Os alunos observavam diariamente a "prô", tomando aos goles, aquele melzinho gostoso, bonito, convidativo... Até que num dia, sem poder mais se conter, uma aluninha disse:
"É bom?, prô, eu queria também."
A profa prometeu que levaria, no dia seguinte, um xarope igualzinho o que ela estava tomando, preparado especialmente para a classe. Todos aguardaram ansiosamente a próxima aula, e finalmente chegou o momento de provar aquele melzinho sedutor!
"Alunos, este xarope foi feito em casa, com ingredientes que usamos para alimentar-nos: limão, alho, cebola e açúcar (quem tiver mel é mellhor). Depois vamos escrever a receita juntos.
Prestem atenção: é um xarope caseiro, por isto posso oferecer para quem quiser experimentar."
Todas as crianças empunharam sua colher e puderam matar a curiosidade gustativa. As reações dos alunos foram as mais diversas a começar pelas caras e bocas até nas exclamações :
"Ruim! Argh! Aff! Hum, passa! Não é tão bom! Não é tão ruim! Minha mãe sabe fazer um xarope mais gostoso!
Em seguida houve um diálogo descontraído, entre a professora e os alunos:
"Será que, aquele líquido no copo do titio, que ele bebe até ficar alegre, é mesmo o que parecece ser? "
A experiente educadora, percebeu o momento e não deixou a oportunidade passar, sem dela tirar proveito. O que podemos concluir?
- Comporte-se, educador, você está sendo observado
- Sua atitude provoca reações inesperadas
- Muitos vão imitar você
- As lições extraídas do interesse do aluno, são as melhores
- Deixe o aluno vivenciar as situações em sala de aula
- Ensine a pensar, refletir e fazer escolhas
Em meu trabalho de consultoria pedagógica, presenciei esta e muitas outras situações interessantes...qualquer dia relato mais alguma.
"Eu, que já sou bem grandinha, dispensei a oportunidade de provar do tal xarope!"
Adorei a história..bem propício...
ResponderExcluir