20 de set de 2011

Jogos cooperativos I


Retirado do livro Trabalhando com jogos cooperativosde Marcos Miranda Correia, da Editora Papirus

INQUILINO, PAREDE, CASA E FURACÃO

- MATERIAL: não é necessário nenhum material.

- ORGANIZAÇÃO: formar vários trios. Cada um comporá uma “casa” do seguinte modo: dois alunos frente a frente, segurado as mãos um do outro, denominados “parede direita” e “parede esquerda”; um terceiro aluno entra no meio dos dois (cercado pelos braços unidos) e é denominado “inquilino”. Deixar um aluno “sem casa”.

-DESENVOLVIMENTO:  o “sem casa” deverá arrumar uma “casa” para si. Se disser “parede direita”, “parede esquerda” ou “inquilino”, todas as crianças qe forem um desses elementos deverão trocar rapidamente de casa, dando oportunidade ao “sem casa” de conseguir uma. Se disser “casa”, todas as “paredes” deverão trocar de lugar juntas, sem soltar as mãos. Se gritasr “furacão”, todos deverão mudar de parceiros e formar novas casas, com novos inquilinos. O jogo recomeça com os alunos que ficaram “sem casa”.

2 comentários:

  1. oi!!!!
    Passei pra visirtar seu cantinho e convidar pra vim ao meu e ver minha aula de ciências dissecando um sapo !!!
    tia-rafaela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Dei uma olhadinha na sua aula, Rafaela. Que corajosa você! Acho que eu não teria coragem de dissecar um sapo... Com certeza as crianças gostaram.

    ResponderExcluir