13 de mar. de 2007

Tábua de Geoplano

Descrição
O Geoplano é constituido por uma tábua onde pinos desenham uma rede quadricular.
Borrachas( elásticos) podem materializar o contorno de polígonos que admitem seus vértices nessa rede.

Nível
Trata-se de um material aberto, que pode receber várias aplicações em variados níveis de desenvolvimento dos alunos, desde primeiros passos até a fim do ensino básico, entre os quais:
- identificação de direções privilegiadas (horizontal, vertical, diagonais ...)
- identificação classificação ou reprodução de polígonos simples ou mais complexos
- realização de figuras semelhantes à outras já realizadas
- medição e comparação de áreas e perímetros-
-transformações geométricas

Preparação do material
Pode se realizar através de uma tábua de compensado de tamanho suficiente, de espessura mínima 10 mm, ou melhor 15 mm, desenhando o quadrículo e plantando nas interseções pregos do tipo "sem cabeça".

9 de mar. de 2007

A música e a criança

Alguns dos benefícios que a música traz:

  • tranqüiliza
  • entretém
  • sensibiliza aos sons
  • melhora a convivência
  • favorece o aprendizado da matemática
  • elimina o medo da solidão
  • desenvolve :
    -fala
    -audição
    -concentração
    -coordenação motora

Aprendizagem de um instrumento:

  • Não impor
  • Iniciar a partir da alfabetização
  • A flauta e o piano são os mais indicados
  • Deixar a criança escolher

Fonte:

Conservatório Musical Heitor Villa Lobos, de Santos
http://guiadobebe.uol.com.br

4 de mar. de 2007

"O que está acontecendo com o meu corpo?"

Por volta dos dez anos de idade, meninos e meninas começam
a sofrer grandes mudanças corporais internas e externas.
Essas modificações, que duram até por volta dos 20 anos,

são provocadas pelos hormônios, substâncias químicas
produzidas por nosso corpo que agem sobre os órgãos
reprodutores e o cérebro.

Existem muitas formas de reagir a essas mudanças.

Talvez você tenha muita curiosidade em relação ao
que vai acontecer com o seu corpo, ou você pode
gostar muito de estar se transformando em um adulto.
É comum nessa idade a gente ter alguns "grilos" sobre
as mudanças ocorridas. Você pode achar que as
mudanças estão ocorrendo muito devagar, ou muito rápido.

Lembre-se: não existe um ser humano igual ao outro.
É normal que as mudanças não aconteçam ao mesmo tempo
e nem do mesmo jeito para todos.

Fonte:Cartilha online “Eu, adolescente de bem com a vida”
http://www.curitiba.pr.gov.br/saude/areastematicas/saude_adolescente/index.htm

Sua Educação é Completa?

A sexualidade é uma coisa natural nos seres humanos, é uma função como tantas outras.
Da mesma forma como orientamos outros aspectos da vida (andar sozinhos, comer, ler etc) necessitamos orientar sobre sexualidade, considerando a idade e o ritmo de desenvolvimento da criança.
Sugestões:
  • usar os nomes corretos das partes do corpo
  • dar a noção de privacidade
  • fazer a criança dormir em sua própria cama
  • tratar de forma natural a curiosidade infantil
  • responder de forma simples e clara, não além do que for perguntado
  • oferecer outras opções de entretenimento, além da mídia exploradora.
  • buscar programas interessantes, de acordo com a sua faixa etária
  • comprar CDs e roupas infantis
  • não estimular namoro, ensinar que isto é para adulto
  • ensinar que não é preciso imitar o comportamento dos outros

    http://guiadobebe.uol.com.br/bb2a3/sexualidade_infantil.htm

    http://www.bebe2000.com.br/materia.asp?materia=757

2 de mar. de 2007

Já ouviu falar da famosa Escola da Ponte?

O educador português conta como é a Escola da Ponte,
em que não há turmas, e diz que
quem quer inovar deve ter mais interrogações que certezas

José Pacheco não é o primeiro — e nem será o último — a desejar uma escola que fuja do modelo tradicional. Ao contrário de muitos, no entanto, o educador português pode se orgulhar por ter transformado seu sonho em realidade. Há 28 anos ele coordena a Escola da Ponte. Apesar de fazer parte da rede pública portuguesa, a escola de ensino básico, localizada a 30 quilômetros da cidade do Porto, em nada se parece com as demais.


http://http://escoladaponte.blogspot.com/

Alunos comprometidos

Isto tem funcionado muito bem na minha turma de 5ºano (antiga 4ªsérie) :

No primeiro mês letivo, incentivo o respeito, a integração e a cooperação entre os alunos, digo que cada fileira será uma equipe.
Faço anotações numa pequena tabela no canto da lousa, conforme o comportamento e realização das atividades. No final da aula contamos os pontos e fazemos classificação em 1º, 2º... e aplaudimos os vencedores.

Todos podemos vencer
Nossa classe será um ótimo lugar para estudar e ter amizade,
quando todos as equipes alcançarem 1º lugar.
Neste segundo mês, quando nossas regras de convivência estão bem estabelecidas, formaremos os grupos de trabalho que substituirão as equipes das fileiras.

1 de mar. de 2007

Como vai seu bolso?

Trabalhamos o paradidático:
Como vai seu bolso?
(Rute Maria Menezes -Editora CPB )





Excelente para aprender a lidar com dinheiro. Traz sugestões de pequenos empreendimentos, ao alcance das crianças, como estes prendedores trabalhados:


Este é o trabalho da Letícia, ela caprichou!



Bem-vindo ao trabalho em grupos

Dividi a classe em grupos, 4 alunos em cada um, com funções definidas:
  • coordenador - conserva a ordem do grupo e incentiva o capricho e a exatidão da tarefa.
  • secretário - cuida da bandeira do grupo e do cartaz de pregas, que contém cartõezinhos referentes a tarefas cumpridas.
  • controlador do tempo e do material - entrega e recolhe materiais ao grupo e controla o tempo destinado à atividade.
  • relator - comunica as dúvidas do grupo ao professor e apresenta o resultado final do trabalho.
A avaliação será feita após a tarefa em grupo, coletivamente.

Vou dar um exemplo: O grupo responderá algumas questões em 30 minutos. Quando todos do grupo concluírem a atividade, o secretário coloca a bandeira do grupo junto à lousa e os cartõezinhos no cartaz de pregas.

As bandeiras dos grupos são colocadas em ordem de conclusão da atividade. Esta seqüência é utilizada para formação de fila, saída para o recreio, etc. Quem pôs a bandeira primeiro, sai primeiro.

Gráfico de tarefas cumpridas














Este cartaz de pregas concentra o desempenho dos alunos em relação a cumprimento de tarefas.
Cada aluno que conclui sua tarefa corresponde a um cartãozinho colorido no seu respectivo grupo. Ao final da aula o cartaz reflete o progresso do grupo, com 4 componentes cada um.
É o secretário do grupo que administra os cartõezinhos.

28 de fev. de 2007

Professor Blogueiro


A revista Época (12 de fevereiro de 2007 p 92)
no artigo "Quer aprender? Crie um blog"
apresenta as vantagens deste recurso
como estratégia de aprendizagem:
  • aproximar professores e alunos
  • permitir maior reflexão sobre o conteúdo
  • manter o professor atualizado
  • criar uma atividade fora do horário de aula
  • trazer experiências de fora da escola
  • divulgar o trabalho do aluno e do professor
  • permitir o acompanhamento
  • ensinar linguagem digital

Vamos lá, estamos no caminho certo!

27 de fev. de 2007

ESTÁ DIFÍCIL DECORAR A TABUADA?




"Tabuada Animada

Aprender tabuada é preocupação dos alunos e principalmente dos pais que buscam estratégias constantes para que a criança obtenha sucesso.
Para auxiliá-los, oferecemos o estímulo e o prazer de aprender - através da música - de uma maneira mais descontraída resgatando um pouco do nosso folclore."
Professora Mestrada Nanci Leite Branquinho


Entre  aqui, ou no site www.aprendaaqui.com.br
e clique no ícone educação no topo do site, a seguir em passo a passo.
Você pode cantar junto, eu gostei!

Outras idéias de como decorar a tabuada (e entendê-la) veja aqui: http://vidadeprofa.blogspot.com/2011/05/tabuada-como-decorar.html

QUESTÃO DE PONTUAÇÃO

Um homem rico estava muito mal, pediu papel, caneta e escreveu assim:
"Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres".
Morreu antes de fazer a pontuação.A quem deixava ele a fortuna?Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida.Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã.Não a meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate.Nada aos pobres.

3) O alfaiate pediu cópia do original.Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais!Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade.Um deles, esperto, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais!Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres.

Assim é a vida.Nós é que colocamos os pontos.E isso faz a diferença. * tio Léo *

20 de fev. de 2007

Ria um pouco


Joãozinho , na aula de Ciências:
- É sério, 'fessôra'! O vírus comeu o meu dever de casa...

_ Mamãe, mamãe! No colégio, as pessoas me chamam de desligado!
- Menino, você mora na casa ao lado...


Vendo o boletim vermelho do neto, o avô resolve passar-lhe um sermão:
- No meu tempo, eu era o melhor aluno em História.
- É, vovô... Mas no seu tempo havia menos 50 anos de História para estudar!

Revista Seleções Reader's Digest, fevereiro de 2007 - páginas 86 e 87
Imagem: www.fotosearch.com.br

19 de fev. de 2007

Passo a passo


baleia

dobradura da baleia

Após estudarmos a história bíblica de Jonas,
cada aluno recebeu uma dobradura e um desafio:
"Quem consegue desdobrar e dobrar novamente?"
Este até foi menos difícil, a maioria conseguiu.
"Agora quem consegue fazer uma baleia igual,
a partir de uma folha
quadrada, sem marcas?"
Este sim foi difícil, uns conseguiram sozinhos,
outros precisaram de ajuda.
Depois colamos a baleia no caderno e
completamos a paisagem com desenhos.

14 de fev. de 2007

Treino da tabuada



Preparar cartões retangulares de 6cm x 10cm, escrever na frente a pergunta e no verso a resposta.
Misturar bem os cartões e juntar num montinho sobre a mesa, o jogador pega um cartão e dá a resposta, vira e já confere se acertou. Vai fazendo um monte dos acertos e outro dos erros e ao final vê qual dos dois montes está maior.
Pode retomar o monte dos erros e tentar mais uma vez.
São muitas as variações, se feito em duplas dá um jogo interessante.

12 de fev. de 2007

Produção de Textos

Depois da produção de texto, os alunos trocam entre si, leêm e dão opinião ao colega autor.
É bonito observar como a maioria gosta de ver seu texto lido e comentado pelos colegas.
Logo após, fazemos uma votação para escolher um dos textos, que será lido para toda a classe.
O professor seleciona um trecho e trabalha coletivamente, na lousa , indagando:"Como podemos aperfeiçoar? "
Só poderemos alterar o que for autorizado pelo autor , sempre pedimos sua permissão, perguntando se o sentido foi preservado.
Ao final todos copiam no caderno, mencionando o autor e acrescentando "REVISTO PELOS ALUNOS DO 5º ANO (antiga 4ª série)".

9 de fev. de 2007

Tabuada Quente


Para incentivar a memorização da tabuada, fazemos a brincadeira da batata quente adaptada.
Uma sacolinha vai passando de mão em mão, enquanto um aluno canta: tabuada quente... tabuada quente... QUEIMOU. Quem está com a sacolinha abre tira uma tampinha com a pergunta e responde, se acertar continua, senão sai.
E tudo recomeça, ninguém é repreendido por não saber, afinal é uma brincadeira.
Todos se descontraem, a gente ri muito.