8 de jul. de 2008

Dicas para Potencializar o Aprendizado

Ambiente — O ideal é que você tenha um lugar para estudar. Se possível longe de qualquer distração, para garantir a concentração. Descubra uma música que se adapte ao seu jeito. Em geral o clássico é o mais indicado. A luz é também importante. De preferência natural e sem sombras. Se der, evite as lâmpadas fluorescentes. Caso não tenha como criar essas condições em casa, procure uma biblioteca ou um parque.

Saúde — O estudo só é eficiente quando estamos bem, tanto física quanto mentalmente. Uma simples dor de cabeça prejudica a concentração. Problemas psicológicos (questões familiares, dificuldades econômicas, estresse) também influenciam muito.

Plano de estudo — Pegue uma grade horária e liste todas as atividades da semana, inclusive os momentos de lazer. O tempo que sobra deve ser dedicado aos estudos. Os especialistas recomendam: leia sempre revistas, jornais e livros (técnicos e de literatura).

Troca de idéias
— Estudar em grupo é bom porque permite trocar informações com os colegas sobre o que cada um entendeu de determinado assunto.

Anotações — Os registros feitos durante uma palestra ou em sala de aula são fundamentais para o estudo. O certo é tomar notas, ainda que de forma desorganizada, e depois transcrevê-las, revendo os conceitos para elaborar melhor as idéias.

ConclusãoApós o trabalho de fichamento, escolha um lugar para colocar os cartões de maneira organizada. É interessante deixar as fichas de conteúdo junto com os livros.

Essas etapas não precisam ser cumpridas nessa ordem.
O importante é que elas façam parte do seu planejamento, pois são essenciais para garantir um bom resultado na hora de estudar.
Só assim você vai criar o hábito. E ensinar os estudantes a fazer o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário