Luisinha, aluna do 5º ano, toda satisfeita perguntou e nem esperou minha resposta:
-Sabe qual é o nome verdadeiro do Brasil? República Federativa do Brasil!!!
Retruquei:
-E você sabe o que é República?
-Sei não!
O projeto da pedagoga Naurelita Maia de Melo, nos ajuda a trabalhar este assunto, respeitando o nível de compreensão dos nossos alunos, ela sugere:
"Em sala de aula, não deixem para falar do 15 de novembro nas vésperas, mas comecem agora, traçando um plano de estudo e de ação em conjunto com os alunos. Assim sendo, sugiro que na elaboração do projeto sejam considerados os seguintes momentos:
1º momento: Diálogo com a turma sobre a data
- Os alunos colocam em uma caixinha o que gostariam de saber o tema.
- O professor fazer uma lista das perguntas
- Divide as perguntas entre os alunos (em dupla, grupos ou individualmente)para que, em um prazo determinado, pesquisem e encontrem as respostas.
2º momento: Roda Dialógica
-As perguntas são feitas e os próprios colegas tentarão responder,consultando sua pesquisa. (Em todo o tempo o professor acompanha, incentiva e orienta)
- Montar um painel com o tema: Tudo o que você quer saber sobre a República.
3º momento: Os alunos avaliam o painel
-Dizem o que aprenderam e o que ainda querem saber.
-Depois o professor distribui uma apostila com exercício, sistematizando o assunto trabalhado.
Importante: Entre um momento e outro, diversas atividades podem ser inseridas, como: estudo de casos, leitura coletiva e individual de artigos de revistas, jornais, leitura do manifesto republicano , pesquisa na internet, painel com fotos, pesquisa e reflexão sobre o hino da República, etc.
4º momento: Análise da República Brasileira hoje:
-Levantamento de problemas, vantagens e desvantagens, e sugestão de soluções.
Para esta atividade, é importante que se faça todos os passos anteriores, assim os alunos terão subsídios para avaliar os fatos de maneira reflexiva e dialética e emitir sugestões com mais segurança.
5º momento: Apresentação do Projeto:
com música, ludicidade, teatralidade, decoração de ambiente, exposição de fotos e vídeos. Assim, os alunos irão aprendendo de maneira participativa e prazerosa, se sentido co-criadores da organização sociopolítica do país.
Fonte:
http://educadoresdesucesso.blogspot.com/2008/10/projeto-proclamao-da-repblica.html
Ejercicios técnicos
Há uma hora
Gostei bastante deste post....
ResponderExcluirfaça-nos uma visitinha e deixe dicas de como melhorar nosso blog que esta começando agora, e siga-nos...
bom dia!!