Mostrando postagens com marcador educação religiosa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador educação religiosa. Mostrar todas as postagens

26 de mar. de 2012

A Páscoa - um projeto



foto daqui 
  1. História da paixão de Cristo
  2. Pintar várias cenas da história da paixão de Cristo
  3. Peça de teatro O sentido da Páscoa
  4. Cruzadinha
  5. Outra cruzadinha
  6. Montagem de carneirinho
  7. Pintura de ovos
  8. Confecção da cestinha
  9. Ovelhinha
  10. Preparo do pão asmo
  11. Preparo da mesa da ceia
  12. Assistir a um filme religioso
  13. Participar de uma ceia como nos tempos bíblicos
  14. Canções relacionadas ao tema
  15. Atividades recreativas valorizando o respeito e solidariedade

2 de abr. de 2011

PÁSCOA- ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 4 a 5 ANOS



Atendendo ao pedido da Heloana, fiz esta postagem, espero que seja útil. Há mais idéias no Site Sementinha kids.
As atividades podem ser distribuídas em três dias.




1-DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS
  •  Preparar um  fantoche para cada criança, de um lado ele tem a carinha alegre e do outro a carinha triste.
  • "Eu vou falar algumas frases, e se a frase nos faz sentir alegria, vocês devem levantar o rostinho alegre. Se a frase lembra algo triste, vocês devem levantar o rostinho triste.Hoje é o meu aniversário e os meus pais farão uma festinha pra mim." E outras frases...
  • Depois as crianças  mesmas podem sugerir situações que causam alegria ou tristeza, sempre mostrando o rostinho certo. 
  • "Agora vamos pensar nos amigos de Jesus. Quando eles estavam com Jesus escutando os seus maravilhosos ensinamentos e vendo os poderosos milagres que Ele fazia, como será que estavam seus rostos?'"
  • "Mas algo terrível aconteceu, e tudo mudou. Vejamos o que aconteceu para que os discípulos trocassem seus rostos alegres por rostos tristes"
  • Professor recolha todos os rostinhos das mãos das crianças. 



     CARINHAS- folha para ampliar e reproduzir

    2- HORA DA HISTÓRIA BÍBLICA
    (Se desejar pode fazer um teatrinho com os alunos e não utilizar as figuras)


    Os amigos de Jesus nunca tinham se sentido tão tristes!
     Jesus já não estava mais com eles.
     Eles choravam ao lembrar como homens importantes e muito maus tinham matado Jesus.
     Os discípulos choravam porque tinham visto Jesus morrer pendurado numa cruz. 
    E também tinham visto como O colocaram num túmulo.
    O túmulo era como uma caverna numa pequena montanha. 
    (mostrar a figura )

    E para fechar a entrada tinham colocado uma pedra enorme. 
    (colocar a FIGURA  na frente do túmulo pregando-a com fita)
     

    - Sentiremos muita saudades dEle! -Diziam os seus amigos- Não poderemos mais conversar com Ele nem poderemos ouvir seu preciosos ensinamentos.
    No dia domingo bem cedo de manhã, três mulheres, que também eram seguidoras de Jesus, decidiram ir ao túmulo onde tinham colocado o corpo de Jesus.
     Queriam levar uns perfumes especiais para colocar no corpo dEle e assim mostrar o grande amor que tinham pelo Senhor. (Pregar a FIGURA  a esquerda do túmulo).
    -Tenho chorado tanto! –desse uma delas.-  Nunca antes tive um amigo como Jesus!
    -Nunca poderei esquecer a maneira cruel que Jesus morreu na cruz! Ele sofreu tanto!
    - É verdade! Mas agora me pergunto, como poderemos mover essa pedra tão grande que esta na entrada do túmulo! A gente não conseguirá move-la nem um centímetro!
    As outras duas mulheres concordaram, de fato a pedra era muito pesada.
     Quando elas chegaram ao túmulo, tiveram uma grande surpresa. 
    A pedra tinha sido removida!
    (Mover a pedra para a direita, deixando a entrada livre)
    Tremendo de medo porque não imaginavam o que tinha acontecido se aproximaram do túmulo e olharam dentro. (aproxime a figura das mulheres ao túmulo)
    Não viram o corpo de Jesus, viram dois anjos que Deus tinha enviado do céu. Pareciam dois homens de roupas brilhantes como a luz. luz. 
    As mulheres ficaram amedrontadas e caíram de joelhos.
    Não tenham medo -disse um dos anjos.- Porque estão buscando Jesus aqui? Vocês não lembram do que Ele disse? Ele prometeu que não ficaria morto, mas que voltaria a viver! Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito!
    Então as mulheres lembraram as palavras de Jesus tinha dito. Elas se olharam surpresas dizendo: Será verdade? Seria possível que Jesus já não estivesse morto e sepultado no túmulo? Será verdade que poderemos vê-lo de novo e que podermos falar com Ele?
    Elas estavam muito felizes! Elas começaram a correr para onde estavam os aflitos amigos de Jesus.
                      (Trocar as FIGURAS )
    As mulheres entraram onde estavam os discípulos gritando de alegria!
     Falavam todas ao mesmo tempo com grandes gritos e fazendo gestos!
    - Jesus não esta mais no túmulo!
    -É verdade! É verdade!Os anjos nos disseram que Ele não está mais no túmulo!
    - Ele vive! Jesus ressuscitou assim como tinha nos dito!
    - Como é que é? De que vocês estão falando? –disseram os discípulos.
    -Sim! Estamos falando a verdade! –disse uma das mulheres.
    -Dois anjos estavam parados na entrada do túmulo e nos deram as boas notícias! Jesus vive!
    -Se quiserem podem conferir vocês mesmos que estamos dizendo a verdade! 
    Ele voltou a viver como tinha prometido!
    Os rostos tristes e desanimados de todos se transformaram em alegria e esperança.
     Como poderiam permanecer tristes depois de saber que poderiam ver Jesus novamente e que Ele tinha 
    ressuscitado? Jesus agora poderia passar tempo com Eles, o Grande Amigo estava vivo! Todos começaram a pular de alegria e a gritar: Jesus esta vivo; Ele ressuscitou, como tinha dito!!!
    Hoje todos nós podemos ter rostos alegres porque celebramos um dia especial. Neste tempo lembramos que Jesus, nosso amigo, não permaneceu morto, Ele voltou a viver! ALELUIA!!!!


    3. CONFECÇÃO DO CARTÃO

    • As crianças  pintam o desenho.
    • Recortar as 3 partes 
    • Colar a  pedra ao túmulo só na  cruz indicada. Para que possa abrir e fechar.
    • Prender  a figura das mulheres com fita adesiva. De tal maneira que possa dobrar para atrás do túmulo e depois colocar pra frente.

         

      29 de mar. de 2010

      Na escola, Páscoa deve ser contextualizada

      para não virar apenas motivo de consumo."



      Ana Okada fala sobre o assunto aqui. Vale a pena conferir.

      22 de mai. de 2009

      "Alta Voltagem"

      O brilho de um raio equivale ao brilho de milhões de lâmpadas de 100 watts acesas.
      O calor que ele gera pode chegar a 30.000ºC.
       O trovão é o resultado do efeito do calor sobre o ar que explode ao se expandir.



      Em breve, num dia e hora desconhecidos, 
       veremos a luz do maior de todos os relâmpagos.

      Cristo virá com milhares de anjos e ao som de trombetas.
      Será impossível deixar de notá-lo,
       pois haverá terremotos e ressurreição de mortos


      Hoje é o dia de nos prepararmos para ver a luz de Cristo
      Aceitá-lo e estudar a Bíblia  é o
       único pára raios capaz de nos proteger 


      Porque, assim como o relâmpago 
      sai do oriente e se mostra até no ocidente, 
      assim há de ser a vinda do Filho do homem.
      Mateus 24:27 



      18 de abr. de 2009

      "A Bíblia traz alguma antecipação científica?"

      "Embora não seja um livro de ciência,
      a Bíblia traz alguma antecipação científica?
      "


      Michelson Borges, em seu Blog Curso Bíblico, levanta o questionamento e apresenta textos bíblicos para verificarmos.

      "Terra redonda Isaías 40:22
      (texto escrito há mais de 2700 anos)

      Terra no vácuoJó 26:7
      (escrito há mais de 3500 anos)

      Princípio da quarentenaLevítico 13:46


      (Confira os textos em sua Bíblia ou clique nos textos para lê-los em outra tela.) "

      10 de abr. de 2009

      Dizem que...

      ...o ferro é forte...
      mas o fogo derrete o ferro.

      ...o fogo é forte...
      mas a água apaga o fogo.

      ...a água é forte...
      mas o vento espalha a água.

      ...o vento é forte...
      mas a montanha derruba o vento.

      ...a montanha é forte...
      mas o homem derruba a montanha.

      ...o homem é forte...
      mas a morte derruba o homem.

      ...a morte é forte.
      Mas Jesus Cristo venceu a morte.


      (Autor desconhecido)
      Fonte: Olho Mágico

      3 de abr. de 2009

      "Páscoa Cristã" - desenhos para pintar

      Desenhos para pintar online e imprimir
      Veja no site THE COLOR
      Primeira Páscoa
      Libertação do Povo de Deus no Egito

      Jesus celebra a Páscoa com os seus amigos


      Jesus foi crucificado na sexta-feira,
      passou o sábado na sepultura e ressuscitou no domingo

      30 de mar. de 2009

      Mosaico da Cruz


      Recortar em papel cartão preto e colar retalhos coloridos de papel celofane.

      14 de mar. de 2009

      História - A Transformação de Edmundo

      As crianças gostam muito desta ilustração,
      é só virar a posição e vemos a transformação do Edmundo.




      Fonte Desconhecida

      7 de mar. de 2009

      Saiba mais: O livro mais antigo e traduzido do mundo!

      "Em suas reivindicações e promessas, em sua origem e foco,
      a Bíblia adquire para si um lugar único na História"
      Peter van Bemmelen


      Centro Cultural da Bíblia
      Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h
      Endereço: Rua Buenos Aires, 135 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
      Informações: (21) 2221-9883
      Entrada: Gratuita



      EXPOSIÇÕES PERMANENTES:
      1. reproduções nos idiomas originais e réplica da Torá
      2. versões produzidas na Antigüidade
      3. réplica da famosa Pedra de Rosetam (chave para decifrar as escrutas egípcias antigas)
      4. Traduções Clássicas da Bíblia para as Línguas Européias
      5. Tradução da Bíblia no Brasil- de sua origem, em 1753, até hoje
      6. Traduções Modernas da Bíblia
      7. texto bíblico acessível a todos os segmentos da população, como os indígenas e os deficientes visuais
      8. A Bíblia e as Novas Mídias
      9. áudio, vídeo e CD-ROM
      10. Curiosidades Bíblicas (como águas do Rio Jordão e Mar Mort,- réplicas de uma página da Bíblia de Gutenberg e da Arca da Aliança)


      Museu da Bíblia
      Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h
      Endereço: Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto - Barueri - SP
      Informações: Telefone: (11) 4168-6225
      Entrada: Gratuita



      veja o vídeo com imagens


      EXPOSIÇÕES PERMANENTES:
      1. diversas formas de escrita, manuscritos do texto bíblico de diversas civilizações antigas, textos nas línguas originais: hebraico, aramaico e grego
      2. primeiras traduções bíblicas ( como a Septuaginta e a Vulgata Latina)
      3. traduções do texto bíblico nas línguas modernas
      4. trajetória do livro, desde o seu surgimento até os dias de hoje
      5. réplica da prensa de Gutenberg (1450), que imprimiu a primeira Bíblia da história
      6. Conteúdo da Bíblia de forma didática e interativa (vídeo e jogos de perguntas e respostas em computadores)
      7. painéis: destaque de cada livro bíblico e sentir alguns perfumes da época
      8. peças arqueológicas
      9. participação: escrever, com as suas próprias mãos, o texto das Escrituras, por meio da Bíblia Manuscrita
      10. Exibição de áudio do texto bíblico em 16 idiomas e na Língua de Sinais
      11. mostra da tradução para o português e as diversas traduções , inclusive em línguas indígenas
      12. síntese da atuação da Sociedade Bíblica do Brasil
      13. influência da Bíblia em nossa cultura
      14. como a Bíblia é lida e vista em todo o mundo
      15. edições em idiomas variados
      16. produção das Escrituras nos países de língua portuguesa
      17. produções recentes que facilitam o acesso ao texto bíblico
      18. primeira Bíblia completa em braile produzida no Brasil pela SBB
      19. materiais audiovisuais, acadêmicos e miniaturas da Bíblia
      20. exposição de publicações infanto-juvenis com livre acesso para manuseio e leitura
      21. sessões de vídeo, contadores de histórias
      22. atividades interativas como desenho, colagem e mural para exposição
      23. Miniaturas da Bíblia
      24. O menor livro do mundo
      25. A Bíblia impressa numa única página
      26. A Bíblia em braile
      27. Roupas da época do Apóstolo Paulo
      28. Materiais trazidos de Israel (como o trigo e o joio, água do Rio Jordão,sementes de mostarda, um punhado de terra de Belém, e água do Mar Morto)
      29. Papiros e Pergaminhos
      30. Biblioteca: mais 17 mil obras relacionadas às Escrituras Sagradas, exemplares da Bíblia em mais de mil línguas, obras raras e acadêmicas (como a Bíblia Hebraico–latim, 1546 e a Bíblia Sacra Vulgata, 1669),livros, periódicos, áudios, vídeos, CDs e fotos

      4 de mar. de 2009

      Atividades para a Páscoa

      Para colorir:
      Abaixo está a letra da Música Páscoa
      (CD Aquarela do Senhor -Luiz Cláudio)



      No blog da tia Malu encontramos o excelente material:
      "As DUAS PÁSCOAS"
      Um paralelo sobre o significado bíblico e as comemorações atuais, de maneira bem atrativa para as crianças.

      21 de jan. de 2009

      Onde começa a PAZ?

      "O bagre da Chapada Diamantina é único no mundo e já despertou o interesse da ciência, devido a sua estrutura óssea.

      Além disso, o dia e a noite são iguais para ele. Como não enxerga, usa sensores químicos para encontrar o alimento.

      Ele é também único no quesito relacionamento. Por não ter predadores, o bagre da chapada é dócil e vive na paz mais absoluta. Ele vive, na verdade, num mar de paz.

      Atualmente é proibido nadar ali, para evitar estragar a tranqüilidade de seus habitantes. Mas que dá vontade de pular lá dentro, dá.

      A paz é um de nossos maiores anseios. Nações, cidades e famílias buscam a paz.

      O grande contraste é que muita gente usa armas de guerra para conquistá-la. Outros acham que acabando as guerras todos ficarão em paz.

      Mas Jesus disse que as guerras começam na mente. O problema da falta de paz está dentro de nós, assim como é dentro do Poço Encantado que está a paz do bagre da Chapada Diamantina. Ele vive ali, tranqüilo, pois tem proteção internacional.

      Para nós também, a paz vem de fora. Só podemos tê-la depois que Jesus entra em nossa vida. Ele liqüida o predador de nossa paz. Shalom!"

      Fonte : O Bagre da Chapada Diamantina

      10 de jan. de 2009

      Energia para o mundo



      As grandes forças incentivadoras da vida são:
      a fé, a esperança e o amor
      forças que se alcançam pelo estudo da Bíblia.



      Jesus Cristo é um testemunho do valor da Bíblia como meio de educação. O maravilhoso poder mental e espiritual do Mestre dos Mestres foi adquirido por seu diligente estudo, meditação e obediência aos escritos inspirados dos profetas.

      As crianças e jovens de hoje, que crescem com a Bíblia na mão, podem receber e partilhar esta energia vivificadora, como o fez Jesus. Serão torrentes de bênçãos sobre o mundo!

      Fonte: Livro Educação

      3 de jan. de 2009

      365 DIAS DE INSPIRAÇÃO

      Diariamente podemos inspirar em nossos alunos "os valores e princípios de uma vida em harmonia com o Arquiteto do Universo, nosso Criador,através de:
      curiosidades e detalhes superinteressantes acerca
      de insetos,
      pássaros,
      plantas,
      fenômenos naturais
      e muito mais."


      CLIQUE AQUI para ver a inspiração de hoje

      Francisco Lemos, pastor e jornalista, preparou estas mensagens que podemos ler para apresentar aos alunos ou projetar para que eles visualizem conosco.

      30 de dez. de 2008

      História para auto-estima e união

      Se desde as primeiras aulas do ano letivo os alunos sentirem que são aceitos e que a turma pode ser unida, já teremos começado bem. Os vínculos estabelecidos vão tornar todos cúmplices e responsáveis pelo sucesso.

      A História: Alegoria das Ferramentas encontrada no blog Idéias e Arte é bastante própria para criarmos este clima de cooperação.

      Veja a história, ilustrações e sugestões aqui: http://picasaweb.google.com/zuzukikinha/20110123#

      24 de dez. de 2008

      Jesus não nasceu em 25 de dezembro!

      Os romanos "cristianizaram" a festa pagã "nascimento do sol invencível", realizada por volta do dia 25 de dezembro,passando a comemorar o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354.Veja em Mundo Estranho


      A data real ainda é incerta devido a falhas do calendário, o que se sabe é que o nascimento de Jesus ocorreu quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento. Dentre as suposições, baseadas em fatos históricos,temos:

      1-Exatamente 4 anos antes da morte de Herodes, no ano 8 a.C., os romanos obrigaram o recenseamento de todos os povos que lhes eram sujeitos a fim de facilitar a cobrança de impostos. Nas terras judaicas este aconteceu no ano 7 a.C. e em Belém ocorreu no oitavo mês.

      2-A apresentação dos bebês no templo teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo no mês de Setembro num sábado. Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11.
      Logo Jesus nasceu provavelmente depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..
      Confira em wikipedia


      Em nossos dias tudo está direcionado para o dia 25 de dezembro e as pessoas ficam mais sensibilizadas nesta data, mas não há razão para santificar este dia.
      Porém não há mal algum em aproveitar o feriado, juntar a família e comemorar o nascimento de Jesus.
      Sem esquecer que mais importante do que presentes, comes e bebes, é demonstrar o que Jesus veio resgatar na humanidade: o verdadeiro amor.

      FELIZ NATAL!

      4 de dez. de 2008

      Teatro de Natal- A Dádiva Perfeita

      Adaptado do Pequeno Drama de Durvalina Gomes Correa

      Narrador-Que dia maravilhoso, dia de comemorar a primeira vinda de Jesus.Tudo está em festa: há árvores enfeitadas, sinos soando, presentes e banquetes...Deus nos criou para repartir seu amor conosco,quando surgiu o pecado nos afastamos dele. Mas Ele continuou nos amando,então Jesus veio viver entre nós para nos resgatar.Como retribuir? Hoje quem conseguir iluminar esta árvore com seu presente para Jesus, terá feito a DÁDIVA PERFEITA.

      Entra no palco uma mulher ricamente vestida-Eu trago esta jóia de grande preço: Um bracelete de fino ouro incrustado com pedras preciosas. É relíquia de minha distinta família. É o que possuo de mais precioso.Tenho certeza que oferecido ao Senhor Jesus será a DÁDIVA PERFEITA.

      Narrador: Não se acenderam as luzes?!Riqueza não é a DÁDIVA PERFEITA.

      Entra um homem com beca de formatura e muitos canudos de diploma-Tenho meus diplomas que certificam meu saber, consegui-os com grande esforço e boa vontade, quero oferecê-los ao meu senhor Jesus Cristo.

      Narrador-Não se acenderam as luzes?! A sabedoria não é a DÁDIVA PERFEITA.

      Entra uma solista-Prá mim a música é sublime, maravilhosa.Já ouvi dizer que tenho uma bela voz. Sinto-me contente em poder ofertar este precioso dom ao Senhor. (canta um solo)

      Narrador-Não se acenderam as luzes?! Esta ainda não é a DÁDIVA PERFEITA.

      Entra o rei com seu manto e coroa-Viajei muitos quilômetros, enfrentei horas no avião para estar aqui.Sabem o que vim oferecer? Metade do meu reino? Não! Todo o meu reino! (Retira a coroa e a oferece).

      Narrador-Não se acenderam as luzes?! Reinos não são a DÁDIVA PERFEITA.

      Entra um jovem-Oferto a beleza e o vigor da juventude. Quero ser missionário onde meu Senhor me mandar.Quero levar a mensagem da salvação àqueles que estão nas trevas deste mundo.

      Narrador-Não se acenderam as luzes?! Dar a vida toda em serviço ainda não é a DÁDIVA PERFEITA.

      Entra uma criança mal vestida, todos dizem-Que pobre criança! Não tem nada para ofertar.

      Criança-Ofereço meu amor a Jesus e gosto de todos aqui. Vamos unir nossos corações?

      Todos-Dão-se as mãos e neste momento as luzes se acendem.

      Narrador-Neste dia não há diferenças entre os cristãos, não importa se é criança, jovem ou adulto,não importa se é rico, pobre ou remediado, todos estão festejando juntos.Seria tão bom se este espírito de alegria, de união fosse movido pelo verdadeiro Amor. Seria tão bom se durasse o ano inteiro.
      "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo"

      3 de dez. de 2008

      Poema de Natal

      Para ler e comentar com as crianças

      JESUS NASCEU
      Reynaldo Jardim
      Todo dia é natal,
      que natal é nascimento,
      o nascer de uma criança
      é um acontecimento.
      Toda a família festeja
      aquele grande momento.

      Seja rica ou seja pobre
      a família do rebento,
      seja negra ou seja branca,
      é sempre um contentamento.
      O natal de uma criança
      só gera bom sentimento.

      Quem é que pode prever
      o caminho de um menino?
      Tendência, gosto, caráter,
      sua crença e seu destino?
      Se vai tocar bateria
      ou solar um violino?

      Mas quando Jesus nasceu,
      alguma coisa dizia
      que o filho de José,
      também filho de Maria,
      tinha o destino traçado
      e que rumo tomaria.

      Foi uma vida de luta
      contra o mal e pelo bem,
      pela igualdade dos homens
      e seus direitos também.
      Pelo escravo, pelo pobre,
      por todos que nada têm.

      Dois milênios se passaram
      desde que Ele apareceu.
      O nosso tempo é marcado
      pelo dia em que nasceu.
      No coração das crianças
      Jesus Cristo não morreu.

      Retirado do livro "Viva o Dia! Poesias para Crianças"
      Editora Melhoramentos
      ----------------------------------------------------------------------------------
      Questionamento sugerido:
      1- Segundo o autor, dá prá saber o que a criança vai ser quando crescer?
      2- E sobre o menino Jesus, dava prá saber o que Ele seria?
      3- O que a vida de Jesus fez com a contagem do tempo?
      4- Você concorda com a afirmação: "Jesus Cristo não morreu"? Por quê?
      ---------------------------------------------------------------------------------