Organizado por: Ayni Shih
Objetivos:
- Reconhecer e nomear figuras geométricas,
- Perceber suas respectivas propriedades
- Desenvolver habilidades espaciais : coordenação motora-visual, memória visual, discriminação visual, percepção espacial, composição e decomposição de figuras e constância de forma.
- Possibilitar relações sociais, interação do grupo, auto-estima e iniciativa para enfrentar desafios.
Seqüência didática
1ª etapa- com crianças de 2 e 3 anos-
Conhecer o papel branco (sulfite, ofício, etc.), manipulá-lo e perceber todas as suas possibilidades
- Utilizar músicas ou histórias para incentivar
- Solicitar que amassem, alisem, rasguem e torçam o papel
- Deixar que façam uma bola para chutá-la, arremessá-la, etc.
2ª etapa - para crianças de 3 e 4 anos
Conhecida como: “Seqüência do banho” - brincar e interagir com as crianças para que transformem o papel nas mais variadas situações, podendo manipular, amassar, dobrar, alisar, etc.
Desenvolve :
- a noção do esquema corporal
- a discriminação visual e auditiva
- favorece a comunicação verbal entre os envolvidos
“Faz de conta que hoje está muito calor. O que podemos fazer para nos refrescar? Quem vocês conhecem que não gosta de tomar banho? Podemos cantar uma música para ele? Vocês gostam de tomar banho? Que tal tomarmos um agora?”.
Dizer às crianças que será utilizada uma folha de papel branco de cada vez e que todas precisam ficar em pé:
- “Vamos abrir a torneira. O que pode ser a torneira? Vamos fazer uma torneira com o papel?.
- Agora o chuveiro está funcionando, o que pode ser o chuveiro? Que barulho a água faz quando está caindo do chuveiro? Agite a folha de papel acima da cabeça, imitando sons de água caindo.” Pode-se também agitar as folhas com as duas mãos ao mesmo tempo.
- “Agora sim! Podemos passar o sabonete e a bucha. O que temos que fazer para que o chuveiro vire isso?”
3ª etapa- para crianças a partir de 3 e 4 anos
Nomear e reconhecer as formas geométricas
- Distribuir um papel dobradura para cada criança enquanto você conta uma história.
- Pedir que retratem com o papel o que imaginaram ou sentiram através da história contada.
- Socializar montando um painel com as produções das crianças, pedindo que contem suas sensações.
- Fazer alguns questionamentos:
* Que forma tinha o papel antes de vocês começarem a dobra?
* Que novas formas apareceram com as dobras?
* Quem pode mostrar uma dobra na qual aparece um triângulo?
* Que novas formas apareceram com as dobras?
* Quem pode mostrar uma dobra na qual aparece um triângulo?
4ª etapa -para crianças de 4 anos
Obter novas formas geométricas a partir de um quadrado.
É importante que o professor conheça todas as possibilidades de dobras, para intervir auxiliando aluno a superar novos desafios e avançar em seu conhecimento.
Papel dobradura na forma de um quadrado de diferentes cores
Perguntar às crianças:
- Como podemos transformar o quadrado em duas formas iguais?
- Que outras formas podemos obter?
- Quem conseguiria transformar o quadrado em 2 triângulos?
- E em 4 triângulos?
- Após a exploração, monte um cartaz com as descobertas feitas.
5ª etapa -para crianças a partir de 4 anos que já realizaram atividades semelhantes às descritas anteriormente.
Fazer uma dobradura simples com poucas dobras, por exemplo a “Tulipa”.
- Sentar-se com seus alunos e vá fazendo passo a passo a dobradura com eles.
- Procurar utilizar um vocabulário matemático correto: unir vértice com vértice, dobrar um lado, depois o outro.
- Concluir a atividade com uma colagem.
- Pedir que os alunos completem a colagem com outros desenhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário