19 de fev. de 2007

dobradura da baleia

Após estudarmos a história bíblica de Jonas,
cada aluno recebeu uma dobradura e um desafio:
"Quem consegue desdobrar e dobrar novamente?"
Este até foi menos difícil, a maioria conseguiu.
"Agora quem consegue fazer uma baleia igual,
a partir de uma folha
quadrada, sem marcas?"
Este sim foi difícil, uns conseguiram sozinhos,
outros precisaram de ajuda.
Depois colamos a baleia no caderno e
completamos a paisagem com desenhos.

14 de fev. de 2007

Treino da tabuada



Preparar cartões retangulares de 6cm x 10cm, escrever na frente a pergunta e no verso a resposta.
Misturar bem os cartões e juntar num montinho sobre a mesa, o jogador pega um cartão e dá a resposta, vira e já confere se acertou. Vai fazendo um monte dos acertos e outro dos erros e ao final vê qual dos dois montes está maior.
Pode retomar o monte dos erros e tentar mais uma vez.
São muitas as variações, se feito em duplas dá um jogo interessante.

12 de fev. de 2007

Produção de Textos

Depois da produção de texto, os alunos trocam entre si, leêm e dão opinião ao colega autor.
É bonito observar como a maioria gosta de ver seu texto lido e comentado pelos colegas.
Logo após, fazemos uma votação para escolher um dos textos, que será lido para toda a classe.
O professor seleciona um trecho e trabalha coletivamente, na lousa , indagando:"Como podemos aperfeiçoar? "
Só poderemos alterar o que for autorizado pelo autor , sempre pedimos sua permissão, perguntando se o sentido foi preservado.
Ao final todos copiam no caderno, mencionando o autor e acrescentando "REVISTO PELOS ALUNOS DO 5º ANO (antiga 4ª série)".

9 de fev. de 2007

Tabuada Quente


Para incentivar a memorização da tabuada, fazemos a brincadeira da batata quente adaptada.
Uma sacolinha vai passando de mão em mão, enquanto um aluno canta: tabuada quente... tabuada quente... QUEIMOU. Quem está com a sacolinha abre tira uma tampinha com a pergunta e responde, se acertar continua, senão sai.
E tudo recomeça, ninguém é repreendido por não saber, afinal é uma brincadeira.
Todos se descontraem, a gente ri muito.

8 de fev. de 2007

Atividade com bilhete

1 - Cada aluno escreve um bilhete com a forma devida, descrevendo-se,
sem registrar destinatário e remetente.

2 -
O bilhete, que terá dicas sobre si mesmo, será dobrado em quatro partes e colocado numa caixa, onde estarão os bilhetes de seus colegas.

3 -
Cada aluno, ao retirar um bilhete da caixa, colocará seu próprio nome como destinatário e tentará descobrir quem é o remetente a partir das dicas que o mesmo apresenta.

4 de fev. de 2007

Pense, dupla, quarteto, compartilhe

Veja uma técnica para o desenvolvimento de atividades,
retirada do livro "Uma introdução à aprendizagem cooperativa", do autor Frank Viana Carvalho:

1. O professor propõe uma atividade ou faz uma pergunta ou afirmação.

2. Os estudantes fazem ou pensam individualmente sobre a resposta (o professor pode pedir para os estudantes escreverem suas idéias).

3. Os estudantes formam pares e compartilham a idéia com o colega.

4. Os estudantes compartilham com o grupo (duas duplas).

5. Os estudantes compartilham com toda a classe (podem compartilhar a própria idéia ou a idéia do companheiro).

* Aplicação: facilitar a participação de alunos tímidos, que se expressam pouco. Também para dar oportunidade a um maior número de alunos.

2 de fev. de 2007

Brincamos e aprendemos



Meus alunos gostaram muito deste jogo:

PALITOS COLORIDOS

1.Objetivos:
•Fixar fatos fundamentais
•Participar adequadamente de atividade grupal

2.Preparação:
•Colorir palitos de sorvete.
-17 de amarelo (vale 2 pontos )
-13 de azul ( vale 3 pontos)
-14 de vermelho ( vale 5 pontos)
•Escrever:
-nos palitos amarelos as tabuadas do 2 e 3
-nos palitos azuis as tabuadas do 4 e 5
-nos palitos vermelhos as tabuadas do 6 ao 10

3.Modo de jogar:
•Podem participar de 2 a 5 jogadores.
•Distribuir os palitos, com os fatos fundamentais virados para baixo, sobre a mesa.
•O grupo escolhe a ordem de participação dos jogadores.
•O jogador escolhe um palito e se souber responder a tabuada fica com ele, senão outro jogador responde e fica com o ponto para si.
•O jogo prossegue até acabarem todos os palitos da mesa.
•Cada jogador contará o valor de seus pontos e vencerá quem alcançar o maior número.


Depois de jogarmos, contamos os pontos e registramos no caderno.
ex:


Criar uma tabela
Equipes Pontos
A 2x2 + 3x3 + 3x5= 4 + 9 + 15= 28
B 3x2 + 2x3 + 4x5= 6 + 6 + 20= 32

Classificação

-1º lugar - equipe B

2º lugar- equipe A

Assim já trabalhamos tabuada, expressões numéricas e tratamento da informação.

1 de fev. de 2007

Olha só este bonequinho!


Fiz este bonequinho com sucatas.
A idéia é do site www.artedesucata.com.br
E o transformei numa marionete! Não é legal?

30 de jan. de 2007

Incentivando a Auto-Estima

Apresentar uma caixa com tampa, decorada e atraente dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro.
Propor, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo ·
Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem.
Ficar atento a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
Após todos terem visto, abrir a conversa informal.
"O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?"
Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem. A conversa deve fluir até o ponto em que os alunos percebam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém.

Fizemos esta dinâmica no nosso 1º dia de aula deste ano e depois cantamos Milagre da vida, foi muito bom!

29 de jan. de 2007


Wilma Gramkow (ao centro), aos 72 anos, rodeada pelos professores da Universidade de Hamburgo, celebra a defesa de sua tese doutoral. A despeito do avanço do câncer e da quimioterapia ela recusou desistir do sonho de obter um grau doutoral. [Foto: Anja Schaebe/ANN]

http://www.advir.com.br/news

22 de jan. de 2007

Trabalhar em grupo funciona?


Depende, tenho experimentado e gostado desta experiência, mas precisamos ensinar como se faz, supervisionar e avaliar .
Devem ser grupos de no máximo quatro componentes e cada um com sua função específica, trabalhando temas que podem ser subdivididos, como um quebra-cabeça em que cada um tem uma peça para acrescentar.

Então a atividade é grupal, mas cada componente terá sua nota individual, baseada no resultado final do trabalho e seu envolvimento.

18 de jan. de 2007

Um tempo para ser feliz



Dê um tempo para trabalhar
Este é o preço do sucesso

Dê um tempo para pensar
Esta é a fonte do poder

Dê um tempo para brincar
Este é o segredo da juventude

Dê um tempo para ler
Esta é a base do conhecimento

Dê um tempo para desfrutar
Entre os seus entes queridos
Esta é a fonte da felicidade

Dê um tempo para amar
Este é o sacramento da vida

Dê um tempo para sonhar
Por ele a alma estará perto das estrelas

Dê um tempo para rir
Assim os problemas serão mais leves

Dê um tempo para orar
E encontrará a paz do seu coração

Dê um tempo para planejar
Porque o planejamento é o segredo
Para conquistar todo o tempo
Para tudo que foi dito antes.

(Fonte e autor desconhecidos)


8 de jan. de 2007

Dobraduras e matemática


Ao propor uma atividade de dobradura em sua classe, ressalte os nomes e as características das figuras geométricas utilizadas; questione o que seus alunos conhecem das figuras e como imaginam que ficarão após uma dobra.
(A Arte Da Matemática - Ivonildes Milan, Isabel Cristina Guerra, Daniela Padovan)

Dobrando o papel, executamos verdadeiros atos geométricos, pois construímos: retas, ângulos, polígonos, poliedros, figuras bidimensionais e tridimensionais, sem o uso de compasso, tesoura e cola.
Além de toda a exploração geométrica, é possível ainda, desenvolver noções de proporcionalidade, frações, aritmética, entre outras, com a vantagem de envolver o lúdico, a manipulação e o prazer de aprender.

“A Matemática é uma ciência bela, que mostra a estética do raciocínio
e dos padrões numéricos e geométricos.”

(A geometria das dobraduras: trabalhando o lúdico e ressignificando saberes - Miriam Benedetti Narvaz, Aurea Isabel Machado, Janete Costa de Souza e Márcia E.R. de Lucena)

"Tanta informação me deixa doida!"




Atualmente não podemos pretender conhecer tudo o que existe, há uma enorme quantidade de informações circulando, precisamos aprender a selecioná-las e nos deter nas que realmente necessitamos.
Difícil tarefa!

6 de jan. de 2007

Estimulando o gosto de ler

  1. Converse com a criança e descubra que tipo de história ela mais gosta.
  2. Deixe que ela veja você lendo. Se fizer isso sutilmente, será melhor ainda.
  3. Ao ler o livro, procure demonstrar as emoções do que está lendo, rindo, fazendo comentários baixinho como se estivesse falando sozinho etc. Isso vai deixá-la curiosa.
  4. Ao perceber que, você gosta da mesma coisa que ela, sua auto-confiança, vai receber uma alta dose de força extra.
  5. Quando terminar de ler, não lhe ofereça o livrinho. coloque-o em lugar visível, e converse com ela sobre outros assuntos e por fim sobre histórias, do tema que ela prefere, então comente o que acabou de ler.
  6. Como isso é feito por partes, a pressa pode estragar tudo.
  7. Em outra ocasião, diga que comprou um livro para ela ver, e que é muito bom.
  8. Importante: Em momento algum obrigue-a a ler. Dê-lhe o livrinho e pronto.
  9. De posse do livro, após tê-lo folheado, use então o argumento mágico: PEÇA QUE ELA LEIA O LIVRINHO DELA PARA VOCÊ! Demonstre que tem total confiança nela e também que tem interesse no livro.
  10. Você pode interromper para fazer algum comentário com relação a história.
  11. Também, antes de começar, diga-lhe que se tiver alguma dúvida sobre o significado das palavras, que pergunte.
  12. Finalmente, seja paciente e nunca a corrija, diga apenas que não entendeu direito, algum parágrafo, etc.
  13. Ao perceber que ela está cansada, peça para fazer uma pausa.
  14. Comente com ela a história que foi lida e diga que gostou muito
  15. Dê a sugestão que ela deve ler quando estiver com vontade.
  16. Deixe o livro em local visível e acessível
  17. Incite-a outras vezes para que leia, sem forçar ou exigir. Faça isso em tom de comentário.

Assim, a semente do hábito da leitura foi plantada de forma simples, natural e harmoniosa, como tudo que é verdadeiro deve ser.

Sugestão de Alberto Filho
© 2001-2004 - http://www.sitededicas.com.br - Todos os direitos reservados.

Profissonal Indispensável



Características que valorizam o Professor(a) Nos dias atuais.

1 EXPERIÊNCIA ANTERIOR

2. CONHECIMENTO DE INFORMÁTICA
- operar um computador e utilizá-lo para enriquecer as aulas

3. LEITURA VARIADA
-Ser bem informado ( formação cultural e obras sobre Educação)

4. ATUALIZAÇÃO CONSTANTE
- Realização de cursos ou participação em congressos e seminários

5. POSTURA PESSOAL
- capacidade de trabalhar em equipe

6. DOMÍNIO DE CLASSE
-saber estabelecer regras junto com sua turma e aplicá-las de maneira justa e democrática

7. CARACTERÍSTICAS PESSOAIS
- criatividade, dinamismo, flexibilidade e capacidade de adaptar-se a mudanças.

8. DOMÍNIO DE LÍNGUAS
- Saber Inglês, para facilitar o acesso a fontes de informação.
Fundamental, no entanto, é falar e escrever corretamente o Português.


Fonte: Fundação Victor Civita - São Paulo - Brasil
© 2000 www.sitededicas.com.br Todos os direitos reservados.

2 de jan. de 2007

E quando surgem conflitos entre professor e aluno?



O professor Alacy Barbosa sugere:
( Pró-Reitor do UNASP* - campus Hortolândia)
  1. Aprenda a ser tolerante
  2. Tenha auto-controle para expressar suas opiniões. Diga a verdade sem agredir.
  3. Recuse discussões (bate-boca).
  4. Seja humilde para reconhecer erros e pedir desculpas.
  5. Você tem 50% de chance de estar equivocado, ninguém é o dono da verdade.
  6. Respeite o espaço do outro.
  7. Seja ético ao falar. Só discorde quando for extremamente necessário.
  8. Quando o outro errar, trate-o como você gostaria de ser tratado quando erra.
  9. Seja gentil, tenha tato.
  10. Saiba lidar com o "brigão". Deixe-o esfumaçar até parecer um tolo e ele se calará. Focalize seu rosto, olhos, e o desconserte.
  11. Não tire conclusões precipitadas. Pergunte, averigüe, avalie.
  12. Perdoe sempre, sempre mesmo!
  13. Submeta a sua vontade ao Senhor Deus.

*UNASP - Universidade Adventista de São Paulo

Conteúdo obrigatório?


Temos que dar conta de todo o conteúdo proposto para o ano letivo?

Para Cesar Coll (psicólogo espanhol e consultor dos PCNs do Brasil) o importante é o que o aluno efetivamente aprende, não o conteúdo transmitido pelo professor.
Zélia Cavalcanti (profa que organizou o 1º seminário de Coll no Brasil) afirma:"O foco principal sai do conteúdo para a maneira de passar a informação para que ocorra a aprendizagem."
Revista Nova Escola, agosto de 2002, página 22
artigo de Cristiane Maragon e Eduardo Lima

Por que usar um só caderno?


Um só caderno para todas as disciplinas,
sem separação dos conteúdos por matérias?

Edgar Morin (estudioso francês) defende a interligação dos saberes e critica o ensino fragmentado.
Ulisses Araújo (doutor em Psicologia Escolar) afirma que "todas as disciplinas estão interligadas e são dependentes entre si".
Usando um caderno único podemos integrar o conhecimento e acabar com a hierarquia que existe entre as matérias e mostrar que nenhuma é mais importante que as outras.
Revista Nova Escola, agosto de 2002, página 20- artigo de Cristiane Maragon e Eduardo Lima