Lev Vygotsky
6 de mar. de 2008
Pense nisto
Lev Vygotsky
Tudo que eu devia saber aprendi no Jardim de Infância
A maioria das coisas que eu realmente precisava aprender sobre como viver, fazer e ser, eu aprendi no Jardim de Infância.
Essas são as coisas que aprendi:
- Compartilhar todas as coisas;
- “Jogue limpo” e não bata nos colegas;
- Não pegue nada que não seja seu;
- Limpe a bagunça que você fez;
- Coloque tudo de volta nos seus lugares;
- Peça desculpas quando você magoar alguém;
- Sempre dê a descarga e lave as mãos, sobretudo, antes das refeições.
- Viva uma vida equilibrada: além de trabalhar, desenhe, pinte, cante e dance um pouco todos os dias. Lembre-se também de que leite frio e biscoitos fresquinhos podem ser bons para você.
- Tire uma soneca à tarde e, quando sair às ruas, cuidado com o trânsito, dêem as mãos e permaneçam juntos.
- Cultive a imaginação. Lembre-se da semente de feijão que a professora colocava no vaso de água. As raízes cresciam para baixo e as folhas para cima e ninguém sabia explicar por quê. Nós somos parecidos. Os peixinhos do aquário, os passarinhos da gaiola, as sementes do feijão, todos morrem também.
- Recorde-se do grande e melhor conselho da época: Olhe! Olhe ao seu redor! Tudo o que você precisa saber está aí a sua volta.
- As regras de ouro: paz, amor, ecologia e uma vida saudável.
- Imagine como o mundo seria melhor se todos tivessem um lanchinho com leite e biscoitos às 3 da tarde e, em seguida tirassem uma soneca.
- Imagine se fosse política nacional que todos os cidadãos tivessem que limpar a sua própria bagunça e colocar as coisas de volta em seus lugares. Imagine se todos dessem as mãos e permanecessem juntos.
Fonte: Tudo que Eu Devia Saber Aprendi no Jardim de infânciaRobert Fulghum – ed. Best Seller (ISBN 8571239045)
Este texto é um resumo da tese do Dr. Robert Fulghum,transformada em livro que se tornou um best-seller nos Estados Unidos.Escritor Americano, cujos livros estão traduzidos em 27 línguas.É filósofo, teólogo, dedica-se às Artes e é professor numa universidade americana.
Contribuição do Baú de Idéias
1 de mar. de 2008
Ensinar é...
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre
jamais...
Rubem Alves
26 de fev. de 2008
Tipos de alunos
Tem o aluno religioso: sempre que ele vem ,você diz -"pelo amor de Deus!"
Tem o aluno matemático: ele sempre te faz contar até dez pra não perder a paciência...
Tem o aluno relojoeiro: ele sempre está desmontando alguma coisa ...
Tem o aluno atleta: sempre está correndo e pulando os obstáculos...
Tem o aluno lixeiro: ele não sai do lixo, apontando os lápis ...
Tem o aluno detetive: aquele que fuça em tudo que não é dele ...
Tem o aluno músico: ele sempre está batucando na mesa ...
Tem o aluno hipocondríaco: ele sempre inventa alguma doença pra faltar ...
Tem o aluno leiteiro: ele só aparece quando chega o leite...
Tem o aluno " homem invisível": ele sempre está no meio da bagunça, mas nunca ninguém viu ...
Tem o aluno "tropa de elite" : te faz pensar em desistir todos os dias ....
Tem o aluno "gerente": cuida da vida de todo mundo ...
Tem o aluno "anticristo": ele inferniza todos os seus dias ...
Tem o aluno psicólogo: sempre vem te falar o que os outros estão sentindo ...
Tem o aluno sombra: não desgruda nunca de você ...
Tem o aluno astronauta: está sempre no mundo da lua ...
Tem o aluno catavento: roda, roda, mas não chega a lugar algum ...
Tem a aluna noiva: chega sempre atrasada ...
(Retirado de um tópico da Comunidade do Orkut Trabalho com Educação...)
4 de fev. de 2008
Jogo do Labirinto
Para fazer um belo gol nesse campo de futebol, é preciso estar afiado na tabuada. Elaborado pelo matemático Antonio Carlos Lopes Bigode, esse desafio coloca em jogo as propriedades da multiplicação.http://revistaescola.abril.com.br/multimidia/pag_jogos/gal_jogos_267978.shtml
Maiores detalhes na edição de janeiro/2008 da Revista Nova Escola
27 de jan. de 2008
BARALHO DA TABUADA


Objetivos:
Fixar fatos fundamentais
Participar adequadamente de atividade grupal
Preparação:
Colar em papel cartão as cartas, recortar e plastificar.
Modo de jogar:
Podem participar de
Distribuir as cartas igualmente entre os jogadores
O grupo escolhe a ordem de participação dos jogadores.
Inicia-se o jogo com o 1º jogador colocando uma carta sobre a mesa.
O próximo jogador deve colocar a carta que tem a resposta nos cantos,
se não tiver, passa a vez
UTILIZAÇÃO DE JOGOS
Por quê? – Além do aspecto lúdico, o jogo propicia situações que, podendo ser comparadas a problemas, exigem soluções vivas, originais, rápidas.
Quando? - Uma vez por semana, pelo menos durante um mês, para que os alunos se apropriem do jogo, de suas regras e dos conhecimentos matemáticos nele envolvidos.
Como aplicar? Opções:
- Dividir a classe em dois grandes grupos.
- Formar um pequeno grupo para jogar com o professor e depois cada um dos componentes será responsável para ensinar outro grupo de colegas.
- Dar as instruções para o grupo ler.
E depois? “volta à calma”
- Conversa sobre o jogo -Como foi jogar? Quem gostou e por quê? Quem não gostou? Todos jogaram adequadamente? O que poderia ser melhor?
- Reforçar valores (cooperação, vencedor, perdedor, seguir as regras combinadas).
- Relatórios escritos.
Como agir na hora da briga
- Separe os envolvidos do grupo
- Não tome partido
- Espere alguns momentos até que as crianças se acalmem e converse separadamente com cada uma
- Incentive cada um dos alunos a expor seus sentimentos
- Estimule o aluno a pensar no que o outro pode ter sentido
- Pergunte o que ele poderia fazer para evitar o conflito
- Coloque os dois frente a frente e refaça as perguntas
- Peça-lhes que sugiram uma solução para que o fato não ocorra novamente
- Se os dois consentirem, use o episódio como exemplo para a classe toda aprender com a experiência.
(NOVA ESCOLA ano XVIII Nº168- Cássia de Souza)
Dinâmica de grupo para Inclusão
O TERREMOTO – INCLUSÃO
Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar
Desenvolvimento: Dividir em grupos de três pessoas, lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador. As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes. A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:
1 - MORADOR!!- Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.
2 - PAREDE!!- Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém.
3 - TERREMOTO!!- Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...
Conclusão:
Como se sentiram os que ficaram sem casa?
Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?
Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo?Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade?
Sugestão: Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica,
já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!!
Dinâmica para Socialização
Nem o meu, nem o seu, o nosso- PARA FORMAR GRUPO
Objetivo: Propiciar um clima de descontração e integração entre os participantes do grupo.
Material necessário: aparelho para ouvir CD
Descrição da dinâmica:
1. Grupo espalhado pela sala, de pé.
2. Pedir que todos se movimentem pela sala de acordo com a música, explorando os movimentos do corpo. Pôr música com ritmo cadenciado. Tempo.
3. Parar a música. Solicitar que formem dupla com a pessoa mais próxima e que, de braços dados, continuem a se movimentar no mesmo ritmo, procurando um passo comum, quando a música recomeçar.
4. Após um tempo, formar quartetos, e assim sucessivamente, até que todo o grupo esteja se movimentando junto, no mesmo passo.
5.Pedir que se espalhem novamente pela sala, parando num lugar e fechando os olhos.
6. Solicitar que respirem lentamente, até que se acalmem.
7. Abrir os olhos, sentar em círculo.
8. Plenário - refletir sobre os seguintes pontos:
- O que pôde perceber com esta atividade?
- Que dificuldades encontrou na realização da dinâmica?
- Como está se sentindo?
Comentários:
Este é um trabalho leve e de muita alegria. O grupo se movimenta de forma descontraída, o que cria um clima propício para se trabalhar a integração entre os componentes. Pode ser enriquecido e acrescido de novas solicitações.
A atividade propicia, também, uma reflexão sobre a identidade do grupo, as diferenças de ritmo entre os participantes, a facilidade ou a dificuldade com que alcançam a harmonia, chegando a um passo comum.
O facilitador pode explorar a atividade, criando movimentos e formas que desafiem o ritmo grupal.
Fonte: Projeto Memorial Pirajá.
26 de jan. de 2008
JOGO Tirando do prato
- Aplicação: os jogadores começam com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças, quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.
Veja mais jogos: http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com/
25 de jan. de 2008
Construindo a Educação

- Definir os objetivos, de acordo com os interesses e as possibilidades do aluno.
- Depois o caminho para alcançá-los, com materiais, espaços, técnicas e tempo disponíveis.
- Entre o primeiro e o último ponto é preciso caminhar muito, mas quem faz o percurso encontra a chave do sucesso.”
(Fonte:Nova Escola Ano XIV nº126 por Adriana Vera e Silva)
17 de jan. de 2008
Dicas para professores iniciantes

Conteúdo: O que vai pôr no quadro e o que e vai dizer.
Varie as estratégias:
Faça os alunos se mexerem de vez em quando
Pergunte
Trabalhe em dupla ou em grupo.
Dirija-se a um aluno específico
para o espelho,
para um conhecido.
grave-se ou filme-se
Procure variar o tom de voz.
Repita e/ou enfatize com a voz algumas passagens mais importantes.
Emoções geralmente contém uma mensagem.
Saiba o conteúdo e mais um pouco.
Diga quando sabe, quando não tem certeza e quando não sabe.
Se alguém conversar alto e você não fizer nada,
abre caminho para que aconteça de novo.
Construa um bom relacionamento com a turma e com os alunos
Coloque-se no lugar do aluno
Visualize-se sentado numa das carteiras
Lembre-se de suas próprias experiências
Leia e procure aplicar as idéias de livros de didática.
Haverá sempre algo a mais para se aprender com:
-colegas - consigo mesmo - coordenador - alunos.
Autor : Virgílio Vasconcelos Artigo completo no site:
14 de jan. de 2008
Jogo do camaleão
Coloca-se uma criança (camaleão) junto à parede, virada para ela e de olhos tapados pelas mãos. As restantes crianças estão colocadas à vontade, a uma distância de cerca de dez metros.
Ao sinal de início do jogo, as crianças perguntam em coro àquela que está junto da parede: “Camaleão, de que cor?” . O camaleão responde dizendo uma cor, por exemplo, o azul.
Mal diz a cor, neste exemplo, o azul, o camaleão vira-se e começa a correr atrás dos colegas, que fogem.
Ao fugir, as crianças procuram um objecto da cor escolhida e tocam nele, a fim de se livrar. Neste caso, o camaleão não as pode caçar. Só pode caçar aquelas crianças que ainda não se livraram, ou seja, não tocaram na cor escolhida.
Se o camaleão tocar em alguém antes de se livrar, este passa a ser o novo camaleão.
Se o camaleão não conseguir caçar ninguém, continua nesta função.
De referir que, quando as crianças fazem a pergunta: “Camaleão, de que cor?”, e este responde “cor de burro quando foge”, as crianças ficam quietas, não podendo fugir. Aquela que se mexer perde e passa a ser o novo camaleão.
Fonte: http://www.prof2000.pt/users/cfpoa/jogosinfantis/Index.htm
Pesquisa feita através de http://caderno-de-actividades.blogspot.com/
10 de jan. de 2008
Baú das Dobraduras

http://baudasdobraduras.blogspot.com/ Este blog é atraente e bastante útil em nosso trabalho, traz :
- muitas sugestões
- exemplos de atividades
- diagramas
- fundamentação teórica
“Uso o origami
nas minhas aulas com as crianças
e para decorar minha sala.
Considero o origami uma arte.”
26 de dez. de 2007
15 de dez. de 2007
Projeto de Natal

PORTO ALEGRE, 1997.
PROJETO 3ª SÉRIE - "NATAL"
Há uma apresentação detalhada das etapas
seguidas e do resultado nas produções dos alunos.
Fiquei encantada!!!!!!!
http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal02.html
14 de dez. de 2007
"Tudo" sobre o Natal
13 de dez. de 2007
Poema de Natal
O nosso menino
Nasceu em Belém.
Nasceu tão-somente
Para querer bem.
Nasceu sobre as palhas
O nosso menino.
Mas a mãe sabia
Que ele era divino.
Vem para sofrer
A morte na cruz,
O nosso menino.
Seu nome é Jesus.
Por nós ele aceita
O humano destino:
Louvemos a glória
De Jesus menino.
Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 2001, pág. 137.




