14 de ago de 2008

PROJETO - FOLCLORE

OBJETIVO– Conhecer manifestações folclóricas, valorizando e respeitando a cultura popular.
ABRANGÊNCIA
1.Educação Artística – cantigas, expressão corporal, representação através de ilustrações
2.Português - Leitura silenciosa e oral de diferentes portadores de texto,
Interpretação oral e escrita de textos e apresentação oral.
3.História e Geografia- Origem das manifestações folclóricas.
4.Matemática - Vivência da Geometria através das dobraduras.
RECURSOS-
•Textos verbais e não verbais (escritos e imagens)
•Fita de vídeo
•Cd de cantigas folclóricas
•Aparelho de som com pilha (para usar na quadra)
•papel de dobradura
METODOLOGIA- DESENVOLVIMENTO-
1. Assistir vídeos
2. Ouvir CD de cantigas folclóricas infantis
3.Ler e ouvir para conhecer lendas, provérbios, parlendas e outras manifestações folclóricas.
4.Pesquisar variações de acordo com as regiões brasileiras, cada grupo pesquisa uma região.
5.Ilustrar individualmente algumas das manifestações folclóricas, conforme sua escolha.
6.Treinar e recitar uma parlenda. Observar que o interessante é falar rapidamente sem tropeços.
7.Dobraduras representativas de Lendas
•Reproduzir dobraduras, através da leitura de diagramas e observação de modelos, em grupo ou individualmente.(Matemática- explorar formas geométricas das dobraduras)
8.Brincadeiras -Pesquisar, em grupo, com pessoas ou em material escrito uma brincadeira para fazer com os colegas.
9.Brinquedos -Pesquisar e trazer para apresentar aos colegas um brinquedo folclórico.
10.Lanche coletivo folclórico- cada grupo traz um prato típico
CRONOGRAMA- distribuir as atividades durante o 3º bimestre, realizando atividades em classe e algumas para casa, conforme o desenvolvimento da turma de alunos.
AVALIAÇÃO- através de:
•Produção textual
•Interpretações das leituras
•Apresentação oral
•Realização das atividades, obedecendo as instruções
AUTO-AVALIAÇÃO
•Relatório escrito ou oral: O que aprendi? No grupo: falei, ouvi, agi? O que gostei? O que gostaria que fosse diferente?
BIBLIOGRAFIA
http://www.qdivertido.com.br/folclore.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário