10 de out. de 2011

Jogos cooperativos III


Retirados do livro Trabalhando com jogos cooperativos, 
de Marcos Miranda Correia, da Editora Papirus.


GUIAS

_ MATERIAL: vendas para os olhos, bolas, cones, caixas e outros materiais que não machuquem.
- ORGANIZAÇÃO: Construir um a pista de obstáculos com os materiais disponíveis. Pedir para duas ou mais crianças atravessarem a  pista de olhos vendados, enquanto as demais ficam próximas à pista de obstáculos.
- DESENVOLVIMENTO: Os alunos sem venda nos olhos (guias) devem orientar aqueles com os olhos vendados, para que consigam ultrapassar todos os obstáculos sem tocar em nenhum deles. Os guias não podem tocar nem entrar na pista de obstáculos; devem apenas falar de forma bem clara e objetiva. Caso o conduzido toque em algum obstáculo, deve prosseguir a atividade normalmente e o guia advertido para que cuide melhor do seu parceiro. Trocam-se as posições depois que o primeiro grupo ultrapassar os obstáculos.

CABO DA PAZ

- MATERIAL: uma corda resistente, um pedaço de fiz e um lenço.
- ORGANIZAÇÃO: marcar o centro da corda com o lenço e desenhar no centro da área de jogo um círculo no chão. Formar dois grupos, um de cada lado do lenço.
- DESENVOLVIMENTO: idêntico ao cabo de guerra tradicional. Os dois grupos puxam a corda para o seu lado, mas com o objetivo de equilibrar as forças, evitando que o lenço saia de dentro do círculo. Permite-se que qualquer aluno passe de um grupo para o outro para manter o equilíbrio de forças, porém, não se permite soltar a corda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário