28 de mar. de 2008

Como fazer um fantoche de Caixa de Leite

Para fazer esse fantoche você vai precisar de:
  • caixas de leite longa vida
  • lã ou papel crepom
  • folha de papel pardo ou coloridas
  • cola
  • papel sulfite
  • fita crepe ou durex
  • tesoura

1) Lave a caixa de leite e recorte 1 lateral, 1 frente e 1 lateral,


2) Abra-a e dobre como se fosse fantoche, testando, colocando suas mãos na abertura

3) Cole com uma fita crepe as abinhas e encape com papel pardo ou outro tipo de papel.

E na parte interna, cole papel vermelho .

4) Pronto? Ficou assim?

Faça olhinhos, narizinho e boquinha e cole-os.
Cole o cabelinho que pode ser lã ou papel crepom.


5) Você pode incrementar fazendo filhotinhos com caixinhas menores
de remédio ou puro-purê...
ou fazer animaizinhos como sapinhos, ovelhas, etc.

6) Agora treine com o seu fantoche.
As crianças gostam muito disso.


http://linolica.vilabol.uol.com.br/fantoche1.htm

Mais explicações aqui: como movimentar o fantoche.

27 de mar. de 2008

Dia Dos Povos Indígenas


"Convivendo com estereótipos irreais, os povos indígenas continuam buscando sua completa inserção na sociedade brasileira. Nesse sentido, avanços ocorreram em vários setores, como o da Educação, na qual se defende um maior respeito à diversidade cultural e lingüística das populações indígenas brasileiras. Aproveitando o mote do Dia dos Índios, comemorado anualmente no dia 19 de abril, a equipe pedagógica do CRE elaborou um roteiro de sites que contextualizam a questão indígena, além de trazer colaborações para compreender as principais características culturais desses povos."

25 de mar. de 2008

Outono

http://www.ibge.gov.br/7a12/voce_sabia/datas/data.php?id_data=18

Texto em linguagem apropriada para os alunos.
O site traz textos para as datas comemorativas do ano.

Animação- Estações do Ano

Animação que esclarece muito o movimento de translação da Terra e as estações do ano,
veja:


http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/animacoes/anima.shtml?182_equinocio_solsticio.swf

Estações do ano no Brasil

A partir do deslocamento do Sol, ao longo da linha de horizonte,
definiu-se o início de cada uma das estações do ano :

  • Equinócio de Primavera (22 e 23 de setembro)
  • Solstício de Verão (22 e 23 de dezembro)
  • Equinócio de Outono (20 e 21 de março)
  • Solstício de Inverno (22 e 23 de junho)
Entretanto, as quatro estações, só existem de fato:
  • na Região Sul,
  • no Estado de São Paulo ,
  • nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro

Na Amazônia não há variação significativa de
temperatura e pluviosidade durante o ano todo,
por isso na prática não há estações do ano.

Nas demais regiões, existem apenas duas estações:

  • a estação chuvosa
  • e a estação seca.

Estações do Ano


http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/estacoes.html

As estações do ano são consequência das variações da inclinação do eixo da Terra, girando em sua órbita elíptica em torno do sol.

Os nomes foram dados em funções das condições climáticas gerais do período dos habitantes das zonas temperadas, tais como:
Primavera (Do latim: primo vere, no começo do verão). Representa a época primeira, a estação que antecede o Verão.
Verão (Do latim vulgar: veranum, veranuns tempus, tempo primaveril ou primaveral) Semelhante a vernal, isto é, relativo a primavera.
Outono (Do latim: autumno). Usualmente conhecida como o tempo da colheita.
Inverno (Do latim: hibernu, tempus hibernus, tempo hibernal). Associado ao ciclo biológico de alguns animais ao entrar em hibernação e se recolherem durante o período de frio intenso.

Os diferentes arcos de trajeto do Sol ao longo do ano refletem maiores e menores permanências desse astro no céu a cada dia:
Solstício de Verão - período de claridade mais longo do ano.
Solstício de Inverno - menor período de claridade do ano.
Equinócio de Primavera - igual período de claridade e de escuridão.
Equinócio de Outono - igual período de claridade e de escuridão.

24 de mar. de 2008

Dobradura da Pomba

Trabalhando o texto: A Páscoa e seus Símbolos

Com os alunos de 3ª e 4ª série, podemos fazer uma atividade de grupo.
Cada grupo recebe um trecho, sobre um dos símbolos da Páscoa,
dentro do tempo determinado lêem entre si, interpretam o texto.
Depois a profa escolhe uma pessoa de cada grupo para responder:
Exemplo:
PÁSCOA
SÍMBOLO / SIGNIFICADO

cordeiro / Jesus, nosso Salvador

A profa anota na lousa , todos copiam e ilustram no caderno.

Lembrança de Páscoa


Esta idéia da Cris Rocha é muito legal!

"Nessa lembrancinha você vai usar apenas um bombom sonho de valsa, é muito fácil de fazer".

http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/2008/03/pscoa.html

21 de mar. de 2008

Dobradura do coelho

Forma básica
"O segredinho é inverter a dobra da cabeça fazer um corte separando as orelhas (pelo vinco do meio da "casquinha"),abrir com delicadeza o lugar dos cortes (ver na foto).Passar um tiquinho de cola por dentro,na altura das orelhas.Não fica lindo?!"


20 de mar. de 2008

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

OVOS DE PÁSCOA
Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida.
Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, se deu com o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra.
COELHO
Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa.
CORDEIRO
No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito.
Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados.
CÍRIO PASCAL
É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
GIRASSOL
Representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
PÃO E VINHO
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos.
Jesus na Última Ceia, ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...".
Portanto, o pão e o suco de uva (vinho sem fermentação) são símbolos do corpo e sangue de Cristo.
COLOMBA PASCOAL
O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.
SINO
No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
QUARESMA
Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.
ÓLEOS SANTOS
Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para os cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para viverem o evangelho de Jesus Cristo.

http://mundoeducacao.uol.com.br/pascoa/pascoa-crista.htm

História da Páscoa

Para os cristãos

É celebrada a ressurreição de Cristo, ocorrida três dias após sua crucificação, de acordo com o Novo Testamento. Como não se sabe exatamente o dia da ressurreição, comemoramos a páscoa no primeiro domingo depois da lua cheia que ocorre no dia 21 de março ou depois dele, chamada data do equinócio.

Para os judeus, o Pessach (passagem em hebraico), determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egito.

Para os grupos pastoris, que viviam na terra de Canaã no segundo milênio antes de Cristo, a festa da Páscoa pedia proteção durante a travessia.No final das chuvas, entre março e abril, eles abandonavam suas terras e viajavam para a região das planícies, mais férteis.

Muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa, como os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da páscoa são vestígios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, posteriormente foram aprendidas pelas celebrações cristãs, depois da cristianização dos pagãos germânicos.

http://www.brasilescola.com/pascoa/pascoa-crista.htm

http://mundoeducacao.uol.com.br/pascoa/historia-pascoa.htm

19 de mar. de 2008

Jogo Ortográfico

Preparação
Escolher previamente as palavras, dentre as que estão sendo estudadas
Ter cartões com as letras das palavras escolhidas
(se quiser, ter letras diferentes também).

Execução
Separar a classe em duas equipes
Em cada rodada chamar alguns de cada equipe
Distribuir as letras entre eles e "cantar" a palavra
A equipe que formar a palavra corretamente ganha um ponto.
(Se alguma letra recebida não fizer parte da palavra, esta pessoa deve ficar fora da formação).

14 de mar. de 2008

Alfabetização

Os níveis estruturais da linguagem escrita podem explicar as diferenças individuais e os diferentes ritmos dos alunos. Segundo Emilia Ferreiro são:

1) Nível Pré-Silábico- não se busca correspondência com o som;
hipóteses estabelecidas em torno do tipo e da quantidade de grafismo.

A criança tenta nesse nível:
· diferenciar entre desenho e escrita
· utilizar no mínimo duas ou três letras para escrever palavras
· reproduzir os traços da escrita (imprensa ou cursiva), escolhendo a que lhe é mais familiar

· percebe que é preciso variar os caracteres para obter palavras diferentes

2) Nível Silábico-

Silábico- compreende que as diferenças na representação escrita está relacionada com o "som" das palavras, o que a leva a sentir a necessidade de usar uma forma de grafia para cada som. Utiliza os símbolos gráficos de forma aleatória, usando apenas consoantes, ora apenas vogais, ora letras inventadas e repetindo-as de acordo com o número de sílabas das palavras.

Silábico- Alfabético- convivem as formas de fazer corresponder os sons às formas silábica e alfabética e a criança pode escolher as letras ou de forma ortográfica ou fonética.


3)Nível Alfabético- a criança agora entende que:
· a sílaba não pode ser considerada uma unidade e que pode ser separada em unidades menores
· a identificação do som não é garantia da identificação da letra, o que pode gerar as famosas dificuldades ortográficas
· a escrita supõe a necessidade da análise fonética das palavras

6 de mar. de 2008

Pense nisto

"Quanto mais rica a experiência humana,
tanto maior será o material disponível
para a imaginação e a criatividade".

Lev Vygotsky

Tudo que eu devia saber aprendi no Jardim de Infância

Robert Fulghum (adaptado e traduzido por Paulo R. Motta )

A maioria das coisas que eu realmente precisava aprender sobre como viver,
fazer e ser, eu aprendi no Jardim de Infância.
Sapiência não se encontrava no topo da montanha das escolas de pós-graduação, mas no pátio do jardim.

Essas são as coisas que aprendi:
- Compartilhar todas as coisas;

- “Jogue limpo” e não bata nos colegas;

- Não pegue nada que não seja seu;

- Limpe a bagunça que você fez;

- Coloque tudo de volta nos seus lugares;

- Peça desculpas quando você magoar alguém;

- Sempre dê a descarga e lave as mãos, sobretudo, antes das refeições.

- Viva uma vida equilibrada: além de trabalhar, desenhe, pinte, cante e dance um pouco todos os dias. Lembre-se também de que leite frio e biscoitos fresquinhos podem ser bons para você.

- Tire uma soneca à tarde e, quando sair às ruas, cuidado com o trânsito, dêem as mãos e permaneçam juntos.

-
Cultive a imaginação. Lembre-se da semente de feijão que a professora colocava no vaso de água. As raízes cresciam para baixo e as folhas para cima e ninguém sabia explicar por quê. Nós somos parecidos. Os peixinhos do aquário, os passarinhos da gaiola, as sementes do feijão, todos morrem também.

- Recorde-se do grande e melhor conselho da época: Olhe! Olhe ao seu redor! Tudo o que você precisa saber está aí a sua volta.

- As regras de ouro: paz, amor, ecologia e uma vida saudável.

- Imagine como o mundo seria melhor se todos tivessem um lanchinho com leite e biscoitos às 3 da tarde e, em seguida tirassem uma soneca.

- Imagine se fosse política nacional que todos os cidadãos tivessem que limpar a sua própria bagunça e colocar as coisas de volta em seus lugares. Imagine se todos dessem as mãos e permanecessem juntos.

Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infânciaRobert Fulghum – ed. Best Seller (ISBN 8571239045)

Este texto é um resumo da tese do Dr. Robert Fulghum,transformada em livro que se tornou um best-seller nos Estados Unidos.Escritor Americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas.É filósofo, teólogo, dedica-se às Artes e é professor numa universidade americana.
Contribuição do
Baú de Idéias

1 de mar. de 2008

Ensinar é...

Ensinar
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre
jamais...

Rubem Alves

26 de fev. de 2008

Tipos de alunos

Para descontrair... !!!

Tem o aluno religioso: sempre que ele vem ,você diz -"pelo amor de Deus!"

Tem o aluno matemático: ele sempre te faz contar até dez pra não perder a paciência...

Tem o aluno relojoeiro: ele sempre está desmontando alguma coisa ...

Tem o aluno atleta: sempre está correndo e pulando os obstáculos...

Tem o aluno lixeiro: ele não sai do lixo, apontando os lápis ...

Tem o aluno detetive: aquele que fuça em tudo que não é dele ...

Tem o aluno músico: ele sempre está batucando na mesa ...

Tem o aluno hipocondríaco: ele sempre inventa alguma doença pra faltar ...

Tem o aluno leiteiro: ele só aparece quando chega o leite...

Tem o aluno " homem invisível": ele sempre está no meio da bagunça, mas nunca ninguém viu ...

Tem o aluno "tropa de elite" : te faz pensar em desistir todos os dias ....

Tem o aluno "gerente": cuida da vida de todo mundo ...

Tem o aluno "anticristo": ele inferniza todos os seus dias ...

Tem o aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo ...

Tem o aluno sombra: não desgruda nunca de você ...

Tem o aluno astronauta: está sempre no mundo da lua ...

Tem o aluno catavento: roda, roda, mas não chega a lugar algum ...

Tem a aluna noiva: chega sempre atrasada ...

(Retirado de um tópico da Comunidade do Orkut Trabalho com Educação...)

4 de fev. de 2008

Jogo do Labirinto

Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Elaborado pelo matemático Antonio Carlos Lopes Bigode, esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.

http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_jogos/gal_jogos_267978.shtml

Maiores detalhes na edição de janeiro/2008 da Revista Nova Escola