29 de abr. de 2011

Estampando tecido (desenho feito com giz de cera em lixa de parede)

Você já deve ter visto esta sugestão....
Mas eu gostei deste vídeo...

25 de abr. de 2011

A CHÁCARA DO CHICO BOLACHA -

NA CHÁCARA DO CHICO BOLACHA,
QUE SE PROCURA
NUNCA SE ACHA.
QUANDO CHOVE MUITO
CHICO BRINCA DE BARCO,
PORQUE A CHÁCARA VIRA CHARCO.
QUANDO CHOVE NADA,
CHICO TRABALHA COM A ENXADA
E LOGO SE MACHUCA
E FICA DE MÃO INCHADA.
POR ISSO, COM CHICO BOLACHA
QUE SE PROCURA NUNCA SE ACHA.
DIZEM QUE A CHÁCARA DO CHICO
SÓ TEM CHUCHU
E UM CACHORRO COXO
QUE SE CHAMA CAXAMBU.
OUTRAS COISAS, NINGUÉM PROCURE,
PORQUE NÃO SE ACHA.
COITADO DO CHICO BOLACHA.


Atividades sugestivas:
· Parafrasear a poesia A chácara do Chico Bolacha, transformando-a em idéias positivas.
· Retirar da poesia os substantivos próprios e comuns, bem como os adjetivos.
· Retirar do texto palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas, destacando a sílaba tônica.
· Retirar do texto palavras que podem ser flexionadas para o plural e outras que não podem.
· Pesquisa no dicionário: coxo, cocho, charco, chácara,
· Coleção de palavras com X ou CH - no caderno, a partir da poesia.
· Zona rural - desenhar a chácara retratada na poesia.
· O que o Chico Bolacha poderia produzir em sua chácara para vender na cidade?
· Zona urbana - Como seria a casa de Chico Bolacha caso ele morasse na área urbana?
· Que motivos levariam Chico Bolacha a mudar da área rural para a urbana?
· Que plantas vivem bem num charco? E num solo arenoso?
· Como tornar um solo fértil, usando produtos naturais?
· Pesquise no dicionário o significado das seguintes maneiras de cuidar do solo: adubação, arejamento, irrigação, drenagem.
· No seu município, quais são os bairros que se localizam na área urbana? E na área rural?

23 de abr. de 2011

Atividades para o Dia das Mães

   VEJA MAIS SUGESTÕES NO ÁLBUM PICASA


20 de abr. de 2011

7 de abr. de 2011

Carta Enigmática- para imprimir ou jogar online

No SITE CONTINUUM CRIANÇA  você encontra  cartas enigmáticas,  bastante atrativas, prontas para imprimir  ou para decifrar online.
 Quando abrir a página do site:
  •  aponte para a criança jogando bola e aparecerá o título "jogos e atividades",
  •  clique sobre o título e abrirá outra página 
  • nesta outra página, você verá várias sugestões, escolha a de cartas enigmáticas
  • poderá também propor outros jogos online para a criançada

4 de abr. de 2011

Atividades Lúdicas (Vivências) para o Ensino Fundamental II

 Esta postagem é especialmente  dedicada à  Professora Marioneida, que trabalha com alunos maiores.

BASEADO NAS SUGESTÕES DE 
 DANIELLE ANDRADE DE CASTRO
 ( Monografia de Pós-Graduação, Universidade Veiga de Almeida, Curso de Especialização de Língua Portuguesa-Rio de Janeiro 2005)

1- Debate e Produção de Texto- O professor  escolhe um texto com assunto familiar ao universo do adolescente :  
  •  Fazer a leitura do texto em voz alta .
  •   Criar um debate sobre o texto.  
  •   Fazer, em grupos, com que os alunos pensem em uma frase que consiga resumir, sintetizar, o que está escrito no texto, ou que remeta a idéia principal.    
  • Solicitar aos alunos que escrevam através de um acróstico, um poema, utilizando a frase criada. O professor orienta o trabalho no momento em que estiver sendo confeccionado, exemplificando e dando sugestões. 
  •  Por fim, todos poderão ler seus poemas, dando a oportunidade ao professor de avaliar, dentre outras habilidades, criatividade, descontração, possíveis dificuldades em resumir, sintetizar e desenvolver idéias. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e leitura.
2 -  Novela  ou Seriado (dirigido aos jovens) -Escolha a sinopse de um episódio:
  • · Debater sobre o que representa a televisão atualmente como veículo de informação, tal como as características das telenovelas, a diversidades de linguagens; o público alvo a ser atingido..
  •  Dividir a turma em grupos para debaterem o tema (se assistem, se gostam ou não...)
  • · Escrever em conjunto um diálogo, tendo por base o episódio exposto

 3-Esporte- Escolha  um texto referente à  alguma modalidade esportiva, com assunto familiar ao universo dos alunos: 
  • Solicitar aos alunos que façam a leitura em voz alta.
  • Debater o texto com questões do tipo: Ter liberdade é fazer tudo o que se quer?  Qual a importância das regras na sociedade? dentre outras.
  •  Solicitar a um aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: "O que o texto me diz:.."
  • Depois pedir a um segundo aluno que complete, livremente, com suas idéias, a frase: "O que eu digo ao texto:.."
  • E a um terceiro aluno que, dirigindo-se aos colegas anteriores, complete, livremente, com suas idéias, a frase: " O que eu digo aos meus colegas:.".
  •  A Dinâmica poderá ter continuidade com novos alunos completando as frases.
  • Depois professor e alunos podem comentar experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.

4- Letra de Música-Partindo da letra da música escolhida, com espaços em branco, para que os alunos completem: 
  •   Perguntar à turma quem sabe e pode cantar.
  •  Pedir que preencham adequadamente os espaços em branco. 
  •  Fazer a correção (fica a critério do professor se ele próprio o fará no quadro ou solicitará a alunos que o façam). 
  •  Promover discursos que envolvam os seguintes temas: Para que serve a ortografia, a importância do escrever bem para o padrão culto da Língua, a adequação da escrita, e principais dúvidas de ortografia tais como X ou CH?, S ou Z?, Dentre outras.
  • Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, leitura e produção de texto.

5- Quebra-Cabeça de Palavras- A partir de um quebra-cabeça criado pelo próprio professor, as palavras deverão ser aquelas em que os erros de ortografia são incidentes e que mais dúvidas geram:
  • · Dividir a turma em grupos.· Entregar aos grupos uma série de palavras recortadas ao meio, com traçados de recortes diferentes, de modo a formarem um Quebra-Cabeça. Todos os grupos recebem cópias das mesmas palavras.
  •  Vence a primeira etapa o grupo que primeiro montar o quebra-cabeça corretamente. 
  •  Leitura das palavras em voz alta. 
  • Solicitar que os alunos procurem no dicionário o significado das palavras montadas. 
  •  Vence a segunda e última etapa quem conseguir primeiro realizar a tarefa corretamente. 
  • Explanações sobre a importância da Ortografia na escrita. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática.

6- Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico-  apresentação de uma palavra atípica, porém existente dentro da língua portuguesa, e um texto explicativo a título de curiosidade  ( Neste caso,  o texto é "Você lê um palavrão de 46 letras?" Esta palavra foi  registrada no novo Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tendo por definição “estado de quem é acometido de uma doença rara provocada pela aspiração de cinzas vulcânicas”)"     
  •  Fazer em voz alta a leitura do texto. 
  • Perguntar se há alguém na turma que consegue ler rapidamente a palavra sem errar. 
  •  Fazer a decodificação da palavra através de seus morfemas e fonemas (pneumonia, ultramar, microscópio, vulcão, cone, ouvido, sulfúrico). Explicando o significado de cada uma delas.  
  • Solicitar aos alunos que se dividam em grupos.   Propor aos alunos que, dentro de um tempo estipulado pelo professor, pensem no seguinte tema: Quantas palavras poderão ser formadas a partir das letras que compõem o" palavrão".   
  •  Pedir que pensem rapidamente, pois ganhará o grupo que conseguir formar o número maior de palavras. 
  •  Ao final, todos deverão ler suas listagens. 
  •  O professor, a partir do jogo, pode iniciar debates sobre: A importância das palavras, estrangeirismos, empréstimos, dentre outros. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia e produção de texto.

7- Gírias e Expressões Familiares- apresentação de um diálogo  com gírias e expressões familiares ao universo do jovem:. 
  •  Solicitar que dois alunos leiam o diálogo emotizando, vivenciando os personagens. 
  •  Pedir que toda a turma identifique sete erros gramaticais. 
  • Fazer a correção e a releitura. 
  •  Suscitar debates sobre gírias, expressões populares, além de esclarecer os erros que foram postos em questão. 
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia, produção de texto e leitura.

8-Gírias e Expressões Atuais e Antigas- escolha de dois textos (um atual e outro de muitos anos atrás),  ambos de assunto familiar ao universo do adolescente. 
  •  Solicitar aos alunos a leitura dos dois textos (primeiro em silêncio e depois em voz alta). 
  • Se o professor achar oportuno, pode pedir aos alunos que emotizem, ou seja, teatralizem o texto dois. 
  • Pedir aos alunos que se dividam em grupo. 
  •  Propor a seguinte atividade: cada grupo terá que montar um pequeno dicionário com as principais gírias da roda de amizades dos próprios alunos, ou de outras. 
  •  O grupo que tiver com maior número de palavras e significados agrupados “vence”. 
  •  No final, todos farão a leitura para os demais grupos. 
  •  O principal tema que pode ser desenvolvido depois dessa atividade lúdica é o da Adequação e Inadequação de palavras.
  • Observação: Mesmo que o aluno invente, na hora de listar, algumas gírias, a criatividade ao estabelecer sentido a estas palavras é algo que pode ser levado, como um fator positivo em consideração.
  •  Quando couber o professor pode aproveitar, também, para atividades de ortografia, produção de texto e leitura.
9-Desenho Animado-escolha de um texto que resume um episódio do desenho animado com assunto familiar ao universo do adolescente:

  • Solicitar a um aluno que diga um argumento a favor do texto;
  • Solicitar a um segundo aluno que diga um argumento contra o texto;
  • Solicitar a um terceiro aluno que diga com qual dos dois colegas concorda e por quê? 
  • Dinâmica poderá ter continuidade com a solicitação de novos argumentos.
  • O Professor poderá comentar os argumentos apresentados, e, ao final, todos participam trocando experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais
  • .Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e produção de texto.

10-Poema sobre Desigualdade Social- escolha um poema sobre este assunto ou outro , compreensível à realidade do indivíduo nesta etapa do conhecimento em estudo:
  • Solicitar a um aluno que destaque, no texto, uma passagem que julgou importante e fale a turma;
  • Solicitar a um segundo aluno que explique por que, na sua opinião, o acontecimento destacado pelo colega é importante;
  • O professor solicita ao primeiro aluno que diga se a explicação do colega correspondeu, ou não, à importância que ele atribuiu à informação, e por quê?
  • Levar os alunos a refletirem sobre os seguintes temas: Desigualdade e Injustiça Social, Exclusão, Autoritarismos, Poder Político, dentre outros.
  •  A dinâmica poderá ter continuidade, com o destaque de uma nova informação. Professores e alunos poderão comentar experiências, observando contribuições à aprendizagem e manifestando percepções pessoais.
  •  Quando couber, o professor pode aproveitar, também, para atividades de gramática, ortografia e produção de texto

 Se quiser usar os textos propostos pela autora,
acesse a monografia completa em:

2 de abr. de 2011

PÁSCOA- ATIVIDADES PARA CRIANÇAS DE 4 a 5 ANOS



Atendendo ao pedido da Heloana, fiz esta postagem, espero que seja útil. Há mais idéias no Site Sementinha kids.
As atividades podem ser distribuídas em três dias.




1-DIÁLOGO COM AS CRIANÇAS
  •  Preparar um  fantoche para cada criança, de um lado ele tem a carinha alegre e do outro a carinha triste.
  • "Eu vou falar algumas frases, e se a frase nos faz sentir alegria, vocês devem levantar o rostinho alegre. Se a frase lembra algo triste, vocês devem levantar o rostinho triste.Hoje é o meu aniversário e os meus pais farão uma festinha pra mim." E outras frases...
  • Depois as crianças  mesmas podem sugerir situações que causam alegria ou tristeza, sempre mostrando o rostinho certo. 
  • "Agora vamos pensar nos amigos de Jesus. Quando eles estavam com Jesus escutando os seus maravilhosos ensinamentos e vendo os poderosos milagres que Ele fazia, como será que estavam seus rostos?'"
  • "Mas algo terrível aconteceu, e tudo mudou. Vejamos o que aconteceu para que os discípulos trocassem seus rostos alegres por rostos tristes"
  • Professor recolha todos os rostinhos das mãos das crianças. 



     CARINHAS- folha para ampliar e reproduzir

    2- HORA DA HISTÓRIA BÍBLICA
    (Se desejar pode fazer um teatrinho com os alunos e não utilizar as figuras)


    Os amigos de Jesus nunca tinham se sentido tão tristes!
     Jesus já não estava mais com eles.
     Eles choravam ao lembrar como homens importantes e muito maus tinham matado Jesus.
     Os discípulos choravam porque tinham visto Jesus morrer pendurado numa cruz. 
    E também tinham visto como O colocaram num túmulo.
    O túmulo era como uma caverna numa pequena montanha. 
    (mostrar a figura )

    E para fechar a entrada tinham colocado uma pedra enorme. 
    (colocar a FIGURA  na frente do túmulo pregando-a com fita)
     

    - Sentiremos muita saudades dEle! -Diziam os seus amigos- Não poderemos mais conversar com Ele nem poderemos ouvir seu preciosos ensinamentos.
    No dia domingo bem cedo de manhã, três mulheres, que também eram seguidoras de Jesus, decidiram ir ao túmulo onde tinham colocado o corpo de Jesus.
     Queriam levar uns perfumes especiais para colocar no corpo dEle e assim mostrar o grande amor que tinham pelo Senhor. (Pregar a FIGURA  a esquerda do túmulo).
    -Tenho chorado tanto! –desse uma delas.-  Nunca antes tive um amigo como Jesus!
    -Nunca poderei esquecer a maneira cruel que Jesus morreu na cruz! Ele sofreu tanto!
    - É verdade! Mas agora me pergunto, como poderemos mover essa pedra tão grande que esta na entrada do túmulo! A gente não conseguirá move-la nem um centímetro!
    As outras duas mulheres concordaram, de fato a pedra era muito pesada.
     Quando elas chegaram ao túmulo, tiveram uma grande surpresa. 
    A pedra tinha sido removida!
    (Mover a pedra para a direita, deixando a entrada livre)
    Tremendo de medo porque não imaginavam o que tinha acontecido se aproximaram do túmulo e olharam dentro. (aproxime a figura das mulheres ao túmulo)
    Não viram o corpo de Jesus, viram dois anjos que Deus tinha enviado do céu. Pareciam dois homens de roupas brilhantes como a luz. luz. 
    As mulheres ficaram amedrontadas e caíram de joelhos.
    Não tenham medo -disse um dos anjos.- Porque estão buscando Jesus aqui? Vocês não lembram do que Ele disse? Ele prometeu que não ficaria morto, mas que voltaria a viver! Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito!
    Então as mulheres lembraram as palavras de Jesus tinha dito. Elas se olharam surpresas dizendo: Será verdade? Seria possível que Jesus já não estivesse morto e sepultado no túmulo? Será verdade que poderemos vê-lo de novo e que podermos falar com Ele?
    Elas estavam muito felizes! Elas começaram a correr para onde estavam os aflitos amigos de Jesus.
                      (Trocar as FIGURAS )
    As mulheres entraram onde estavam os discípulos gritando de alegria!
     Falavam todas ao mesmo tempo com grandes gritos e fazendo gestos!
    - Jesus não esta mais no túmulo!
    -É verdade! É verdade!Os anjos nos disseram que Ele não está mais no túmulo!
    - Ele vive! Jesus ressuscitou assim como tinha nos dito!
    - Como é que é? De que vocês estão falando? –disseram os discípulos.
    -Sim! Estamos falando a verdade! –disse uma das mulheres.
    -Dois anjos estavam parados na entrada do túmulo e nos deram as boas notícias! Jesus vive!
    -Se quiserem podem conferir vocês mesmos que estamos dizendo a verdade! 
    Ele voltou a viver como tinha prometido!
    Os rostos tristes e desanimados de todos se transformaram em alegria e esperança.
     Como poderiam permanecer tristes depois de saber que poderiam ver Jesus novamente e que Ele tinha 
    ressuscitado? Jesus agora poderia passar tempo com Eles, o Grande Amigo estava vivo! Todos começaram a pular de alegria e a gritar: Jesus esta vivo; Ele ressuscitou, como tinha dito!!!
    Hoje todos nós podemos ter rostos alegres porque celebramos um dia especial. Neste tempo lembramos que Jesus, nosso amigo, não permaneceu morto, Ele voltou a viver! ALELUIA!!!!


    3. CONFECÇÃO DO CARTÃO

    • As crianças  pintam o desenho.
    • Recortar as 3 partes 
    • Colar a  pedra ao túmulo só na  cruz indicada. Para que possa abrir e fechar.
    • Prender  a figura das mulheres com fita adesiva. De tal maneira que possa dobrar para atrás do túmulo e depois colocar pra frente.

         

      1 de abr. de 2011

      Jogo "Diga Logo!" - Português- formação de palavras

      Sugestão do manual para o professor do livro didático:
       CONSTRUINDO  A ESCRITA- AUTORA CARMEM S CARVALHO 

      É uma atividade dinâmica e agradável 
      que os alunos gostam bastante!

      Objetivo- Saber que determinadas palavras encontradas no texto, não estão daquela mesma forma no dicionário. (Através deste jogo são trabalhados: gênero, número  e grau das palavras e também formas nominais de maneira assistemática)

      Faixa etária- Pode ser aplicado desde as séries iniciais

      Preparo-
      • O professor faz uma lista de palavras. Por exemplo, se for trabalhar verbos, faz uma lista de verbos conjugados nos mais variados tempos e pessoas.
      • Organiza a classe em equipes, entrega vários cartões em branco e explica como será o jogo 
      Forma de Jogar-
      • O professor fala uma palavra da lista.
      • Determina um tempo para a resposta
      • Cada equipe conversa entre si e um aluno escreve no cartão a resposta (como é o verbo na forma nominal)
      • Ao sinal do professor, ou a primeira equipe a responder, levanta o cartão com a resposta.
      • Exemplo: o professor fala: 'vivemos', a resposta é 'vive'  
      • Cada equipe que acertar a resposta ou a primeira a acertar ganha um ponto.
      • Prosseguir o jogo até que o professor termine de ler as palavras listadas.
       Após o jogo- 
      •  Desfaça o agrupamento em equipes
      •  Escreva a lista de verbos usados e proponha que observem o que têm em comum : Por que será que os verbos estão listados desta forma?
      • Demonstre como se conjugam alguns verbos com a mesma terminação.(Os verbos estão listados em conjugações para facilitar ao falante).
      Trabalhar com as palavras, exemplos:
      • Desafiar: quem consegue se lembrar de todas as palavras ditadas?
      • Fazer um ditado (mostrar figura que lembre a palavra ou oralmente, para que escrevam)
      • Pedir que escolham algumas delas e criem frases
      • Façam recorte e colagem
      • Pesquisem outras com a mesma terminação
      • Procurem no diciónário e registrem no caderno

      Observação:
      • O exemplo dado foi com verbos, mas O JOGO PODE SER UTILIZADO COM QUAL CLASSE GRAMATICAL.
      •  Quando se trabalha com jogos, os alunos precisam ser previamente preparados: exigir ordem, não prosseguir se não houver cooperação.
      • Podemos dividir as atividades relacionadas em várias aulas, não precisa ser feito tudo no mesmo dia.
      Jogos podem ser mais trabalhosos, porém
       os resultados para a aprendizagem são muito melhores.