Mostrando postagens com marcador ciências. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ciências. Mostrar todas as postagens

22 de set. de 2015

Achados e perdidos - poesia sobre alimentação saudável

Achados e perdidos


Pedro Bandeira

Quando eu perdi meu cachorro,
foi bem fácil de encontrar.
Bastou fazer uma faixa
e na porta pendurar.

Só que na hora da janta,
tinha nabo e jiló.
E eu perdi logo o apetite,
bem na hora, veja só!

Não me devolva o apetite
se acaso o encontrar.
Mas se vier sobremesa
o apetite vai voltar!


Sugestões de atividades:

  • Confecção de cartazes e faixas anunciando algo que perdeu
  • Listagem de legumes preferidos pela turma
  • Pesquisa sobre o valor nutricional dos legmes
  • Preparo de uma receita culinária simples e agradável incluindo um legume 
  • Preparo de uma receita culinária de sobremesa saudável
  • Discussão sobre habitos alimentares saudáveis

8 de out. de 2012

Preservação ambiental












Blog baudoveloso.blogspot.com.br/

Esta tirinha é um bom pretexto pra o começo da conversa sobre preservação do ambiente.

Também pode ser um incentivo para os alunos criarem sua própria tirinha.

5 de jun. de 2012

30 de mai. de 2012

Assunto importante: não fumar

Ao trabalhar com os alunos do 5º ano sobre o sistema respiratório, é extremamente importante falar sobre o mal que o cigarro causa no corpo humano.



 31 DE MAIO -  DIA INTERNACIONAL DO NÃO FUMAR


Dependência química e psicológica - veja aqui: http://www.comoparardefumar.com.br/dependencia.asp

Mais sobre o tema: http://www.saude.sc.gov.br/cidadao/de_olho_na_saude/outros/fumo/cigarro.htm

22 de mai. de 2012

"Plantando uma amizade"

"Esta é uma história da amizade nascida entre um homem que gostava muito de plantas e um menino que se tornou seu companheiro na aventura de plantar. Juntos eles encheram de árvores as ruas e praças do bairro onde eles moravam." Editora Studio Nobel


De acordo com a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, os pontos altos do livro são:

  • beleza das ilustrações e composição das figuras, pela delicadeza do texto e profundidade do sentido ecológico.
  •  o significado e o sabor da infância, da conversa à toa, da troca de experiências asseguradas pela vida imaginativa.
  • incentiva um novo "olhar" para o mundo que nos rodeia.
  • o uso que também faz da linguagem imagética - desenhos, pinturas, fotografias - toda vez que o seu discurso é marcado pelo pensamento metafórico.
* Trabalhei este livro com meus alunos de 4º e 5º anos. Fundimos este tema com o conteúdo de Ciências - preservação do ambiente.
   Plantamos sementinhas, cada aluno escolheu a sua e trouxe de casa já plantada num potinho. 
   Vamos acompanhar o desenvolvimento desta experiência.
   

8 de dez. de 2010

Como fazer pipocas

De Maria de Lourdes Figueiredo

Nenhum de vocês, meninos,
algum dia pôde ver
como se fazem pipocas?
Pois, então, eu vou dizer:

Pega-se o milho branquinho,
na panela se coloca,
por sobre a banha fervente.
(É assim que se faz pipoca.)

Quando o milho está lá dentro,
é bom a panela fechar
pois se ela ficar aberta,
todo o milho vai saltar.

Daí a pouco, escutamos,
na tampa, fortes batidas:
são as pipocas que pulam,
prontas pra serem comidas.

Tiradas da caçarola,
sal nós devemos polvilhar,
e, depois - última etapa -
só precisamos provar.

Entretanto, se quiserem
comer pipocas de um modo
mais cômodo, mais ligeiro,
é fácil: cheguem à calçada
e... chamem o pipoqueiro.

Mais poesia e desenho sobre pipoca:
http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/06/pipocas.html

16 de nov. de 2010

Desfile das estações





































Para estudar as estações do ano, o Colégio Magno (SP) desenvolveu o Fashion Show -

Segundo o site do colégio, "o Fashion Show foi um incrementado desfile, por meio do qual as quatro estações do ano foram ilustradas de um jeito alegre e significativo. Utilizando vestimentas e adereços devidamente escolhidos, cada grupo de alunos representou uma estação."

Podemos aproveitar esta idéia e adaptá-la para nossa escola, não acha?
Desfile das estações... O mundo em quatro tempos... Cadê a neve daqui?...

Inclusive pra explicar porque os enfeites natalinos retratam o inverno, se no Brasil é verão...

É... muita coisa pra pesquisar, explorar, vivenciar...

23 de ago. de 2010

Corpo humano - como funciona?

Veja este site da Ática Educacional

"Atividades on-line para reforçar aqueles assuntos já estudados. Uma forma lúdica, agradável e sobretudo interativa de estudar".

19 de ago. de 2010

Atividades sobre o tema: Corpo Humano

Atendendo ao pedido de Linda Sol, aqui estão sugestões de atividades sobre o corpo humano, para crianças até 10 anos.

DINÂMICAS
(Apresentadas pela Prefeitura de Caxias do Sul- Secretaria Municipal da Educação Grupos de Estudo de Educação Matemática e Científica- Anos Iniciais – 17/06/2008)
  1. Jogo dos crachás: Cada participante recebe um crachá e completa seus dados: nome, cor do cabelo, cor dos olhos, número do sapato, massa e altura (em centímetros). O coordenador pede que os participantes se organizem em grupos de acordo com a ordem dada: mesma cor do cabelo, cor de olhos igual, massa (determinar intervalos), altura (determinar intervalos), número do sapato (mesmo número, seriar em ordem crescente, ordem decrescente, classificar em pares e ímpares). A cada organização o professor questiona em que grupo tem mais e qual tem menos participantes, qual é a diferença entre grupos, quantos elementos têm em determinado grupo, quantas pessoas têm determinada cor de olhos ou cabelos.
  2. Variação: Todos os alunos formam um círculo e alguém é convidado para organizar grupos conforme critério determinado: chamar ao centro do círculo as pessoas loiras; pessoas com nº de sapato maior que um determinado nº., pessoas com altura menor que um valor determinado.
  3. Jogo do detetive: Uma pessoa (detetive) sai da sala e o grupo escolhe outra pessoa (escolhido). Ao retornar, o detetive fará perguntas referentes às informações dos crachás para descobrir quem foi o escolhido, usando o processo de tentativa acerto/erro/eliminatória. Toda vez em que acertar uma pista a respeito do escolhido, as pessoas que não são suspeitas são eliminadas do jogo. O grupo só pode responder sim ou não. O jogo prossegue até que o detetive descubra quem é o escolhido.

LINKS COM ÓTIMAS SUGESTÕES E ATIVIDADES PARA IMPRIMIR



4 de ago. de 2010

Estudando animais

Após o professor ensinar algumas músicas sobre animais,
ele pode questionar sobre a vida deles,
e classificá-los em inseto, ave, mamífero, anfíbio e réptil.

Músicas:
A barata diz que tem
Atirei o pau no gato
Sapo Cururu
Meu pintinho
Meu galinho
Fui morar numa casinha
A pulga e o percevejo

1 de ago. de 2010

Conhecendo as Características de Alguns Animais

O professor entregaria aos alunos uma tabela com as características dos animais, e perguntaria: Quais desses animais voam? do Brasil? Quais não são?

Quais as unidades de medida que encontramos na tabela? Vocês conhecem outras unidades? Quais?

Com o auxilio da tabela, o professor perguntaria: Quais desses animais são mais rápidos? Qual vive mais? Qual pula mais longe? Como poderíamos representar esses dados? (gráficos, desenhos, etc). Os alunos anotariam suas respostas no caderno.


O plano da aula está aqui:

http://200.144.189.54/tudo/exibir.php?midia=ebr&cod=_20

Site Ciência à mão http://www.cienciamao.if.usp.br/index.html


23 de jun. de 2010

Incentivando a alimentação saudável

Veja mais uma da Analuci:

"Fiz os copinhos de jornal a partir do passo a passo de Cleômenes.
Utilizei para acondicionar as mudas para transplante.
Dei uma muda para cada aluno meu. Como eles gostaram!
Estão acompanhando o crescimento da plantinha."



15 de abr. de 2010

Palitinhos de legumes

Quem acha que cortar legumes não exige técnica, se engana.

Aprenda a fazer estes palitos e depois experimente deixar o copinho na frente das crianças na hora da fome.

Elas vão adorar a brincadeira.


Autor:
Panelinha

Tempo de preparo: Pá Pum
Serve: 4 porções

12 de abr. de 2010

"As frutas, as verduras e os legumes resolveram botar a boca no mundo, reclamando do mau uso que os humanos fazem dos seus nomes. O abacaxi vive inconformado! Onde já se viu dar seu nome a toda coisa ruim e encrencada?"

De Tatiana Belinky

9 de abr. de 2010

Plantar salada

Não tem jeito melhor para incentivar os alunos a comerem salada
do que plantar a salada.

Aqui vão os links com as dicas:
http://crescer.globo.com/edic/ed74/05a06.htm

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf

5 de jun. de 2009

Dicas para combater as mudanças climáticas

Fonte: Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
 
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972,
em 2009 o México é a sede mundial das comemorações e o tema escolhido  foi :

“Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”   

FAÇA  ALGO  TODO  DIA

  1. Plante uma árvore!
  2. Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.
  3. Recicle, Reduza e Reutilize!
  4.  Economize água 
  5. Use um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis ao invés de descartáveis 
  6. Use toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. 
  7. Compre bebidas em garrafas reutilizáveis.
  8. Opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos.
  9. Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes,  aparelhos eletrônicos e carregadores .
  10. E plante uma árvore!
  11. Não vá a lugar nenhum sem a sua sacola de pano,  diga "não" ao plástico.
  12. Evitar dirigir automóveis. Em vez disso, tente andar de bicicleta, caminhar, pegar carona, usar transportes públicos etc.
  13. Se dirigir, procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus cheios à pressão correta.
  14. Desligue o motor da carro se você for ficar parado por um período longo.
  15. Se você quiser economizar combustível e ajudar a salvar o planeta enquanto você está nele, acelere gradualmente.
  16. E plante uma árvore!
  17. Deixe um copo e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 
  18. Use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais para rascunho.
  19. Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! 
  20. Quando for imprimir use  frente e verso.
  21. Formate computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligue-os no final do dia.
  22. Desligue todas as luzes desnecessárias.
  23. Escolha plantas de interior, elas ão boas para o ambiente pois removem poluentes presentes no ar.
  24.  E plante uma árvore! 
  25. Abra as janelas e use roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.
  26. Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.
  27.  Ah! E plante uma árvore!



Dia Mundial do Meio Ambiente

Presente da Olímpia do Blog Educação com Arte