caixa. Você ainda pode pintar o fundo da caixa que vai servir de cenário e fazer o contorno da abertura do palco

12. Pegue as sobras de papelão, risque a palavra teatro e recorte as letras.Passe tinta branca e depois pinte como quiser. Cole o letreiro na lateral da caixinha de pasta de dente.

13. Para incrementar, corte duas tiras de tecido, dobre-as ao meio e coloque-as nas laterais internas da primeira caixa, para servir de cortina do palco.

14. Prenda no meio com um alfinete. Agora o teatro já está pronto!

Apoie o teatro numa mesa, e manipule os personagens por dentro da caixa de baixo, a que não tem tampa. Reúna os amigos, invente uma historinha e brinque até cansar!

Fonte: http://fabricadebrinquedos.com.br/brinquedos/Teatro_Fantoche1.html

10 de jul. de 2008


Na aula de Ciências, o professor pergunta ao aluno:
- O que se deve fazer quando alguém está sentindo dores no coração?
- Apagar a luz!
- Apagar a luz? Você ficou maluco?
- Ora, professor, o senhor nunca ouviu dizer que o que os olhos não vêem o coração não sente?
(Portal do Humor)

8 de jul. de 2008

Dicas para Potencializar o Aprendizado

Ambiente — O ideal é que você tenha um lugar para estudar. Se possível longe de qualquer distração, para garantir a concentração. Descubra uma música que se adapte ao seu jeito. Em geral o clássico é o mais indicado. A luz é também importante. De preferência natural e sem sombras. Se der, evite as lâmpadas fluorescentes. Caso não tenha como criar essas condições em casa, procure uma biblioteca ou um parque.

Saúde — O estudo só é eficiente quando estamos bem, tanto física quanto mentalmente. Uma simples dor de cabeça prejudica a concentração. Problemas psicológicos (questões familiares, dificuldades econômicas, estresse) também influenciam muito.

Plano de estudo — Pegue uma grade horária e liste todas as atividades da semana, inclusive os momentos de lazer. O tempo que sobra deve ser dedicado aos estudos. Os especialistas recomendam: leia sempre revistas, jornais e livros (técnicos e de literatura).

Troca de idéias
— Estudar em grupo é bom porque permite trocar informações com os colegas sobre o que cada um entendeu de determinado assunto.

Anotações — Os registros feitos durante uma palestra ou em sala de aula são fundamentais para o estudo. O certo é tomar notas, ainda que de forma desorganizada, e depois transcrevê-las, revendo os conceitos para elaborar melhor as idéias.

ConclusãoApós o trabalho de fichamento, escolha um lugar para colocar os cartões de maneira organizada. É interessante deixar as fichas de conteúdo junto com os livros.

Essas etapas não precisam ser cumpridas nessa ordem.
O importante é que elas façam parte do seu planejamento, pois são essenciais para garantir um bom resultado na hora de estudar.
Só assim você vai criar o hábito. E ensinar os estudantes a fazer o mesmo.

24 de jun. de 2008

BURNOUT: causas- fases- combate

É produzido pelo contato com as demandas do ambiente acadêmico e suas problemáticas, especialmente aquelas que não dependem apenas da ação dos docentes para serem resolvidas.

Atinge trabalhadores motivados, que reagem a este desequilíbrio trabalhando ainda mais; ocorrendo a discrepância entre o que o trabalhador investe no trabalho e aquilo que ele recebe, ou seja, os resultados obtidos.

Fases:

  • idealismo e entusiasmo, com expectativas excessivas a respeito do trabalho
  • progressivo estancamento e queda a respeito das expectativas iniciais
  • decepção e frustração
  • apatia, atitudes negativas frente ao trabalho

Alternativas para combater o estresse profissional :

  • treinar habilidades de auto-controle,
  • identificação de pensamentos negativos,
  • controle do estresse,
  • utilização de apoio social com a equipe,
  • trabalhar a informação sobre os aspectos de sua carência como profissional

Iône Vasques-Menezes

Pesquisadora de Psicologia do Trabalho da UnB (Universidade de Brasília)

BURNOUT

Termo introduzido pelo psicanalista americano Freudenberg em 1974, que define um estado de fadiga física e mental, fazendo lembrar a imagem da "vela ou fogueira a apagar lentamente" ou "da bateria descarregada".

Tem como principais características:
- Sensação de esgotamento físico, mental e afetivo;
- Atitude fria e indiferente em relação aos outros;
- Sensação de menor rendimento e inadequação no trabalho.

Podem ocorrer dores de cabeça, problemas intestinais, alterações do apetite, alterações do sono e ainda sintomas comportamentais e emocionais.

Fidalgo Freitas
Médico psiquiatra

7 de jun. de 2008

RECOMPENSA!

Eduardo 30/07/06
"Também fui seu aluno na 4ª série...Sei que será difícil de se recordar, mas gostaria de dizer que... ainda estás presente em minhas boas recordações. Ahhh..não posso esquecer-me de citar, congratular-te e agradecer pela sua imensa educação, cortesia, gentileza e paciência com todos, em especial conosco, os alunos. Felicidades!! "

Rogério 01/08/06
"Oie...nossa que bom ter te achado.... que saudades da 4 serie.. não sei se vai se lembrar de mim... que emoção de te ver fessora... é com lagrimas nos olhos que escrevo isso... brigadão pela educação que me deu pois trago até hoje....beijos... "

Cristiane 09/03/07
"Profª? nooossa qto. tempo!!! Mais precisamente....15 anos!!! Que legal reencontrar a senhora...Bom, fui sua aluna na 4º série, lembro-me de um dia que a senhora convidou a sala toda p/ irmos ao seu apto., que ficava próximo da escola, e lá comemos pipoca, talvez nem se lembre desse episódio...rsrs muito bom aquele tempo...Hoje tenho 25 anos, me formei em secretariado trilingue pela FATEC, até ano passado estava trabalhando numa multinacional ..., saí de lá porque esse ano farei intercâmbio o qual ficarei um ano...Bom, acho que tudo que sou agora uma parte foi graças à senhora! Beijinhos!!!! e obrigada por tudo!!!"

4 de jun. de 2008

Observando de fora

Neste semestre sou observadora, trabalhando na equipe da coordenação, assisto com muito interesse os acontecimentos de cada série, desde o Jardim; é uma visão privilegiada de todo o contexto escolar.

Cada vez mais me surpreendo com a importância do professor,o peso de sua responsabilidade, a capacidade de criar, o dinamismo, a atenção e preocupação com os alunos.
Como vibram com o progresso das crianças, ou se entristecem quando o trabalho é infrutífero
Anseiam tanto pela participação e compreensão dos pais!
Quanto trabalho em registrar aulas, notas, trabalhos de recuperação, relatórios e toda a documentação necessária para comprovar o trabalho realizado e seus resultados!

Tenho enorme satisfação de ter participado de todo este movimento, por mais de 25 anos...
Mas agora é preciso desacelerar, me afastar das salas de aula...
Porém sempre estarei antenada com a maior paixão da minha vida : LECIONAR

22 de mai. de 2008

BIBLIOTERAPIA

É idéia de cura por meio do livro.
A pessoa numa situação de crise, de luto, de perdas, ao ler um livro, sofre um processo interativo; caso ela se identifique com um ou mais personagens, passa a compartilhar experiências com esse personagem e pode vivenciar na imaginação processos que levam a uma percepção de que é possível dissolver os problemas.

Essa experiência de falar, enxergar a si, compreender a si, através do outro é muito rico e facilita muito as coisas, porque o problema do outro é menos dolorido em mim.

Na pesquisa, da Dra Lucélia, foram selecionadas duas escolas particulares e três públicas e realizados encontros com os professores:

  1. Para colher informações sobre como o assunto morte era tratado nas escolas.
  2. Apresentação dos 36 livros infantis e como eles poderiam ajudar a lidar com o assunto. São obras como “A mulher que matou os peixes”, de Clarice Lispector, “Menina Nina”, do Ziraldo, “Cadê meu avô?”, de Lídia Carvalho, e “A montanha encantada dos cisnes selvagens”, de Rubem Alves.
  3. Discussão sobre viabilidade de um trabalho real naquela escola.
  4. Se a escola quisesse e os professores também, poderia haver um quarto encontro depois de um mês, para dar tempo de digerir e processar todas aquelas informações.

Na prática, os passos são:

  1. O professor deve ler a história, conhecê-la bem.
  2. Lê para a turma.
  3. Os alunos podem ler também.
  4. Discussão dirigida pelo professor e voltada para aquele tema que se quer discutir.
  5. Os alunos produzem um texto, ou um desenho, enfim, que se expressem é o importante.

Os alunos devem encontrar esse canal de acolhimento e de expressão para seus sentimentos.
Por isso livros são tão importantes, se envolvendo com uma história, se reconhecendo num personagem, a pessoa pode descarregar-se emocionalmente.

A criança descobre que as dores que a morte traz são coletivas, não são só dela, reduzindo a sensação de solidão que esses momentos de crise trazem.

E quando ela encontra um professor que quer falar e ouvir sobre aquela dor, sobre o papel daquela morte em sua vida, ela se sente acolhida, relaxa e pode finalmente se expressar.

Fonte: Lucélia Paiva

(Psicóloga, mestre em Ciências pelo Hospital A. C. Camargo, trabalhou no HC por mais de 15 anos e desenvolveu a tese de doutorado pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, valorizando a literatura infantil para tratar da morte com crianças.)

http://www.sinprosp.org.br/

LIÇÕES DE FINITUDE

As pessoas já não admitem mais envelhecer e se afastam do contato com essa finitude natural (o que pensam os velhos, suas angústias e seus medos diante da iminência do fim).

A morte deve servir para ressignificar a vida, é preciso passar por todo processo de luto (sofrimento, desamparo,tristeza...) para crescer.

Para a criança concretizar a situação e se enlutar
é importante ser preciso com as palavras e os conceitos usados:

1. Universalidade- todos um dia vão morrer.

2. Não-funcionalidade do organismo -
a pessoa que morreu não sente mais nada,
seu coração parou de bater e existe agora um corpo inerte.

3.Irreversibilidade- quem morre não volta mais.

Quando a criança perguntar, responda objetivamente se foi o suficiente ela avisa,mudando de assunto ou brincando de alguma coisa; senão vai voltar a perguntar, ou vai encenar algo, ou brincar representando sua dúvida.

Os médicos também se angustiam com a morte, não é fácil lidar com falecimentos diariamente. Deve ser um esforço das famílias e das escolas trazer a morte para a vida e naturalizá-la novamente, lidando com isso mais tranqüilamente no dia a dia.

Lucélia Paiva
(Psicóloga, mestrada em Ciências e doutorada)

Fonte:
http://www.sinprosp.org.br

2 de mai. de 2008

Figura Materna- afetividade

É fundamental trabalhar conceitos como afeto e sensibilidade.

Para reconhecer a figura da mãe com afetividade, a educadora Marília Marques Machado sugere a produção de um texto coletivo:
-Apresente um cartaz com fotos de mulheres de diversas etnias, níveis sócio-econômicos e profissões.
-É importante que as figuras mostrem pessoas em atividade.
-Promova um debate sobre o que é a
mãe, qual a sua importância e o que ela faz.

-Depois os alunos contam como gostariam que fossem suas mães e mandam um recado para elas.
-Anote tudo o que for falado pelas crianças.
-O texto será feito a partir desses comentários espontâneos.
-Cada aluno recebe uma folha com o texto pronto, faz uma ilustração e entrega à pessoa que pretende homenagear.
Outras sugestões:
-promover um recital
-montar um mural com as fotos e a produção dos alunos
-realizar atividades baseadas no livro Se as Coisas Fossem Mães
Os estudantes da Escola Martim Pescador, na Ilha do Governador, RJ, depois de ler este livro, criaram os próprios personagens: a Mãe Televisão, a Mãe Lua, a Mãe Terra, a Mãe Música etc.
Conta a supervisora Vera Wanderley:

"Com a atividade eles perceberam que a figura materna
está em muitas coisas, não importando
se é mãe verdadeira ou postiça,
mãe vovó ou mãe titia"
"Sem falar no pai,
que muitas vezes
também é
mãe."


Você tem o hábito de estudar?

"Quantos professores têm bons hábitos de estudo?
Será que é possível ensinar isso aos estudantes sem dominar os procedimentos?
Estudar é uma técnica que pode ser aprendida,de preferência logo nas séries
iniciais.

Conheça algumas regras básicas para fazer dessa atividade uma grande e prazerosa descoberta.
(Sugestões dos professores Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, psicólogo da Universidade Estadual do Vale do Acaraú, em Fortaleza, e Frater Henrique Cristiano José Matos, do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e do Instituto São Tomás de Aquino)

1. Leia:
Reconhecer a fonte
Detectar idéias-chave
Armazenar dados
Construir significados
Memorizar os conceitos
Registrar idéias


2. Resuma
Resumo — pequena redação, contém a essência do texto.
Esquema — retrato sintético do assunto, por meio de setas, chaves e colchetes.


3. Pesquise
Complementar informações sobre o tema, em várias fontes, seja na internet ou numa biblioteca.

4. Documente
Após a leitura e a pesquisa escrever fichas sobre o que leu e estudou, para organizar as informações e auxiliar na fixação dos conhecimentos.




Trabalhando a Imagem Materna

O Dia das Mães pode representar um dilema:

-o aluno cria o presente e não têm a quem presentear

-crianças criadas pela avó ou pela tia

-pais separados, com novos parceiros e filhos da primeira, da segunda, da terceira união

-a criança percebe que tem várias mães: a biológica, a madrasta, a nova namorada do pai...

O neuropsicólogo Egídio Romanelli sugere :

-centrar os trabalhos no desenvolvimento da afetividade

-que a criança imagine a figura da mãe como a mulher que cuida dela

-deixar livre a escolha da pessoa homenageada


Fonte
Luciana Zenti
www.ensino.net/novaescola/132_mai00/html/maes.htm

AFETIVIDADE


  • É parte de nossa vida psíquica

  • Interfere no nosso comportamento

  • Compõem-se por dois afetos básicos: o AMOR e o ÓDIO

  • Se expressa através de: EMOÇÕES e SENTIMENTOS

EMOÇÕES



  • raiva, nojo, medo, vergonha, desprezo, tristeza, alegria, empolgação, paixão, atração e outras.

  • Fortes batimentos cardíacos, tremores, risos, choro, lágrimas, expressões faciais, jeito de falar e outras reações orgânicas

  • fortes, fracas, passageiras,duradouras e podem mudar com o tempo

  • têm uma função adaptativa e a uma possibilidade de linguagem

SENTIMENTOS


1 de mai. de 2008

Música- OS SONS DO X

(Melodia de “A barata diz que tem”,
Letra de Lizette Geny Rando)

A letra X diz que tem
quatro sons de arrepiar.

É verdade? É mentira?
Vamos ver e comprovar!
Ra ra ra rê rê rê
Essa eu quero conhecer!

Essa letra diz que tem
Som de s! Som de s!

Que está em: explicar,
m extenso e aproximar.
Ra ra ra, ri ri ri
Esse eu já percebi!

Quem consegue adivinhar
qual o som que o X tem

em: exame, exagerar
quem já sabe vai cantar:
Ra ra rê rê rê
O som dele é de z!

Quando tem som de cs
o X é mesmo engraçado!

Leia: fixo, maxilar;
mas não vá se atrapalhar!
Ra ra ra, ri ri ri
É engraçado e me faz rir!

Uma letra tão versátil
como o X não há igual!
Pois em: roxo e abaixar
Tem o som de ch!
Ra ra ra , rê rê rê
Essa letra eu já sei ler!

O X é mesmo danado,
É danado pra valer!

Variando os seus sons
tenta enganar você!
Ra ra ra, ri ri ri
Ele não vai conseguir!

Com que letra?

As dúvidas ocorrem porque os sons que pronunciamos ao falar
podem ser representados por diferentes letras, dependendo da palavra.

Decidindo com rapidez :
-
consultar o dicionário.
-conhecer as regras da língua



Mas antes precisamos entender como as letras sofrem variações:
- de acordo com a posição que ocupam em cada palavra
(no começo, no meio ou no fim)
- conforme o modo como estão agrupadas: RR, CH, LH, NH


Pode ser a história da palavra, e não uma regra, que justifica sua forma escrita.
Assim acontece com as palavras de origem latina, indígena, árabe ou grega que foram agregadas
à nossa língua.









http://www.klickeducacao.com.br/

29 de abr. de 2008

Consoantes

Em português são geralmente sonoras:
- as vogais
- e as consoantes /b/,/d/,/g/,/v/,/z.


No campo gramatical, são sonoras:
- as vogais, as consoantes líquidas e as nasais;
- as oclusivas e as constritivas formam pares opositivos em que uma consoante sonora se opõe a uma surda:/b/:/p/,/d/:/t/,/g/:/q/,/v/:/f/,/z/:/s/,/j/:/x/;


As consoantes sonoras distinguem-se das surdas por uma articulação fraca ou branda.

Dependendo da região do falante ou do alfabetizando em leitura, o ensurdecimento pode ser também uma marca dialetal ou uma variação lingüística.

O ensurdecimento é um fenômeno que consiste na perda da sonoridade de um fonema sonoro. As sibilantes e chiantes sofrem ensurdecimento antes de consoante surda ou pausa, como na palavra paz, em pa[z] duradoura, pa[s] terrestre.

O que é consoante?

Foneticamente e do ponto de vista articulatório:
som em que a corrente de ar encontra, na cavidade bucal, algum tipo de empecilho, seja total (oclusão), seja parcial (estreitamento).

As consoantes são fonemas de difícil articulação ou produção da fala.
É particularmente difícil de ser articulado, isoladamente.
Quando em sílaba ou expresso em palavra, essa dificuldade é ainda maior.

Por isso, podemos entender por consoante, foneticamente, um tipo de som que funciona nas margens das sílabas, ou seja, som assilábico, não constituindo o núcleo da sílaba, nem podendo formar sozinho uma sílaba.

Com a fonética, podemos melhor entender o nosso dialeto e as razões que levam a um falar diferente, mesmo que estejamos em um mesmo país, como ocorre no Brasil.

No mundo da escola, caberá ao professor do ensino fundamental também se apoderar de conhecimentos da Fonologia.

Não há como o professor ou professora orientar ou corrigir bem alterações ortográficas do seu aluno sem uma base fonológica.
Sem esse conhecimento, o aluno, por sua vez, não dá aquele “estalo” ou “ insigt”, pronto para a leitura inicial.


Vicente Martins
Fonte: Usina de Letras