2 de mar. de 2007

Alunos comprometidos

Isto tem funcionado muito bem na minha turma de 5ºano (antiga 4ªsérie) :

No primeiro mês letivo, incentivo o respeito, a integração e a cooperação entre os alunos, digo que cada fileira será uma equipe.
Faço anotações numa pequena tabela no canto da lousa, conforme o comportamento e realização das atividades. No final da aula contamos os pontos e fazemos classificação em 1º, 2º... e aplaudimos os vencedores.

Todos podemos vencer
Nossa classe será um ótimo lugar para estudar e ter amizade,
quando todos as equipes alcançarem 1º lugar.
Neste segundo mês, quando nossas regras de convivência estão bem estabelecidas, formaremos os grupos de trabalho que substituirão as equipes das fileiras.

1 de mar. de 2007

Como vai seu bolso?

Trabalhamos o paradidático:
Como vai seu bolso?
(Rute Maria Menezes -Editora CPB )





Excelente para aprender a lidar com dinheiro. Traz sugestões de pequenos empreendimentos, ao alcance das crianças, como estes prendedores trabalhados:


Este é o trabalho da Letícia, ela caprichou!



Bem-vindo ao trabalho em grupos

Dividi a classe em grupos, 4 alunos em cada um, com funções definidas:
  • coordenador - conserva a ordem do grupo e incentiva o capricho e a exatidão da tarefa.
  • secretário - cuida da bandeira do grupo e do cartaz de pregas, que contém cartõezinhos referentes a tarefas cumpridas.
  • controlador do tempo e do material - entrega e recolhe materiais ao grupo e controla o tempo destinado à atividade.
  • relator - comunica as dúvidas do grupo ao professor e apresenta o resultado final do trabalho.
A avaliação será feita após a tarefa em grupo, coletivamente.

Vou dar um exemplo: O grupo responderá algumas questões em 30 minutos. Quando todos do grupo concluírem a atividade, o secretário coloca a bandeira do grupo junto à lousa e os cartõezinhos no cartaz de pregas.

As bandeiras dos grupos são colocadas em ordem de conclusão da atividade. Esta seqüência é utilizada para formação de fila, saída para o recreio, etc. Quem pôs a bandeira primeiro, sai primeiro.

Gráfico de tarefas cumpridas














Este cartaz de pregas concentra o desempenho dos alunos em relação a cumprimento de tarefas.
Cada aluno que conclui sua tarefa corresponde a um cartãozinho colorido no seu respectivo grupo. Ao final da aula o cartaz reflete o progresso do grupo, com 4 componentes cada um.
É o secretário do grupo que administra os cartõezinhos.

28 de fev. de 2007

Professor Blogueiro


A revista Época (12 de fevereiro de 2007 p 92)
no artigo "Quer aprender? Crie um blog"
apresenta as vantagens deste recurso
como estratégia de aprendizagem:
  • aproximar professores e alunos
  • permitir maior reflexão sobre o conteúdo
  • manter o professor atualizado
  • criar uma atividade fora do horário de aula
  • trazer experiências de fora da escola
  • divulgar o trabalho do aluno e do professor
  • permitir o acompanhamento
  • ensinar linguagem digital

Vamos lá, estamos no caminho certo!

27 de fev. de 2007

ESTÁ DIFÍCIL DECORAR A TABUADA?




"Tabuada Animada

Aprender tabuada é preocupação dos alunos e principalmente dos pais que buscam estratégias constantes para que a criança obtenha sucesso.
Para auxiliá-los, oferecemos o estímulo e o prazer de aprender - através da música - de uma maneira mais descontraída resgatando um pouco do nosso folclore."
Professora Mestrada Nanci Leite Branquinho


Entre  aqui, ou no site www.aprendaaqui.com.br
e clique no ícone educação no topo do site, a seguir em passo a passo.
Você pode cantar junto, eu gostei!

Outras idéias de como decorar a tabuada (e entendê-la) veja aqui: http://vidadeprofa.blogspot.com/2011/05/tabuada-como-decorar.html

QUESTÃO DE PONTUAÇÃO

Um homem rico estava muito mal, pediu papel, caneta e escreveu assim:
"Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres".
Morreu antes de fazer a pontuação.A quem deixava ele a fortuna?Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.

2) A irmã chegou em seguida.Pontuou assim o escrito:
Deixo meus bens à minha irmã.Não a meu sobrinho.Jamais será paga a conta do alfaiate.Nada aos pobres.

3) O alfaiate pediu cópia do original.Puxou a brasa pra sardinha dele:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais!Será paga a conta do alfaiate. Nada aos pobres.

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade.Um deles, esperto, fez esta interpretação:
Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais!Será paga a conta do alfaiate? Nada! Aos pobres.

Assim é a vida.Nós é que colocamos os pontos.E isso faz a diferença. * tio Léo *

20 de fev. de 2007

Ria um pouco


Joãozinho , na aula de Ciências:
- É sério, 'fessôra'! O vírus comeu o meu dever de casa...

_ Mamãe, mamãe! No colégio, as pessoas me chamam de desligado!
- Menino, você mora na casa ao lado...


Vendo o boletim vermelho do neto, o avô resolve passar-lhe um sermão:
- No meu tempo, eu era o melhor aluno em História.
- É, vovô... Mas no seu tempo havia menos 50 anos de História para estudar!

Revista Seleções Reader's Digest, fevereiro de 2007 - páginas 86 e 87
Imagem: www.fotosearch.com.br

19 de fev. de 2007

Passo a passo


baleia

dobradura da baleia

Após estudarmos a história bíblica de Jonas,
cada aluno recebeu uma dobradura e um desafio:
"Quem consegue desdobrar e dobrar novamente?"
Este até foi menos difícil, a maioria conseguiu.
"Agora quem consegue fazer uma baleia igual,
a partir de uma folha
quadrada, sem marcas?"
Este sim foi difícil, uns conseguiram sozinhos,
outros precisaram de ajuda.
Depois colamos a baleia no caderno e
completamos a paisagem com desenhos.

14 de fev. de 2007

Treino da tabuada



Preparar cartões retangulares de 6cm x 10cm, escrever na frente a pergunta e no verso a resposta.
Misturar bem os cartões e juntar num montinho sobre a mesa, o jogador pega um cartão e dá a resposta, vira e já confere se acertou. Vai fazendo um monte dos acertos e outro dos erros e ao final vê qual dos dois montes está maior.
Pode retomar o monte dos erros e tentar mais uma vez.
São muitas as variações, se feito em duplas dá um jogo interessante.

12 de fev. de 2007

Produção de Textos

Depois da produção de texto, os alunos trocam entre si, leêm e dão opinião ao colega autor.
É bonito observar como a maioria gosta de ver seu texto lido e comentado pelos colegas.
Logo após, fazemos uma votação para escolher um dos textos, que será lido para toda a classe.
O professor seleciona um trecho e trabalha coletivamente, na lousa , indagando:"Como podemos aperfeiçoar? "
Só poderemos alterar o que for autorizado pelo autor , sempre pedimos sua permissão, perguntando se o sentido foi preservado.
Ao final todos copiam no caderno, mencionando o autor e acrescentando "REVISTO PELOS ALUNOS DO 5º ANO (antiga 4ª série)".

9 de fev. de 2007

Tabuada Quente


Para incentivar a memorização da tabuada, fazemos a brincadeira da batata quente adaptada.
Uma sacolinha vai passando de mão em mão, enquanto um aluno canta: tabuada quente... tabuada quente... QUEIMOU. Quem está com a sacolinha abre tira uma tampinha com a pergunta e responde, se acertar continua, senão sai.
E tudo recomeça, ninguém é repreendido por não saber, afinal é uma brincadeira.
Todos se descontraem, a gente ri muito.

8 de fev. de 2007

Atividade com bilhete

1 - Cada aluno escreve um bilhete com a forma devida, descrevendo-se,
sem registrar destinatário e remetente.

2 -
O bilhete, que terá dicas sobre si mesmo, será dobrado em quatro partes e colocado numa caixa, onde estarão os bilhetes de seus colegas.

3 -
Cada aluno, ao retirar um bilhete da caixa, colocará seu próprio nome como destinatário e tentará descobrir quem é o remetente a partir das dicas que o mesmo apresenta.

4 de fev. de 2007

Pense, dupla, quarteto, compartilhe

Veja uma técnica para o desenvolvimento de atividades,
retirada do livro "Uma introdução à aprendizagem cooperativa", do autor Frank Viana Carvalho:

1. O professor propõe uma atividade ou faz uma pergunta ou afirmação.

2. Os estudantes fazem ou pensam individualmente sobre a resposta (o professor pode pedir para os estudantes escreverem suas idéias).

3. Os estudantes formam pares e compartilham a idéia com o colega.

4. Os estudantes compartilham com o grupo (duas duplas).

5. Os estudantes compartilham com toda a classe (podem compartilhar a própria idéia ou a idéia do companheiro).

* Aplicação: facilitar a participação de alunos tímidos, que se expressam pouco. Também para dar oportunidade a um maior número de alunos.

2 de fev. de 2007

Brincamos e aprendemos



Meus alunos gostaram muito deste jogo:

PALITOS COLORIDOS

1.Objetivos:
•Fixar fatos fundamentais
•Participar adequadamente de atividade grupal

2.Preparação:
•Colorir palitos de sorvete.
-17 de amarelo (vale 2 pontos )
-13 de azul ( vale 3 pontos)
-14 de vermelho ( vale 5 pontos)
•Escrever:
-nos palitos amarelos as tabuadas do 2 e 3
-nos palitos azuis as tabuadas do 4 e 5
-nos palitos vermelhos as tabuadas do 6 ao 10

3.Modo de jogar:
•Podem participar de 2 a 5 jogadores.
•Distribuir os palitos, com os fatos fundamentais virados para baixo, sobre a mesa.
•O grupo escolhe a ordem de participação dos jogadores.
•O jogador escolhe um palito e se souber responder a tabuada fica com ele, senão outro jogador responde e fica com o ponto para si.
•O jogo prossegue até acabarem todos os palitos da mesa.
•Cada jogador contará o valor de seus pontos e vencerá quem alcançar o maior número.


Depois de jogarmos, contamos os pontos e registramos no caderno.
ex:


Criar uma tabela
Equipes Pontos
A 2x2 + 3x3 + 3x5= 4 + 9 + 15= 28
B 3x2 + 2x3 + 4x5= 6 + 6 + 20= 32

Classificação

-1º lugar - equipe B

2º lugar- equipe A

Assim já trabalhamos tabuada, expressões numéricas e tratamento da informação.

1 de fev. de 2007

Olha só este bonequinho!


Fiz este bonequinho com sucatas.
A idéia é do site www.artedesucata.com.br
E o transformei numa marionete! Não é legal?

30 de jan. de 2007

Incentivando a Auto-Estima

Apresentar uma caixa com tampa, decorada e atraente dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
Propor, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo ·
Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
Ficar atento a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
Após todos terem visto, abrir a conversa informal.
"O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?"
Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem. A conversa deve fluir até o ponto em que os alunos percebam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.

Fizemos esta dinâmica no nosso 1º dia de aula deste ano e depois cantamos Milagre da vida, foi muito bom!

29 de jan. de 2007


Wilma Gramkow (ao centro), aos 72 anos, rodeada pelos professores da Universidade de Hamburgo, celebra a defesa de sua tese doutoral. A despeito do avanço do câncer e da quimioterapia ela recusou desistir do sonho de obter um grau doutoral. [Foto: Anja Schaebe/ANN]

http://www.advir.com.br/news