6 de abr de 2009

O papel do professor hoje

FONTE : SINPRO-SP - notícia de 03/04/2009

Para a professora Maria Sofia Aragão é a combinação e interligação:
da transmissão de conteúdos, do gerenciamento dos conflitos em sala de aula e da inserção dos alunos na coletividade.

O filósofo e professor Luís Felipe Pondé afirma que tem a ver com dar ao aluno o aparelho crítico para entender o mundo, uma tarefa de grande responsabilidade que, provavelmente, explica as angústias e frustrações que acompanham a profissão na atualidade.
Para que o professor se liberte em sala de aula precisa estudar, aprofundar-se, manter-se atualizado.


A professora Silvia Barbara diz que a preocupação em como o professor deve ensinar tem sido maior do que o cuidado com o conteúdo. "Receitas prontas" não ajudam a médio e longo prazo e é necessário que os professores saibam muito bem o que vão ensinar na sua área de conhecimento específico.


Silvia Abreu, professora com mais de 20 anos de experiência no magistério, diz que “É preciso resgatar o brio dos professores".
É importante o estudo contínuo e da formação continuada, mas dirigidos por pessoas com a experiência da sala de aula. O professor é aquele que tem a bagagem da sala de aula e precisa ser ouvido, ser incluído nos debates e discussões sobre educação.


Após ouvir várias opiniões, chega-se ao consenso de que o papel do professor continua sendo o de ensinar (mas ensinar agora assumiu atribuições mais amplas)
e de que o professor é figura essencial em uma sociedade cada vez mais complexa como a nossa.
E na sua opinião, qual é o papel do professor em nossos dias?

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com todos os comentários.

    ResponderExcluir
  2. "Concordo com todas as afirmações anteriores e acrescento:
    A tarefa mais importante e difícil do professor é ensinar a sociedade a valorizar nosso trabalho, dando- nos condições adequadas de trabalho e remuneração digna."

    ResponderExcluir