Mostrando postagens com marcador professor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador professor. Mostrar todas as postagens

29 de jan. de 2013

Crie situações -problemas

"O professor não ensina mas arranja modos de a própria criança descobrir. 
  Crie situações-problemas."
                                                                                                                Jean Piaget


Na foto uma aluna utilizando a máquina de contar.

22 de dez. de 2010

Ser professora..

http://jardimdatiadani.blogspot.com/

PARTICIPEM COMENTANDO NO BLOG JARDIM DA TIA DANI

"... deixando uma mensagem que lhe transmita o verdadeiro sentido de ser professora."

Olhem o que eu escrevi lá (fiquei empolgada e acabei escrevendo demais, rsrs):

SER PROFESSORA...

É ter a oportunidade de vivenciar o crescimento,

em todos os aspectos, da natureza humana.

É poder intervir para o crescimento

do aluno e nosso próprio crescimento.

É desenvolver a capacidade de entender

que o ser humano é sempre capaz,

mas tem seu próprio tempo

e sua própria maneira de aprender.

É descobrir que quanto mais

queremos ensinar, mais aprendemos.

É perseguir o ideal de educação que desejamos,

sabendo nos adaptar á realidade que nos cerca.

É vibrar com o brilho no olhar de cada criança,

que adquiriu mais conhecimento

do mundo e de si mesma.

É superar os desafios:

da política, da burocracia,

dos parcos recursos, do tempo que corre ligeiro,

da sobrecarga física e emocional,

de nossa própria pequenez

diante do universo do saber.

É sentir-se realizado por cumprir uma missão,

que muitos preferiram abandonar.

15 de out. de 2010

QUERIDO MESTRE...

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.
Houve gente que praticou uma boa ação,
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.

Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.

Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,

Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(Autor desconhecido)

4 de out. de 2010

DEPOIMENTO “A professora a caminho do dever cívico” - Parte III

No intervalo das informações sobre candidatos eleitos, números, porcentagens etc, foram entrevistados cientistas políticos.
O conselheiro do MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE, Humberto Dantas (professor universitário), disse porque considera este PROTESTO INCONSCIENTE.. INCONSEQUENTE..BURRO

O que entendi foi o seguinte:
1. Tiririca representa 1/513 dos deputados federais, que expressividade fantástica!
(1 dividido por 513 dará = 0,0019493177387914230019493177387914)
2. Para ser eleito ele só precisa de 300 mil votos, o restante vai para o seu partido
3. Esta quantidade restante, é distribuída entre os mais votados depois dele.

Portanto:
1. O voto de protesto elegeu três outros candidatos do partido que lançou Tiririca e lhe deu tanto tempo na mídia, para zombar da democracia do Brasil e dos brasileiros.
2. Candidatos que talvez o protestante abomina e contra o qual, talvez, protestava.
3. "O peso político deste voto protesto é pequeno, mas a consequência é grande!"

Ainda pretendo visitar o site : http://www.votoconsciente.org.br/site/
Peço desculpas às professoras que já sabiam de tudo isto e talvez muito mais.
Eu ainda estou aprendendo, “antes tarde do que nunca”!

DEPOIMENTO “A professora a caminho do dever cívico” - Parte II

Minha indignação chegou ao ponto ápice:

Ele foi eleito, O PALHAÇO CANDITO FOI ELEITO POR SÃO PAULO

com um número absurdamente estratosférico de votos!!!!!!!!

Será um fantoche ou decidirá participar?

Ai, nem quero pensar ... É o fim da democracia!

Felizmente, resolvi ouvir a cobertura das eleições pela rádio Eldorado.

Colegas de trabalho, valeu muito!

Eu sabia que algo estava errado com este protesto, mas não poderia dimensionar.

Professora desinformada, não, assim dito não está bem....

Não nos permitem, não nos proporcionam tempo e condições físicas, mentais e espirituais para isto.

Agora sou aposentada e posso escolher o que vou fazer....

VOU CONTINUAR APRENDENDO e FALAR PRA QUEM QUISER APRENDER TAMBÉM!

Porque: uma vez professora, prá sempre professora...se for por paixão, vocação e idealismo.

DEPOIMENTO “A professora a caminho do dever cívico” - Parte I

Numa barraca de camelô, várias perucas multicoloridas de palhaço fizeram meus olhos brilhar, aliás, era um dos poucos artigos que estavam expostos.

Imaginei aquelas perucas na cabecinha das crianças e até encobrindo a calvície do diretor da escola, com certeza fariam muito sucesso na festa do Dia das Crianças que se aproxima.

Continuando minha caminhada, notei alguns jovens com nariz de palhaço. Pensei comigo mesma: quando passar por eles não vou nem olhar, vou frustrar a intenção deles de chamar minha atenção... bobagem, eles sabiam que já haviam conseguido.

No trajeto, num ônibus coletivo, não consegui deixar de prestar atenção na conversa de algumas pessoas (confesso que muitas vezes isto me irrita).Qual era o assunto: O palhaço candidato!!!

Mentalmente, concordei com uma das mulheres que participava da conversa; com o desenrolar da tagarelice deles, percebi que se tratava de uma professora, como eu! Ufa, nem tudo está perdido!

O que me indignou foi mais uma vez ouvir que este era um ótimo voto de protesto...SERÁ QUE TODOS OS POLÍTICOS RECEBERAM O RECADO?

A política de nosso país passa uma imagem de circo. É uma palhaçada! Basta!

15 de out. de 2009

Se você é professor, é sua vez de comemorar!


Quem é professor sabe a dura lida que enfrentamos...

Então hoje é o dia de curtir bastante!!

Oração do professor

"Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .

Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre.

Amém!"

http://www.portaldafamilia.org.br/datas/professor/prof003.shtml

6 de abr. de 2009

O papel do professor hoje

FONTE : SINPRO-SP - notícia de 03/04/2009

Para a professora Maria Sofia Aragão é a combinação e interligação:
da transmissão de conteúdos, do gerenciamento dos conflitos em sala de aula e da inserção dos alunos na coletividade.

O filósofo e professor Luís Felipe Pondé afirma que tem a ver com dar ao aluno o aparelho crítico para entender o mundo, uma tarefa de grande responsabilidade que, provavelmente, explica as angústias e frustrações que acompanham a profissão na atualidade.
Para que o professor se liberte em sala de aula precisa estudar, aprofundar-se, manter-se atualizado.


A professora Silvia Barbara diz que a preocupação em como o professor deve ensinar tem sido maior do que o cuidado com o conteúdo. "Receitas prontas" não ajudam a médio e longo prazo e é necessário que os professores saibam muito bem o que vão ensinar na sua área de conhecimento específico.


Silvia Abreu, professora com mais de 20 anos de experiência no magistério, diz que “É preciso resgatar o brio dos professores".
É importante o estudo contínuo e da formação continuada, mas dirigidos por pessoas com a experiência da sala de aula. O professor é aquele que tem a bagagem da sala de aula e precisa ser ouvido, ser incluído nos debates e discussões sobre educação.


Após ouvir várias opiniões, chega-se ao consenso de que o papel do professor continua sendo o de ensinar (mas ensinar agora assumiu atribuições mais amplas)
e de que o professor é figura essencial em uma sociedade cada vez mais complexa como a nossa.
E na sua opinião, qual é o papel do professor em nossos dias?

8 de dez. de 2008

Férias do Professor

Encerrado mais um ano letivo, chegam as merecidas férias!

"Descansar é imperativo nos dias de hoje.
É o único jeito de recarregar as baterias e aumentar a disposição e a criatividade — itens tão valorizados justamente no trabalho.
Cabe a cada um de nós encontrar o próprio caminho.
Portanto, descubra as coisas que lhe dão prazer.
-Aproveite cada segundo ao lado das pessoas que você ama;
--se suje de tinta, de barro,
---se lambuze de doce,
----caia de roupa na água.
Brincar não é um direito só da criança.
-Ouse, surpreenda-se.
--Faça relaxamento,
--- pinte um quadro,
---- caminhe.
É mais fácil do que a gente imagina.
Boas férias!"

Fonte: Revista Nova Escola

24 de nov. de 2008

"Classes Multisseriadas", existem sim!

Visitei uma classe, no interior de São Paulo, onde coexistem 1ª, 2ª e 4ª séries.
Seis alunos da 1ª, três da 2ª e dois da 4ª e uma professora corajosa, responsável e super capacitada!! (vai hífen? depois eu confiro)
As carteiras são agrupadas conforme a série, as prateleiras com jogos pedagógicos e livros estão encostadas na parede, mas ao alcance de todos.
Muitas atividades começam em comum e depois se subdividem conforme a abordagem para cada nível.
Tive oportunidade de participar, ajudando os alunos a fazerem dobraduras:
Nunca enfrentei um desafio destes e quero parabenizar a professora Analuci pelo trabalho excelente que pude conferir!
Ana, são professores como você que me fazem acreditar no poder da Educação e que Deus existe!

6 de out. de 2008

Seja um mestre da reflexão


Abra a cabeça- Questione a própria ação, debata idéias com os colegas, busque novos caminhos.


Fique a sós- Pinte, escreva, medite em silêncio...encontre um jeito próprio de conversar consigo mesmo, livre dos estímulos do mundo externo.


Observe- Apure o olhar para captar os detalhes, reações, o movimento da classe. desenvolva o espírito investigativo.


Expresse-se- Use e abuse da escrita para formalizar a experiência, descrevendo situações, processos, causas e efeitos

Interprete- Compare, relacione e procure contradições naquilo que foi registrado.

Conclua- Partindo dos dados da análise, levante hipóteses e planeje as próximas aulas.


Fonte: Revista Nova Escola- março/2002

Homenagem aos professores

Como ninguém, você exerce com maestria essa função.
Você professor..., já foi criança e... ontem você não entendia muitas coisas,hoje precisa se fazer entender, criar soluções.

No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar é colocada à disposição de todos. Quando você volta para casa, a tarefa ainda não está terminada, mas a sua consciência está em paz.

Você corre em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado.
Aceita-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisam de afeto.

Na sua angústia existencial ainda se propõe a ajudar a quem procura. Você avalia. Que coisa difícil é avaliar.
Aprova , reprova e finalmente recupera.

Pelos caminhos da sua vida você vai encontrando tantas portas.....umas quase se fecham, quando deveriam se abrir.Tantas que se abrem, quando deveriam fechar-se,
Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque,outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor.

E você, passo a passo, vai contribuindo para cada uma delas.
Você transforma, ilumina, esclarece, compreende e vence o desafio.É o suave mistério da sua vocação.
Como você é importante!!!
PARABÉNS PROFESSOR!
autor desconhecido
Fonte
http://www.sokarinhos.com.br/datas_professor/dt_prof6.htm

3 de set. de 2008

Você pode estar ferindo a lei!


"Quando o professor entrega um texto xerocado a seus alunos, ou exibe slides com fotos, ou obras de arte, ou os alunos fazem uma apresentação de uma peça de teatro que não seja de domínio público, ou sem prévia autorização, estão todos ferindo a lei... "

Mas estas são atitudes cotidianas e parece que já incorporadas aos nossos métodos...
Então como fazer? Leia sobre o assunto:

Entrevista com Sérgio Branco, professor da Faculdade de Direito da FGV-Rio
www.sinprosp.org.br/especiais.asp?especial=213&materia=459"

27 de ago. de 2008

O que fazer com a papelada



-Reúna todos os papéis espalhados
-Selecione-os rapidamente em categorias.
- Ponha todos em caixas, com exceção dos mais importantes.

Escolha uma pilha qualquer e faça uma lista das categorias que encontrar.



Separe os papéis diários em arquivos ativos:
-contas a pagar,
-documentos a xerocar,
-dados para relatórios,
-papéis a arquivar etc.

Abra pastas para esses arquivos ativos e coloque-os numa caixa ou gaveta.



Libere espaço em seus arquivos eliminando papéis e pastas dos quais já não precisa.

-Trabalhe em uma gaveta de cada vez
-Comece pelas pastas da frente
-Quando interromper a limpeza, marque a pasta em que parou para saber em que ponto recomeçar.



Use fichários para arquivar recortes de jornais e revistas,
-Um fichário para cada categoria.
-Proteja os recortes em envelopes de plástico transparente.
-Separe as seções com folhas etiquetadas.



Fonte: “Organize-se num Minuto: 500 dicas para por ordem em sua vida”, de DonnaSmallin. 2005.
Portal do Professor

1 de mar. de 2008

Ensinar é...

Ensinar
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre
jamais...

Rubem Alves

17 de jan. de 2008

Dicas para professores iniciantes


Às vésperas da primeira aula,
podem aparecer reações desagradáveis,
como ansiedade e medo, porém as emoções
vão se modificando à medida que você vai se preparando.

Planeje detalhadamente as aulas
Conteúdo: O que vai pôr no quadro e o que e vai dizer.
Varie as estratégias:
Faça os alunos se mexerem de vez em quando
Pergunte
Trabalhe em dupla ou em grupo.
Dirija-se a um aluno específico
Ensaie
Dê a aula antes:
para ninguém,
para o espelho,
para um conhecido.
grave-se ou filme-se
Procure variar o tom de voz.
Repita e/ou enfatize com a voz algumas passagens mais importantes.

Prepare-se emocionalmente
Emoções geralmente contém uma mensagem.

Ajuste as expectativastorne-se confiável.
Saiba o conteúdo e mais um pouco.
Diga quando sabe, quando não tem certeza e quando não sabe.

Segure as rédeas da turma- você é a autoridade
Se alguém conversar alto e você não fizer nada,
abre caminho para que aconteça de novo.
Construa um bom relacionamento com a turma e com os alunos

Coloque-se no lugar do aluno
Visualize-se sentado numa das carteiras
Lembre-se de suas próprias experiências

Melhore-se
Leia e procure aplicar as idéias de livros de didática.
Haverá sempre algo a mais para se aprender com:
-colegas - consigo mesmo - coordenador - alunos.


Autor : Virgílio Vasconcelos Artigo completo no site:

26 de dez. de 2007

Férias



















Férias !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Proibido pensar em escola!!!!!!!!!