15 de dez. de 2007

Projeto de Natal

Pesquisando sobre o Natal no Brasil, encontrei o projeto realizado na:

ESCOLA E. ENG.º ILDO MENEGHETTI
PORTO ALEGRE, 1997.
PROJETO 3ª SÉRIE - "NATAL"


Há uma apresentação detalhada das etapas

seguidas e do resultado nas produções dos alunos.

Fiquei encantada!!!!!!!

http://educadi.psico.ufrgs.br/ildo/proj97/natal/natal02.html


14 de dez. de 2007

"Tudo" sobre o Natal

Site com muitas informações sobre o Natal :

http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Natal/natal.htm#Origem%20do%20Natal

  • Ciclo Natalino
  • Origem do Natal
  • O "Feliz Natal" no mundo
  • Simbologia
  • O Natal na Pintura

13 de dez. de 2007

Poema de Natal


Canto de Natal

O nosso menino

Nasceu em Belém.

Nasceu tão-somente

Para querer bem.

Nasceu sobre as palhas

O nosso menino.

Mas a mãe sabia

Que ele era divino.

Vem para sofrer

A morte na cruz,

O nosso menino.

Seu nome é Jesus.

Por nós ele aceita

O humano destino:

Louvemos a glória

De Jesus menino.



A poesia acima foi extraída da "Antologia Poética - Manuel Bandeira",

Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 2001, pág. 137.


28 de nov. de 2007

Assim se entende o Natal



Nem todas as crianças conhecem a verdadeira história do Natal.
Por este motivo trabalhamos em sala este presépio: uma maneira lúdica de entender o Natal.


Alunos da 3ª série da EMEF Diogo Ribeiro, Miracatu/SP, confeccionam um presépio.

E este é um dos trabalhos prontos.

22 de nov. de 2007

Natal Diferente

"Queridos(os) amigos(as),

Que tal fazer algo diferente, este ano, no Natal ?
Sim ... Natal ... daqui a pouco ele chega ...
Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17milhões
de cartinhas de crianças pobres e ser o Papai ou Mamãe Noel delas?

Fui informado de que tem cada pedido inacreditável.
Tem criança pedindo um panetone, uma blusa de frio para a avó...

Deixo a idéia lançada.
É só pegar a carta e entregar o presente numa agência dos correios
até dia 20 de dezembro.O próprio correio se encarrega
de fazer a entrega.
DIVULGUEM PARA CONHECIDOS.

Na vida, a gente passa por 3 fases:
quando acreditamos no PapaiNoel,
quando deixamos de acreditar e
quando nos tornamos Papai Noel!!!


Não sei da condição dos seus alunos,
mas que tal transformar isso em atividade?
Poderiam pegar uma cartinha para toda a classe
e ao longo do mês fazer presentes: livros, poesias, etc"


Esta sugestão muito legal foi dada pela JC,
lá na comunidade para professores das 3ª e 4ª séries.

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=18968108&tid=2565765049785429510

20 de nov. de 2007

Lição de Casa

1. Jamais faça a lição por seu filho ou permita que outros o façam.
Tenha clareza de que a lição é de seu filho e não sua,
portanto, ele tem um compromisso e não você.

Deixe-o fazendo a sua tarefa e vá fazer algo seu.
Ele precisa sentir que o momento da tarefa é dele.



2. Organize um espaço e um horário apropriados

para ele fazer as tarefas.

3. Troque idéias ou formule perguntas para ajudar no raciocínio,

mas só se for requisitado. Não dê respostas, faça perguntas,
provoque o raciocínio.

4. Oriente, a correção fica a cargo do professor.
Importante: não vale apagar o erro de seu filho.
Quem deve fazer isso é o professor.

Aponte os erros (torne o erro construtivo).

5. Diga "tente novamente" diante da queixa.
Refaça. Recomece. Caso seu filho perceba que errou,
incentive-o a buscar o acerto ou uma nova resposta.
Demonstre com exemplos que você costuma fazer isso.
Nesse caso, valem os itens anteriores para reforçar este.

6. Torne o erro construtivo.
Errar faz parte do processo de aprender (e de viver!).
Converse, enfatizando a importância de reconhecermos os nossos erros
e aprendermos com eles. Conte histórias que estão relacionadas a equívocos.

7. Lembre-se de que fazem parte das tarefas escolares duas etapas:
as lições e o estudo para rever os conteúdos.

As responsabilidades escolares não findam
quando o aluno termina as lições de casa.
Aprofundar e rever os conteúdos é fundamental.


8. Não misture as coisas.

Lição e estudar são tarefas relacionadas à escola.
Lavar a louça, arrumar o quarto e guardar os brinquedos
são tarefas domésticas.
Os dois são trabalhos, no entanto, de naturezas diferentes.
Não vincule um trabalho ao outro,
e só avalie as obrigações domésticas.


9. Não julgue a natureza, a dificuldade
ou a relevância da tarefa de casa.
A lição de casa faz parte de um processo
que começou em sala de aula e deve terminar lá.
Se você não entendeu ou não concordou,
procure a escola e informe-se.
Seu julgamento pode desmotivar seu filho
e até mesmo despotencializar a professora
e, conseqüentemente, a tarefa de casa e seus objetivos.

10. Demonstre que você confia em seu filho,
respeita suas iniciativas
e seus limites e conhece suas possibilidades.
Crie um clima de camaradagem e consciência na família,
mas não deixe de dar limites e ser rigoroso
com os relapsos e irresponsabilidades.


criado por andreasavoia

http://16101969.blog.terra.com.br/licao_de_casa



18 de nov. de 2007

Pequenas coisas... Grande efeito



Pequenas coisas que ajudam nossos filhos a aprenderem mais:

  1. Escute-os e preste mais atenção aos seus problemas ou probleminhas;
  2. Leia com eles;
  3. Conte-lhes histórias da família;
  4. Limite seu tempo de ver televisão;
  5. Tenha sempre livros e outros materiais de leitura espalhados pela casa;
  6. Ajude-os a encontrar "aquelas palavras" no dicionário;
  7. Motive-os a usar e consultar uma Enciclopédia;
  8. Compartilhe suas histórias, Poemas e Canções favoritas com eles;
  9. Leve-os à Biblioteca para que tenham seu próprio cartão de acesso aos livros;
  10. Leve-os aos Museus e Lugares Históricos, sempre que possível;
  11. Discuta as novidades do dia ou o que achar que mais interessante com eles;
  12. Explore as coisas junto com eles e aprenda sobre plantas, animais, história e geografia;
  13. Ache um lugar sossegado para eles estudarem;
  14. Faça sempre uma revisão nas suas tarefas de casa;
  15. Mantenha sempre contato com seus professores.


    Fonte:
    U.S. Department of Education/Helping Your Child Get Ready For School series


    © 2001-2007 - http://www.sitededicas.com.br - Todos os direitos reservados.

15 de nov. de 2007

Museu Afro Brasil

http://www.museuafrobrasil.com.br/

"O Museu Afro pode ser acessado por todos, tem entrada gratuita,
tem tratamento didático nos seus conteúdos"

Pavilhão Manoel da Nóbrega
Parque do Ibirapuera, portão 10
São Paulo, SP

O Museu funciona todos os dias,
exceto às 2ªs feiras,
das 10h às 17h.


Programação:

  • Exposições
  • Eventos
  • Teatro
  • Galeria de imagens
  • Cursos& oficinas


23 de out. de 2007

Negros Africanos


Viajando pela África (textos para os alunos)

http://www.canalkids.com.br/viagem


Informações e sugestões para o professor:

http://www.acordacultura.org.br/main.asp?Team={D92B201F-6148-4AE1-8A85-CB89A70E1A17}


Estudo em power point que retrata historicamente o desenvolvimento

do sistema de opressão racial brasileiro

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/267990.shtml

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Percebi, ao tratar do assunto da formação da população brasileira
com meus alunos, que não temos consciência de nossa afro-descendência
Por isto este assunto ganha enorme importância: é preciso falar dos negros, não só relacionados
à escravidão, mas estudar a grandiosidade do continente africano e sua história.
Desde 2003, entrou em vigor a Lei nº 10.639 que inclui o ensino de história e cultura africanas
e afro-brasileiras nas escolas.
Se os negros são parte da nossa identidade,
e não conhecemos sua história,
não conhecemos a nós mesmos.

“Os diversos povos que habitavam o continente africano,
muito antes da colonização feita pelos europeus,
eram bambambãs em várias áreas:
  • dominavam técnicas de agricultura, mineração, ourivesaria e metalurgia;
  • usavam sistemas matemáticos elaboradíssimos para não bagunçar a contabilidade do comércio de mercadorias;
  • tinham conhecimentos de astronomia e de medicina que serviram de base para a ciência moderna.

A dominação dos negros pelos europeus se deu basicamente porque a pólvora não era conhecida por aquelas bandas — e porque os africanos recebiam bem os estrangeiros."

( ÁFRICA de todos nós – Nova Escola)

22 de out. de 2007

Biblioteca Digital em Software Livre


O que mais gosto no Orkut são as comunidades,

A minha preferida é "Professores de 3ª e 4ª série"

porque está diretamente ligada à minha área de atuação.

Pois foi lá que conheci um site muitíssimo útil,

sugerido pela Marlene e a Susana confirmou:

“Realmente esse site já esteve perto de fechar por falta de acesso.
É sempre legal divulgá-lo, já baixei muitos vídeos da TV escola lá.

Os vídeos da série Orto-Grafia também é super interessante pra
passar pros alunos, pois são fantoches que explicam
na situação do cotidiano algumas regras de ortografia

Os vídeos da série de Onde vem

Também tem as apostilas do Profa,
vários textos interessantes

Vale a pena navegar mesmo, sempre passo por lá”


http://www.dominiopublico.gov.br/

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do

16 de out. de 2007

Educação Fiscal

“Ao receber os poderes mágicos,
Leãozinho ouviu o som de quatro
letras mágicas:
P N E F.

... descobriu que, estudantes
e professores de todo o país ,que já tinham conhecido a mágica,eram superpoderosos.”

http://leaozinho.receita.fazenda.gov.br/

Site voltado para o público de 07 a 14 anos

"Trata-se de uma ação educativa do PNEF
- Programa Nacional de Educação Fiscal "


É desenvolvido através de:

  • histórias,
  • jogos,
  • biblioteca- com cartilhas, sites, música
  • filmes


CRÉDITOS
S
ecretaria da Receita Federal do Brasil
www.receita.fazenda.gov.br
Todos os direitos reservados – Receita Federal do Brasil e SERPRO.

Copyright ©2002

8 de out. de 2007

Canções para brincar e aprender

Aqui estão dois cds infantis sobre assuntos escolares...




Canções para Brincar de Aprender -Vol.1 e Vol. 2
Playback Incluso

3 de out. de 2007

Curiosidade...

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa!

O que você achou?

extraído: http://blog.orolix.com.br/blog/espacocriativo/

http://eloassessoriapedagogica.com/


Neste site tem muita coisa legal!

Tem mensagens interessantes de incentivos!

30 de set. de 2007

Estamos nas mãos de Portugal!

"A unificação causou uma gritaria danada em Portugal
principalmente porque o acordo é acusado
de abrasileirar demais a língua
e isso seria uma espécie de
colonização feita pela antiga colônia.

Ou seja, Portugal perderia seu posto de metrópole.
Eles afirmam lá que apenas 0,5% das palavras
do Brasil seriam alteradas,
enquanto 1,5% das de Portugal passariam por alterações.
E isso é demais para os portugueses."


"Se o acordo de unificação ortográfica entrar mesmo em vigor,
os oito países da CPLP, passam a ter simbolicamente
o mesmo direito e o mesmo poder sobre a língua."

"Enquanto Portugal não se manifestar, o acordo não entra em vigor.
Estamos mais perto que longe da implantação,
mas não dá para saber quanto tempo ainda vai levar."



Leia mais
Especialista fala sobre o polêmico acordo de unificação ortográfica
Entrevista com José Luiz Fiorin, professor de Lingüística da USP
http://www.sinprosp.org.br/especiais

27 de set. de 2007

Porta-chave de palitos

]
Nos ganchinhos pendure as chaves .
Nos pregadores coloque a correspondência
que acabou de chegar,
assim o destinatário logo
vai vê-la;
pode também deixar recadinhos.

Imagine sua casinha, construa com paciência
colando os palitos uns nos outros,
pressionando um pouco e esperando secar
antes de colar o próximo.

17 de set. de 2007

O que muda na ortografia em 2008?

1. As paroxítonas terminadas em “o” duplo,

Ao invés de “abençôo”, “enjôo” ou “vôo”,

os brasileiros terão que escrever

“abençoo”, “enjoo” e “voo”.


2. Mudam-se as normas para o uso do hífen.


3.Não se usará mais o acento circunflexo nas terceiras pessoas

do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos

“crer”, “dar”, “ler”, “ver” e seus decorrentes,

ficando corretas as grafias “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.


4.Criação de alguns casos de dupla grafia para fazer diferenciação,

tais como “louvámos” em oposição a “louvamos” (presente do indicativo)

e “amámos” em oposição a “amamos” (presente do indicativo).


5.O trema desaparece completamente.


6.O alfabeto deixa de ter 23 letras para ter 26,

com a incorporação de “k”, “w” e “y”.


7.O acento deixará de ser usado para diferenciar

“pára” (verbo) de “para” (preposição).


8.Haverá eliminação do acento agudo nos ditongos abertos “ei” e “oi”de palavras paroxítonas.

O certo será assembleia, ideia, heroica e jiboia.

________________________________________

Fontes: Revista Isto É, Folha de São Paulo e Agência Lusa

Mudanças na Ortografia da Língua Portuguesa

A partir de janeiro de 2008,

a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

(Angola, Brasil, Cabo Verde,

Guiné-Bissau,

Moçambique, Portugal,

São Tomé e Príncipe

e Timor Leste)

terão a ortografia unificada.


Mas, apesar das mudanças ortográficas,

serão conservadas as pronúncias

típicas de cada país.