12 de nov. de 2010

MASSACRE NATALINO?!

O comércio já está enfeitado: cores, luzes e brilho nos enlevam e convidam ao consumo, na verdade, nos massacram.

Por que na época do Natal as pessoas apenas se preocupam em consumir?
  • Distorção do sentido desta data cristã (O Natal é como um presente de Deus para a humanidade e também se trabalhou muito o significado do presente que os três reis magos levaram ao menino Jesus)
  • Necessidade do mercado de encontrar datas onde o estoque de produtos possa ser escoado.
  • Se o consumo não for gerado, a produção tende a cair enquanto o desemprego corre o risco de aumentar.
  • Conflito pessoal: como vou ser bom pai se não der presentes no natal?
  • Propagandas com apelo ao consumo atinge a todos, sejam pobres ou ricos.
  • O Natal acaba significando a época de ter algumas coisas, de comprar.
  • As pessoas apenas se preocupam com o que vão vestir, o que vão comer...
Como é possível mudar esse quadro?

  • Incentivar uma atitude mais crítica de consumo, mais responsável, mais solidária
  • Batalhar para que as pessoas tenham seus direitos respeitados, condições de vida dignas e políticas públicas ( um trabalho difícil).
  • Para qualquer momento, as pessoas só devem consumir aquilo que é necessário.
  • Não consumir produtos que explorem, em sua cadeia de produção, o trabalho infantil. (verificar se o produto tem o selo da Abrinq “Empresa Amiga da Criança”).
  • Optar pelos produtos ecológicos que visam a preservação do meio-ambiente.
  • Comprar compulsivamente pode ser uma maneira de encobertar problemas emocionais
  • Contrabalançar consumo com cidadania.
  • Os pais não podem dar tudo o que seus filhos quiserem, mas tudo a que eles têm direito, isto é, serem amados e respeitados em suas necessidades.

"Os filhos não podem ser um saco de consumo,

onde você vai jogando tudo lá dentro.

É claro que não há como educar

sem confronto, sem crise.

Ainda mais porque a mentalidade consumista

vem junto com a nossa certidão de nascimento."

Baseada na entrevista concedida pelo padre Julio Lancellotti à Revista Consumidor S.A.

http://www.idec.org.br/consumidorsa/0112.htm

3 comentários:

  1. Oi amada...
    Gostei do texto, também sou professora da rede estadual SP. Já estou te seguindo, quero passar sempre por aqui para ver as novidades...
    Beijinhos

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  2. Obrigada, colega!
    Beijinhos

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  3. É isso... as pessoas se envolvem facilmente com o que é êfemero e fluído, numa sociedade de consumo.O importante é na teimosia de nossa consciência irmos cultivando um olhar crítico à realidade posta.
    Um grande beijo e parabéns pela postagem!
    Luciana.

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