11 de dez. de 2012

Reflexão sobre sucatas


Utilizo muito sucatas nas atividades de confecção de objetos com meus alunos, de 4º e 5º anos.
Eles gostam de montar robôs, carrinhos e o que mais conseguirem.
Eu vou juntando potes e tampas para as aulas de artes.

Nesse final de ano uma aluna me abordou dizendo que sua mãe não queria que levasse esses brinquedos pra casa. A menina disse que a mãe jogava tudo fora. Quando uma estatueta de anjinho, de porcelana fria, caiu no chão e se quebrou a mãe até chorou!

Fiquei pensativa: por que um brinquedo feito pelo próprio aluno teria menos valor que uma estatueta?
Quando perguntei aos outros alunos se suas mães gostavam de nossas produções com sucata, eles disseram que sim, que elas ficavam bem guardadas e os alunos as utilizavam em suas brincadeiras.

Por que produzir brinquedos com sucata? Vou me arriscar a responder:


  • é um material alternativo, dispensando altos custos com brinquedos.
  • favorece o desenvolvimento da criatividade.
  • estimula o companheirismo na hora da fabricação porque os alunos precisam de ajuda uns dos outros, e também de ideias que são partilhadas.
E o que mais? Escreva seu comentário dando sua opinião também.



4 comentários:

  1. Eu também compartilho de sua opinião,mas minha vivência é bem diferente...em geral - e não apenas o que é feito pelos alunos e/ou com sucatas - é pouco valorizado pelos pais, que rapidamente se desfazem das atividades que os filhos trazem e fizeram na escola ou as "esqucem num canto bem escondido dos armários e gavetas...o que desestimula a todos.
    Que os seus continuem assim...Sucesso ! Bjs !

    ResponderExcluir
  2. Fabrica-se um brinquedo único e personalizado, de quebra, ajuda-se a preservar o planeta, pois aquilo que seria lixo, será reutilizado. Que tal vc pedir a seu pessoal que faça uma pesquisa sobre quando lixo é produzido na sua cidade/estado e mesmo no planeta? Despertar consciência ecológica nunca é demais e de quebra, estimula o consumo consciente, que pelo jeito a mãe da tua aluna nem imagina o que seja. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sou uma, entre as milhares de professoras que enxergam na sucata uma forma de envolver os alunos no processo de confecção dos trabalhos, agrega valor e a significação é maior.
    O que me chama atenção são os comentários durante essas aulas: os alunos refletem tanto sobre o descarte quanto sobre o consumo consciente.
    Já tive uma aluna cuja mãe também procedia assim com seus trabalhos, é lamentável e desestimulante para a criança.

    ResponderExcluir
  4. Usar sucata é renovar e inovar, meus alunos adoram.É uma oportunidade de observar o processo de confecção e perceber além das habilidades e dificuldades no manuseio de ferramentas e materiais; podemos verificar a quantas anda a consciência ecológica pelos comentários que surgem.
    Muitos alunos ficam admirados com a transformação de algo que iria para o lixo em um objeto novo.
    Eles repensam o descarte e o consumo consciente. Vale a pena!

    ResponderExcluir