Retirado do livro Trabalhando com jogos cooperativos, de Marcos Miranda Correia, da Editora Papirus
INQUILINO,
PAREDE, CASA E FURACÃO
- MATERIAL: não é necessário nenhum material.
-
ORGANIZAÇÃO: formar vários trios. Cada um comporá uma “casa” do seguinte modo:
dois alunos frente a frente, segurado as mãos um do outro, denominados “parede
direita” e “parede esquerda”; um terceiro aluno entra no meio dos dois (cercado
pelos braços unidos) e é denominado “inquilino”. Deixar um aluno “sem casa”.
-DESENVOLVIMENTO: o “sem casa” deverá arrumar uma “casa” para
si. Se disser “parede direita”, “parede esquerda” ou “inquilino”, todas as
crianças qe forem um desses elementos deverão trocar rapidamente de casa, dando
oportunidade ao “sem casa” de conseguir uma. Se disser “casa”, todas as
“paredes” deverão trocar de lugar juntas, sem soltar as mãos. Se gritasr
“furacão”, todos deverão mudar de parceiros e formar novas casas, com novos
inquilinos. O jogo recomeça com os alunos que ficaram “sem casa”.
Dei uma olhadinha na sua aula, Rafaela. Que corajosa você! Acho que eu não teria coragem de dissecar um sapo... Com certeza as crianças gostaram.
ResponderExcluir