2 de jan. de 2009

Jogo: Fique esperto!

Este é um jogo dinâmico e os alunos gostam bastante.

Objetivo:


Identificar os sons da letra x nas palavras pesquisadas.
Preparação:


-Solicitar aos alunos que pesquisem palavras com a letra x em vários portadores do texto ( não podem ser substantivos próprios, nem palavras estrangeiras)
- Com a participação da classe, copiar no quadro estas palavras separando-as em grupos conforme o som que a letra x representa
-Escolher 20 destas palavras e escrever cada uma em um retângulo de papel resistente formando as cartas
Execução:


-Distribuir 20 cartas entre 4 jogadores
-Determinar quem dá a partida no jogo, todos observam o som do x desta primeira carta
- Em seguida cada um dos jogadores vai pondo uma carta na mesa
- Quando uma delas tiver o x com o mesmo som da carta que deu a partida, imediadamente todos deverão pôr a mão sobre ela
EXEMPLO:
1ª carta colocada na mesa: execução:

(todos observam que a letra x representa o som de Z, mas não devem falar)
2ª carta : xícara:

(a letra x representa o som de ch)
3ª carta: exército:

(quem perceber que a letra x representa o som de Z, assim como na primeira carta, põe rapidamente a mão sobre as cartas da mesa)
-O último a colocar a mão levará todas as cartas da mesa
CONTINUAÇÃO:
-O próximo jogador inicia a nova rodada colocando uma carta sobre a mesa, agora o som da letra x desta palavra é que deve ser observado
-Ganhará o jogo quem acabar com todas as suas cartas ou quem tiver menos cartas ao fim do tempo estipulado.

Fixação:


- Solicitar aos alunos que escrevam as palavras no caderno, agrupadas de acordo com o som do x e estudá-las para um ditado num determinado dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário