16 de set. de 2008

Alfabeto de tampinhas




É bem prático ensinar a seqüência do alfabeto com este material.
Confeccionado com a capa dura de um caderno, revestida com papel sulfite, tampinhas de garrafa de suco com letras coladas, é de fácil manuseio e de aparência atraente.
Meus alunos gostam muito dessa maneira lúdica de aprender!

Há vários maneiras de utilizá-lo. Por exemplo, a criança coloca as letras no lugar correspondente, o que é um desafio pra crianças em estágio de alfabetização.

Para colocar palavras em ordem alfabética, colocar a letra inicial de cada palavra no quadro do alfabeto. Na hora de registrar as palavras no caderno, seguir a seqüência do quadro: A de abacate, C de caju, M de melancia, T de tamarindo.

4 comentários:

  1. Depois que vc completou a postagem deu p/ entender melhor como usar .
    Também visitei sua classe e vi como seus alunos aprendem com os diversos jogos!.
    Parabéns Ana!

    ResponderExcluir
  2. olá! Mas como é usado? por favor envi a resposta para o meu email que é: mariajulianne.23@gmail.com. Obigada! juliane

    ResponderExcluir
  3. Sou Analuci, do blog Vida de Profa, e vou responder sua pergunta: Como se usa o alfabeto de tampinhas?

    Dá pra usar de inúmeras formas:

    a) a criança, que ainda está aprendendo o alfabeto, terá prazer em colocar as tampinhas nos respectivos lugares. Parece uma atividade simples, mas é um desafio pra quem ainda não domina bem o alfabeto.

    b) também dá pra duas crianças montarem ao mesmo tempo (cada uma com seu alfabeto) pra ver quem termina primeiro.

    c) num jogo de forca, a cartela do alfabeto é muito útil. Cada letra mencionada é retirada da cartela, facilitando visualizar as letras que ainda poderão ser ditas no jogo.

    d) Para alunos que estão aprendendo a colocar palavras em ordem alfabética, este alfabeto ajuda muito! A criança coloca na cartela as letras iniciais das palavras da lista que precisa ordenar. Por exemplo: B de beterraba, Z de zebra, Q de quati, G de garrafa. Ela colocará na cartela as letras B, Z, Q e G, percebendo que a ordem ficou assim: B, G, Q e Z. Portanto a ordem alfabética é: beterraba, garrafa, quati e zebra.


    A partir destas ideias poderão surgir muitas outras!

    Sempre que precisar de ajuda, conte conosco!

    ResponderExcluir