9 de out. de 2013
30 de jun. de 2011
A TELEVISÃO E A SOCIEDADE...PARA PENSAR...

- Deve haver uma intermediação entre a TV e a criança?
- O que passa na TV é o que a maioria das pessoas querem ver?
- E a violência dos desenhos animados, dos seriados?
- Qual o efeito do estímulo desta erotização precoce (pulando etapas pode gerar neurose futuramente)
- Sua familia concorda ou não com os assuntos expostos?
- Tudo que passa é verdade? Que efeitos de imagem são usados?
- Existe diferença entre ator e personagem?
- Apelo ao consumismo: Precisamos de tudo mesmo?
17 de jun. de 2011
13 de mai. de 2011
Atenção!
12 de nov. de 2010
MASSACRE NATALINO?!
Por que na época do Natal as pessoas apenas se preocupam em consumir?
- Distorção do sentido desta data cristã (O Natal é como um presente de Deus para a humanidade e também se trabalhou muito o significado do presente que os três reis magos levaram ao menino Jesus)
- Necessidade do mercado de encontrar datas onde o estoque de produtos possa ser escoado.
- Se o consumo não for gerado, a produção tende a cair enquanto o desemprego corre o risco de aumentar.
- Conflito pessoal: como vou ser bom pai se não der presentes no natal?
- Propagandas com apelo ao consumo atinge a todos, sejam pobres ou ricos.
- O Natal acaba significando a época de ter algumas coisas, de comprar.
- As pessoas apenas se preocupam com o que vão vestir, o que vão comer...

- Incentivar uma atitude mais crítica de consumo, mais responsável, mais solidária
- Batalhar para que as pessoas tenham seus direitos respeitados, condições de vida dignas e políticas públicas ( um trabalho difícil).
- Para qualquer momento, as pessoas só devem consumir aquilo que é necessário.
- Não consumir produtos que explorem, em sua cadeia de produção, o trabalho infantil. (verificar se o produto tem o selo da Abrinq “Empresa Amiga da Criança”).
- Optar pelos produtos ecológicos que visam a preservação do meio-ambiente.
- Comprar compulsivamente pode ser uma maneira de encobertar problemas emocionais
- Contrabalançar consumo com cidadania.
- Os pais não podem dar tudo o que seus filhos quiserem, mas tudo a que eles têm direito, isto é, serem amados e respeitados em suas necessidades.
"Os filhos não podem ser um saco de consumo,
onde você vai jogando tudo lá dentro.
É claro que não há como educar
sem confronto, sem crise.
Ainda mais porque a mentalidade consumista
vem junto com a nossa certidão de nascimento."
Baseada na entrevista concedida pelo padre Julio Lancellotti à Revista Consumidor S.A.
15 de out. de 2010
QUERIDO MESTRE...
Trago-te um recado de muita gente.
Manda dizer-te que foi porque
Teu exemplo convenceu.
Houve alguém que venceu na vida,
E manda dizer-te que foi porque
Tuas lições permaneceram
E houve mais alguém que superou a dor,
E manda dizer-te que foi a lembrança
De tua coragem que ajudou.
Por isso que és importante...
O teu trabalho é o mais nobre,
De ti nasce a razão e o progresso.
A união e a harmonia de um povo!
E agora... Sorria!!
Esqueça o cansaço e a preocupação,
Porque há muita gente pedindo a Deus
Para que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(Autor desconhecido)
6 de mai. de 2010
A CASA - VINÍCIUS DE MORAES
10 de abr. de 2009
...o ferro é forte...
mas o fogo derrete o ferro.
...o fogo é forte...
mas a água apaga o fogo.
...a água é forte...
mas o vento espalha a água.
...o vento é forte...
mas a montanha derruba o vento.
...a montanha é forte...
mas o homem derruba a montanha.
...a morte é forte.
Mas Jesus Cristo venceu a morte.
Fonte: Olho Mágico
27 de fev. de 2009
PAIS! UFA!!- só para adolescentes
NÃO É FÁCIL SER PAI... TAMPOUCO ADOLESCENTE!
texto de BÁRBARA JURGENSEN
"Os pais se comportam, às vezes, de formas muito estranhas.
Quando você é pequeno, sempre andavam atrás de você dizendo para lavar as mãos e se pentear. Agora, se vêem você diante do espelho, riem e falam que é um convencido.
Não há quem os entenda!
Em determinado momento estão furiosos porque dizem que é demasiado independente; no minuto seguinte se queixam alegando que sempre está “grudado” a eles e que não é suficientemente independente.
Te ridicularizam diante de teus amigos, não respeitam sua vida privada; enfim, somente parecem desfrutar amargurando a sua existência e fazendo-lhe a vida muito mais difícil do que já é.
E, é a isto que se chama de “ser pais”?
Não se dão conta de que os adolescentes também tem seus próprios sentimentos?
Sim, é claro que se dão conta. Mas estão rodeados de tantos problemas, e preocupados por tantas dificuldades, que a grande realidade de que você é um ser humano, com direito a pensar, a sentir e a viver por você mesmo, às vezes parece ficar relegado a um segundo plano.
O certo é que quando os filhos se convertem em adolescentes, os pais enfrentam uma situação completamente nova, que a maioria das vezes é surpreendente e inesperada:
seus filhos queridos, bons e obedientes, se convertem em um momento para outro em adolescentes voluntariosos e difíceis de governar.
Da noite para o dia se vêem com toda sorte de novas situações:
seus filhos saem com garotas (ou vice-versa), assistem a excursões de vários dias, praticam esportes perigosos, começam a trabalhar...
É verdade que também eles passaram por tudo isto, mas com uma diferença:
não como pais, senão como adolescentes.
Naquela ocasião os pais eram outros, que lutavam e reprimiam, e era eles quem tocava exigir. Mas agora, tem passado a ocupar o lugar de pais, e se sentem responsáveis por você, e na obrigação de ajudá-lo em toda classe de dificuldades e problemas, a maioria dos quais são totalmente novos para você.
Deve compreender que para eles, somente o fato de viver com você, com seus costumes, sua música e sua forma de se vestir, já lhes é difícil, quando não frustrante.
Não tem que ficar espantado, pois se algumas vezes se mostrarem inquietos e preocupados.
Possivelmente passaram a ocupar sua posição de pais sem estarem tão bem preparados como deveriam. Muitos pais arrastam consigo um lastro de problemas de sua própria infância e juventude; problemas que às vezes se remontam a várias gerações atrás, dentro da tradição da família.
Têm todo tipo de temores. Estão inseguros de suas próprias idéias e valores, e possivelmente ainda não tem realizado um projeto de vida que os satisfaça totalmente.
Por outra parte, seu crescimento e desenvolvimento tem criado neles um sentimento mais vivo de dor que produz na vida a perda dessas coisas que se querem.
Para alguns pais, ao dar-se conta de que seus filhos estão crescendo também os faz perceberem de que estão envelhecendo, de que a vida passa com rapidez;
tem que enfrentar a triste realidade de que os anos passam velozmente e ainda não tem alcançado os objetivos que se haviam proposto na vida, e que possivelmente já não poderão alcançar.
Esse sentimento de frustração pode conduzir os pais a uma ambição muito comum: tratar de conseguir por seu intermédio tudo o que para eles foram sonhos impossíveis. E isto pode chegar a ser uma verdadeira fonte de problemas.
Outra das razões que motiva muitas vezes a intranqüilidade e o desassossego de seus pais são os comentários da imprensa sensacionalista.
Em revistas e periódicos lêem continuamente artigos nos quais se afirma que os pais são responsáveis de todos os problemas da juventude;
que os pais são os culpados da degeneração social; que para ser bons pais tem a obrigação de lutar até o fim. E isto os assusta.
Nos dias de seus avós, se João era um mal filho, e se comportava como tal, a culpa era do próprio João, de ninguém mais. Em nossos dias, os seus pais são acusados por não haverem sabido tratá-lo, educá-lo e encaminhá-lo corretamente.
Assim pois, deve enfrentar a realidade: ainda que seja um filho modelo, um adolescente perfeito, seus pais continuarão vendo problemas em você, enfrentando-o quase todo o tempo.
Não importa o que terá de fazer para agradá-los, não importa o muito que se esforce em tratar de ser um paradigma de adolescente, seus pais seguirão pensando que seus anos de adolescência são os mais difíceis que eles tem tido que enfrentar."
FONTE:
advir- banco de materiais
Sugestão para trabalhar o texto:
1- Deixar que leiam em grupinhos, se sua turma ainda não se acostumou aos textos mais longos, pode-se dividi-lo em partes e distribuir uma para cada grupo.
2- Permitir que comentem entre si por alguns minutos:
Concordam com as afirmações do texto? Justifiquem.
3- Chamar um aluno de cada grupo para falar as conclusões do grupinhos à frente da classe.
(É necessário frisar que neste momento deve ser dito: Nós do grupo chegamos à seguinte resposta- ele está representando o grupo e não deve dar sua opinião pessoal, esta já foi dita no grupinho.)
4- Entrevista: Fale-nos sobre seu filho?
Escolher dois alunos, um para representar o pai e o outro será o entrevistador, perguntas sugestivas: Qual o nome do seu filho? Quais suas principais qualidades? Quais atitudes dele o deixam confuso ou preocupado? Tem deixado espaço para que ele expresse suas opiniões? (Se sim)De que maneira? (Se não) Porquê?
5-Atividade individual: Coloque-se no lugar de seus pais e escreva um texto:
Como é o meu filho (ou minha filha)
5 de fev. de 2009
21 de jan. de 2009
Onde começa a PAZ?
"O bagre da Chapada Diamantina é único no mundo e já despertou o interesse da ciência, devido a sua estrutura óssea.
Além disso, o dia e a noite são iguais para ele. Como não enxerga, usa sensores químicos para encontrar o alimento.
Ele é também único no quesito relacionamento. Por não ter predadores, o bagre da chapada é dócil e vive na paz mais absoluta. Ele vive, na verdade, num mar de paz.
Atualmente é proibido nadar ali, para evitar estragar a tranqüilidade de seus habitantes. Mas que dá vontade de pular lá dentro, dá.
A paz é um de nossos maiores anseios. Nações, cidades e famílias buscam a paz.
O grande contraste é que muita gente usa armas de guerra para conquistá-la. Outros acham que acabando as guerras todos ficarão em paz.
Mas Jesus disse que as guerras começam na mente. O problema da falta de paz está dentro de nós, assim como é dentro do Poço Encantado que está a paz do bagre da Chapada Diamantina. Ele vive ali, tranqüilo, pois tem proteção internacional.
Para nós também, a paz vem de fora. Só podemos tê-la depois que Jesus entra em nossa vida. Ele liqüida o predador de nossa paz. Shalom!"
Fonte : O Bagre da Chapada Diamantina
9 de jan. de 2009
TROFÉU PEDAGOGIA DO AFETO
A sociedade não valoriza devidamente o trabalho dos profissionais da Educação, portanto iniciativas como esta da Bruna -Blog Pedagogia do Afeto, nos incentivam a começar o reconhecimento do Magistério por nós mesmos e influenciar a todos que pudermos.

COM O OBJETIVO DE HOMENAGEAR TODOS QUE CONTRIBUEM COM A EDUCAÇÃO, A Bruna criou DESAFIO:
*Ao receber este TROFÉU deve-se oferecê-lo para para 10 BLOGS que tenham compromisso com a EDUCAÇÃO
*Deve-se exibir a imagem do selo em seu blog;
*Deve-se linkar o blog pelo qual você recebeu a indicação;
*Deixar um comentário nos blogs selecionadas permitindo assim que eles saibam que foram presenteados e quem os presenteou;
*O BLOG QUE RECEBER 5 VEZES O TROFÉU PEDAGOGIA DO AFETO DEVE IR ATÉ A PÁGINA http://pedagogiadoafeto.blogspot.com/ DEIXAR UM COMENTÁRIO COM O E-MAIL PARA RECEBER MAIS UMA HOMENAGEM.
Cumprindo o desafio ofereço este TROFÉU para:
1-Baú de Idéias
2-Blog Vendo Vozes
3- Cantinho Alternativo
4- Criar e Brincar
5-Decoração, Atividades e Projetos
6-Entre Professoras
7- Letramento e Afetividade
8-Pescar Idéias
9-Prazer em Educar
10-Trocando Experiências
3 de jan. de 2009
365 DIAS DE INSPIRAÇÃO
curiosidades e detalhes superinteressantes acerca
de insetos,
pássaros,
plantas,
fenômenos naturais
e muito mais."
CLIQUE AQUI para ver a inspiração de hojeFrancisco Lemos, pastor e jornalista, preparou estas mensagens que podemos ler para apresentar aos alunos ou projetar para que eles visualizem conosco.
30 de dez. de 2008
História para auto-estima e união

A História: Alegoria das Ferramentas encontrada no blog Idéias e Arte é bastante própria para criarmos este clima de cooperação.
24 de dez. de 2008
Jesus não nasceu em 25 de dezembro!
A data real ainda é incerta devido a falhas do calendário, o que se sabe é que o nascimento de Jesus ocorreu quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento. Dentre as suposições, baseadas em fatos históricos,temos:
1-Exatamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C., os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos. Nas terras judaicas este aconteceu no ano 7 a.C. e em Belém ocorreu no oitavo mês.
2-A apresentação dos bebês no templo teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11.
Logo Jesus nasceu provavelmente depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..
Confira em wikipedia
Em nossos dias tudo está direcionado para o dia 25 de dezembro e as pessoas ficam mais sensibilizadas nesta data, mas não há razão para santificar este dia.
Porém não há mal algum em aproveitar o feriado, juntar a família e comemorar o nascimento de Jesus.
Sem esquecer que mais importante do que presentes, comes e bebes, é demonstrar o que Jesus veio resgatar na humanidade: o verdadeiro amor.
FELIZ NATAL!
8 de dez. de 2008
Férias do Professor
"Descansar é imperativo nos dias de hoje.
É o único jeito de recarregar as baterias e aumentar a disposição e a criatividade — itens tão valorizados justamente no trabalho.
Cabe a cada um de nós encontrar o próprio caminho.
Portanto, descubra as coisas que lhe dão prazer.
-Aproveite cada segundo ao lado das pessoas que você ama;
--se suje de tinta, de barro,
---se lambuze de doce,
----caia de roupa na água.
Brincar não é um direito só da criança.
-Ouse, surpreenda-se.
--Faça relaxamento,
--- pinte um quadro,
---- caminhe.
É mais fácil do que a gente imagina.
Boas férias!"
Fonte: Revista Nova Escola
6 de out. de 2008
Seja um mestre da reflexão

Abra a cabeça- Questione a própria ação, debata idéias com os colegas, busque novos caminhos.
Fique a sós- Pinte, escreva, medite em silêncio...encontre um jeito próprio de conversar consigo mesmo, livre dos estímulos do mundo externo.Observe- Apure o olhar para captar os detalhes, reações, o movimento da classe. desenvolva o espírito investigativo.

Expresse-se- Use e abuse da escrita para formalizar a experiência, descrevendo situações, processos, causas e efeitos
Interprete- Compare, relacione e procure contradições naquilo que foi registrado.
Conclua- Partindo dos dados da análise, levante hipóteses e planeje as próximas aulas.
Fonte: Revista Nova Escola- março/2002
Homenagem aos professores
Você professor..., já foi criança e... ontem você não entendia muitas coisas,hoje precisa se fazer entender, criar soluções.
No seu dia-a-dia a sua capacidade de amar é colocada à disposição de todos. Quando você volta para casa, a tarefa ainda não está terminada, mas a sua consciência está em paz.
Você corre em paralelo com o tempo para não ficar ultrapassado.
Aceita-se todo por dentro para mostrar a seriedade que é exigida e ainda sorrir para aqueles que precisam de afeto.
Na sua angústia existencial ainda se propõe a ajudar a quem procura. Você avalia. Que coisa difícil é avaliar.
Aprova , reprova e finalmente recupera.

Pelos caminhos da sua vida você vai encontrando tantas portas.....umas quase se fecham, quando deveriam se abrir.Tantas que se abrem, quando deveriam fechar-se,
Portas sombrias, enferrujadas, à espera de alguém ansioso por um toque,outras escancaradas pela falta de responsabilidade e amor.
E você, passo a passo, vai contribuindo para cada uma delas.
Você transforma, ilumina, esclarece, compreende e vence o desafio.É o suave mistério da sua vocação.
Como você é importante!!!
PARABÉNS PROFESSOR!autor desconhecido
Fonte
http://www.sokarinhos.com.br/datas_professor/dt_prof6.htm
18 de ago. de 2008
Dia Mundial da Alegria!

Ampliando:
Após o estudo dos mandamentos divinos (Bíblia:Êxodo 20), cada aluno prepara um cartaz, para se lembrar do sábado como um dia especial de nosso encontro com Deus.
O relógio, com ponteiros móveis, marcará semanalmente o horário do pôr-do-sol na sexta-feira, indicando o início do sábado.
Será ótimo se toda a família puder estar reunida neste horário para louvar a Deus: cantando, meditando e orando juntos.
Haverá mais união na família, fortalecimento da fé em Deus e renovação da esperança.
Este cartaz foi feito por minha filha, e o exponho com carinho em nossa sala.
Em meio à agitação, ele nos faz lembrar que no final da semana haverá o "Dia Mundial da Alegria"!
26 de jul. de 2008
Os Vários Tipos de Pai

Agradecido= reconhece no filho um presente de Deus, aos seus cuidados
Autocrata = em casa, quem decide, sou eu
Chantagista = se não fizer isto, é porque não me ama
Comerciante = só te dou isto, em troca daquilo

Democrata= dialoga para chegar a um consenso
Desligado= ignora tudo o que diz respeito ao filho
Disponível = reserva um tempo precioso para o filho
Esperançoso= acena para a luz, que está sempre no fim do túnel
Educador= ajuda a desabrochar o adulto que está na criança
Expositor = exibe o filho como um produto numa feira
Frustrador = corta, pela raiz, qualquer iniciativa

Irresponsável = resolva isto com sua mãe
Libertador= alerta que a verdadeira liberdade é um bem que se conquista
Permissivo = o filho pode fazer tudo o que quiser
Previdente =prepara o filho para aprender com os fracassos porvir
Provedor = tranqüiliza-se dando coisas ao filho
Realista =prepara o filho para viver muito além dos limites da família
Religioso= revela que a vida não se limita aos horizontes terrenos.

Adaptado de:
http://www.mensagensepoemas.com.br/dia-dos-pais/os-varios-tipos-de-pai.html



