6 de out de 2008

Troca de letras

Troca do som sonoro pelo som surdo:
> G por C
> F por V
> D por T

Procure não evidenciar demais essas trocas e, em lugar disso,estimule-os a ler e a escrever intensamente.
Na maioria destas situações , não ocorre uma inversão (o que se escreve com "g" é sistematicamente escrito com "c" e o que é com "c" é escrito com "g").A criança troca o som sonoro ("g", "f" ou "d") pelo surdo ("c", "v" e "t"), e não o inverso.
Essa fase, bastante comum, acaba sendo resolvida pelo próprio convívio dos alunos com a leitura e com a produção de textos.Em geral, se há uma rica convivência com textos, é possível esperar que a maioria das crianças possa resolver essas questões ao final da 2a série ou início da 3a.
Escrever não é transcrever a fala e de que, portanto, a escrita não corresponde à fala de nenhum segmento social (mesmo os mais prestigiados).A criança deve aprender, por exemplo, que pode falar "vamo brincá", mas precisa escrever "vamos brincar".

Trocas de outra ordem:
O aluno tem de aprender que, muitas vezes, para escrever é preciso observar a posição que a letra ocupa na palavra.

Ao trocar "c" por "q", o problema é de outra ordem.
A letra "c" diante de "e" ou de "i" não representa o som /k/; por isso o sistema gráfico dispõe de "qu" para esses casos.
--se é no início, não posso usar "ç", "rr", "ss" etc.;
--se depois da letra "c" vem um "e" ou "i", não posso utilizar "ç";
--se depois da letra "c" vem "e" ou "i", para representar o som /k/,devo usar "qu" etc.


Maria José Nóbrega, assessora em Língua Portuguesa em São Paulo, SP, e diretora da Associação Brasileira de Leitura (ABL)

www.ensino.net

3 comentários:

  1. Olá , parabéns pelo blog, sou Valeria Tiusso,Psicopedagoga e mantenedora do site www.psicopedagogavaleria.com.br, onde ministro oficinas de atualização profissional na área da psicopedagogia e comercializo materiais de apoio psicopedagógico e venho lhe propor uma parceria , você faz uma visitinha e se gostar do site disponibiliza em seu blog o logotipo do site que posso lhe enviar, coloca o link em cima e escreve embaixo as palavras Oficinas e Materiais, e em contra partida eu disponibilizo o seu link em meu site na página só de blogs das minhas parcerias, e você concorrerá a um sorteio, todo mês, de uma vaga totalmente grátis até o final do ano, para realizar uma oficina 0n-line com direito a certificado, e ainda terá descontos nas aquisições no site. Caso aceite a idéia, assim que disponibilizar o link me avise para colocar o e-mail no sorteio e disponibilizar seu logo em meu site. E mais te enviar uma senha da oficina de brinquedoteca, totalmente de cortesia.

    Abraços

    Valeria

    11-44853310
    11-96850955
    11-76209216

    ResponderExcluir
  2. ola eu troco letras, e tenho 16 anos pra mim é muito dificil poder construir um texto ou algo a sim normalmente eu troco o "t" pelo "d"

    ResponderExcluir
  3. Amigo, é bom procurar um especialista, fonoaudiólogo, para analisar o seu problema. Na escola é muito mais fácil lidar com o problema quando se faz a parceria especialista/ professor.
    Desejo sucesso pra você na busca da solução para o seu problema. Nosso blog será beneficiado com suas experiências. Compartilhe-as conosco.

    ResponderExcluir