Mostrando postagens com marcador páscoa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador páscoa. Mostrar todas as postagens

2 de mai. de 2012

Páscoa com ovos

Os ovos  nas cestinhas de E.V.A., na nossa escola:
EMEF Alceu Baltazar de Souza, em Miracatu/SP

Os amendoins que colocamos nos ovinhos.

Cada criança pintou seus ovinhos com anilina.

A merendeira da nossa escola separou as cascas de ovos e higienizou-os.

26 de mar. de 2012

A Páscoa - um projeto



foto daqui 
  1. História da paixão de Cristo
  2. Pintar várias cenas da história da paixão de Cristo
  3. Peça de teatro O sentido da Páscoa
  4. Cruzadinha
  5. Outra cruzadinha
  6. Montagem de carneirinho
  7. Pintura de ovos
  8. Confecção da cestinha
  9. Ovelhinha
  10. Preparo do pão asmo
  11. Preparo da mesa da ceia
  12. Assistir a um filme religioso
  13. Participar de uma ceia como nos tempos bíblicos
  14. Canções relacionadas ao tema
  15. Atividades recreativas valorizando o respeito e solidariedade

2 de abr. de 2011

PÁSCOA- ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 4 a 5 ANOS



Atendendo ao pedido da Heloana, fiz esta postagem, espero que seja útil. Há mais idéias no Site Sementinha kids.
As atividades podem ser distribuídas em três dias.




1-DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS
  •  Preparar um  fantoche para cada criança, de um lado ele tem a carinha alegre e do outro a carinha triste.
  • "Eu vou falar algumas frases, e se a frase nos faz sentir alegria, vocês devem levantar o rostinho alegre. Se a frase lembra algo triste, vocês devem levantar o rostinho triste.Hoje é o meu aniversário e os meus pais farão uma festinha pra mim." E outras frases...
  • Depois as crianças  mesmas podem sugerir situações que causam alegria ou tristeza, sempre mostrando o rostinho certo. 
  • "Agora vamos pensar nos amigos de Jesus. Quando eles estavam com Jesus escutando os seus maravilhosos ensinamentos e vendo os poderosos milagres que Ele fazia, como será que estavam seus rostos?'"
  • "Mas algo terrível aconteceu, e tudo mudou. Vejamos o que aconteceu para que os discípulos trocassem seus rostos alegres por rostos tristes"
  • Professor recolha todos os rostinhos das mãos das crianças. 



     CARINHAS- folha para ampliar e reproduzir

    2- HORA DA HISTÓRIA BÍBLICA
    (Se desejar pode fazer um teatrinho com os alunos e não utilizar as figuras)


    Os amigos de Jesus nunca tinham se sentido tão tristes!
     Jesus já não estava mais com eles.
     Eles choravam ao lembrar como homens importantes e muito maus tinham matado Jesus.
     Os discípulos choravam porque tinham visto Jesus morrer pendurado numa cruz. 
    E também tinham visto como O colocaram num túmulo.
    O túmulo era como uma caverna numa pequena montanha. 
    (mostrar a figura )

    E para fechar a entrada tinham colocado uma pedra enorme. 
    (colocar a FIGURA  na frente do túmulo pregando-a com fita)
     

    - Sentiremos muita saudades dEle! -Diziam os seus amigos- Não poderemos mais conversar com Ele nem poderemos ouvir seu preciosos ensinamentos.
    No dia domingo bem cedo de manhã, três mulheres, que também eram seguidoras de Jesus, decidiram ir ao túmulo onde tinham colocado o corpo de Jesus.
     Queriam levar uns perfumes especiais para colocar no corpo dEle e assim mostrar o grande amor que tinham pelo Senhor. (Pregar a FIGURA  a esquerda do túmulo).
    -Tenho chorado tanto! –desse uma delas.-  Nunca antes tive um amigo como Jesus!
    -Nunca poderei esquecer a maneira cruel que Jesus morreu na cruz! Ele sofreu tanto!
    - É verdade! Mas agora me pergunto, como poderemos mover essa pedra tão grande que esta na entrada do túmulo! A gente não conseguirá move-la nem um centímetro!
    As outras duas mulheres concordaram, de fato a pedra era muito pesada.
     Quando elas chegaram ao túmulo, tiveram uma grande surpresa. 
    A pedra tinha sido removida!
    (Mover a pedra para a direita, deixando a entrada livre)
    Tremendo de medo porque não imaginavam o que tinha acontecido se aproximaram do túmulo e olharam dentro. (aproxime a figura das mulheres ao túmulo)
    Não viram o corpo de Jesus, viram dois anjos que Deus tinha enviado do céu. Pareciam dois homens de roupas brilhantes como a luz. luz. 
    As mulheres ficaram amedrontadas e caíram de joelhos.
    Não tenham medo -disse um dos anjos.- Porque estão buscando Jesus aqui? Vocês não lembram do que Ele disse? Ele prometeu que não ficaria morto, mas que voltaria a viver! Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito!
    Então as mulheres lembraram as palavras de Jesus tinha dito. Elas se olharam surpresas dizendo: Será verdade? Seria possível que Jesus já não estivesse morto e sepultado no túmulo? Será verdade que poderemos vê-lo de novo e que podermos falar com Ele?
    Elas estavam muito felizes! Elas começaram a correr para onde estavam os aflitos amigos de Jesus.
                      (Trocar as FIGURAS )
    As mulheres entraram onde estavam os discípulos gritando de alegria!
     Falavam todas ao mesmo tempo com grandes gritos e fazendo gestos!
    - Jesus não esta mais no túmulo!
    -É verdade! É verdade!Os anjos nos disseram que Ele não está mais no túmulo!
    - Ele vive! Jesus ressuscitou assim como tinha nos dito!
    - Como é que é? De que vocês estão falando? –disseram os discípulos.
    -Sim! Estamos falando a verdade! –disse uma das mulheres.
    -Dois anjos estavam parados na entrada do túmulo e nos deram as boas notícias! Jesus vive!
    -Se quiserem podem conferir vocês mesmos que estamos dizendo a verdade! 
    Ele voltou a viver como tinha prometido!
    Os rostos tristes e desanimados de todos se transformaram em alegria e esperança.
     Como poderiam permanecer tristes depois de saber que poderiam ver Jesus novamente e que Ele tinha 
    ressuscitado? Jesus agora poderia passar tempo com Eles, o Grande Amigo estava vivo! Todos começaram a pular de alegria e a gritar: Jesus esta vivo; Ele ressuscitou, como tinha dito!!!
    Hoje todos nós podemos ter rostos alegres porque celebramos um dia especial. Neste tempo lembramos que Jesus, nosso amigo, não permaneceu morto, Ele voltou a viver! ALELUIA!!!!


    3. CONFECÇÃO DO CARTÃO

    • As crianças  pintam o desenho.
    • Recortar as 3 partes 
    • Colar a  pedra ao túmulo só na  cruz indicada. Para que possa abrir e fechar.
    • Prender  a figura das mulheres com fita adesiva. De tal maneira que possa dobrar para atrás do túmulo e depois colocar pra frente.

         

      29 de mar. de 2010

      Na escola, Páscoa deve ser contextualizada

      para não virar apenas motivo de consumo."



      Ana Okada fala sobre o assunto aqui. Vale a pena conferir.

      23 de fev. de 2010

      3 de abr. de 2009

      "Páscoa Cristã" - desenhos para pintar

      Desenhos para pintar online e imprimir
      Veja no site THE COLOR
      Primeira Páscoa
      Libertação do Povo de Deus no Egito

      Jesus celebra a Páscoa com os seus amigos


      Jesus foi crucificado na sexta-feira,
      passou o sábado na sepultura e ressuscitou no domingo

      30 de mar. de 2009

      Mosaico da Cruz


      Recortar em papel cartão preto e colar retalhos coloridos de papel celofane.

      4 de mar. de 2009

      Atividades para a Páscoa

      Para colorir:
      Abaixo está a letra da Música Páscoa
      (CD Aquarela do Senhor -Luiz Cláudio)



      No blog da tia Malu encontramos o excelente material:
      "As DUAS PÁSCOAS"
      Um paralelo sobre o significado bíblico e as comemorações atuais, de maneira bem atrativa para as crianças.

      24 de fev. de 2009

      "Decoração de Páscoa: Saiba como fazer ovos coloridos e miniovos"

      Há uns anos atrás fizemos esta atividade com os alunos.
      Pedimos que trouxessem o ovo da casa deles (já oco, lavado e sequinho), na escola cada um pintou e decorou como quis; depois de seco enchemos de amendoim doce.

      Foi a maior diversão!

      No site mulherfeliz encontramos uma explicação detalhada:

      Material:
      Ovos
      Tinta Guache
      Lápis
      Colas coloridas
      Cola branca
      Forminhas de papel para doces (tipo brigadeiro)

      Passo-a-passo:
      1. Faça um furinho de aproximadamente 2cm em uma ponta do ovo e tire toda a clara e a gema. Lave a casca por dentro com bastante água e deixe secar bem de um dia para o outro.
      2. Pinte toda a casca com tinta guache branca.
      3. Faça os desenhos nos ovos com lápis no formato que quiser. Quando estiver do jeito certo, contorne com as tintas e colas coloridas.
      Dica opcional: acrescente outros acessórios, como o glitter e lacinhos.

      Outra utilidade é rechear os ovinhos com jujubas, balinhas ou confetes de chocolate, para isso passe a cola branca ao redor do furo e encaixe uma forminha de papel.


      A Sugestão da Rê (17/02/09) - Baleiro: Coelho - Casca de Ovo é outra idéia interessante!

      24 de mar. de 2008

      Dobradura da Pomba

      Trabalhando o texto: A Páscoa e seus Símbolos

      Com os alunos de 3ª e 4ª série, podemos fazer uma atividade de grupo.
      Cada grupo recebe um trecho, sobre um dos símbolos da Páscoa,
      dentro do tempo determinado lêem entre si, interpretam o texto.
      Depois a profa escolhe uma pessoa de cada grupo para responder:
      Exemplo:
      PÁSCOA
      SÍMBOLO / SIGNIFICADO

      cordeiro / Jesus, nosso Salvador

      A profa anota na lousa , todos copiam e ilustram no caderno.

      Lembrança de Páscoa


      Esta idéia da Cris Rocha é muito legal!

      "Nessa lembrancinha você vai usar apenas um bombom sonho de valsa, é muito fácil de fazer".

      http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/2008/03/pscoa.html

      21 de mar. de 2008

      Dobradura do coelho

      Forma básica
      "O segredinho é inverter a dobra da cabeça fazer um corte separando as orelhas (pelo vinco do meio da "casquinha"),abrir com delicadeza o lugar dos cortes (ver na foto).Passar um tiquinho de cola por dentro,na altura das orelhas.Não fica lindo?!"


      20 de mar. de 2008

      A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

      OVOS DE PÁSCOA
      Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida.
      Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.
      A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, se deu com o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra.
      COELHO
      Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa.
      CORDEIRO
      No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito.
      Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados.
      CÍRIO PASCAL
      É uma grande vela que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos".
      GIRASSOL
      Representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astro rei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.
      PÃO E VINHO
      O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos.
      Jesus na Última Ceia, ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...".
      Portanto, o pão e o suco de uva (vinho sem fermentação) são símbolos do corpo e sangue de Cristo.
      COLOMBA PASCOAL
      O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.
      SINO
      No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
      QUARESMA
      Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.
      ÓLEOS SANTOS
      Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para os cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para viverem o evangelho de Jesus Cristo.

      http://mundoeducacao.uol.com.br/pascoa/pascoa-crista.htm