Ao propor uma atividade de dobradura em sua classe, ressalte os nomes e as características das figuras geométricas utilizadas; questione o que seus alunos conhecem das figuras e como imaginam que ficarão após uma dobra.
(A Arte Da Matemática - Ivonildes Milan, Isabel Cristina Guerra, Daniela Padovan)
Dobrando o papel, executamos verdadeiros atos geométricos, pois construímos: retas, ângulos, polígonos, poliedros, figuras bidimensionais e tridimensionais, sem o uso de compasso, tesoura e cola.
Além de toda a exploração geométrica, é possível ainda, desenvolver noções de proporcionalidade, frações, aritmética, entre outras, com a vantagem de envolver o lúdico, a manipulação e o prazer de aprender.
“A Matemática é uma ciência bela, que mostra a estética do raciocínio
e dos padrões numéricos e geométricos.”
(A geometria das dobraduras: trabalhando o lúdico e ressignificando saberes - Miriam Benedetti Narvaz, Aurea Isabel Machado, Janete Costa de Souza e Márcia E.R. de Lucena)
(A geometria das dobraduras: trabalhando o lúdico e ressignificando saberes - Miriam Benedetti Narvaz, Aurea Isabel Machado, Janete Costa de Souza e Márcia E.R. de Lucena)
analuci: gosto muito de ensinar dobraduras para os alunos, ainda mais sabendo que tem embasamwnto matemático. é uma maneira interessante de transmitir conteúdos, né?
ResponderExcluirÉ muito legal ver os alunos interessdos nas dobraduras.
ResponderExcluir